Benefícios Do Nado Submerso Para a Saúde

A Natação

Utilizando termos mais técnicos e teóricos para se classificar a natação, é possível entender essa atividade como a capacidade que os animais, inclusive o ser humano, tem de percorrer distâncias através de um líquido, ou seja, de realizar a locomoção por meio deles, que na grande maioria das vezes é a água. Em boa parte das vezes essa movimentação é feita sem o uso de itens a mais, como aparelhos ou qualquer equipamento.

Porém, quando se leva em consideração uma definição que não é tão técnica, a natação pode ser resumida a uma atividade que além de entreter e de ser recreativa, também é um exercício físico muito completo e que consegue ser útil para grande parte do corpo, e uma versatilidade é que esse exercício pode ser realizado nos mais diferentes locais, como clubes, praias, piscinas, entre outras.

O registo mais antigo que se possui a respeito da natação são as pinturas rupestres – que são as formas de representação artística da pré historia – que foram marcadas nas paredes das cavernas e que tem uma data estimada de mais de sete mil nos atrás. Já sobre os primeiros registros por escrito conhecidos, os principais são do ano dois mil antes de Cristo que foram achadas em obras literárias muito tradicionais, épicas e importantes, como por exemplo a Ilíada, a Odisseia, a Epopeia de Gilgamesh e até a Bíblia Crista.

Em todos os registros que foram apresentados acima, a natação não tinha fins competitivos, como tem hoje. Ela era retratada apenas como maneiras de lazer e / ou  de recreação. A ideia de natação competitiva teve inicio somente no ano de 1800, mais precisamente no continente europeu, sendo que o nado nessa época se resumia basicamente no nado de bruços. Porém, com o passar dos anos, no ano de 1873 passaram a ser difundidos ourtos estilos, sendo o principal desses o Nado Trudgen, que apresenta esse nome até os dias de hoje por causa do sobrenome de seu criador, Arthur Trudgen. Esse tipo de nado consistia praticamente em uma cópica do estilo crawl de nado, estilo esse que já existia e que era utilizado principalmente pelos ameríndios, os índios das Américas.

Poucos anos após o nado trudgen ser criado foi que a natação passou a ser de fato um esporte pertencente a lista dos Jogos Olímpicos, sendo assim colocado nessa lista em Atenas, no ano de 1896. A partir daí evoluções passaram a acontecer e no ano de 1908 aconteceu a fundação da FINA, a Federação Internacional de Natação, que a partir daí passou a regulamentar de modo mais justo e correto o esporte como um todo. Após isso, no ano de 1930 uma outra modalidade de natação foi criada, a conhecida até hoje como “estilo mariposa”. Esse estilo de nado inicialmente era considerado somente como uma variação do nado de bruços, mas em 1952 tornou-se um estilo alternativo e separado.

Conforme foi apresentado, existem várias modalidades de nado, e abaixo serão apresentadas as principais que estão regulamentadas nos dias de hoje, além de alguns detalhes e pontos relevantes sobre seu conhecimento.

– Natação Pura:

Começando pelo estilo mais simples, básico e comum de natação, a natação pura é a primeira que se vem a mente quando se pensa a respeito desse esporte. Essa modalidade na maioria das vezes é realizada em piscinas e ela une os estilos principais e básicos da natação, que também já foram brevemente citados acima, como o nado crawl, o nado de bruços, o nado mariposa e o nado de costa.

– Natação De Águas Abertas:

Esse estilo de natação também pode conter outros nomes, como “natação de alto mar”, “natação de águas abertas”, “natação de fundo” ou “natação de longas distâncias”, sendo que seu principio sempre é o mesmo: esse tipo de natação é realizada com a cruzada de distâncias mais longas e é exatamente por isso que majoritariamente elas são realizadas em rios, lagos ou mares. Também é um estilo mais clássico e traz um ar de maior naturalidade e ancestralidade.

– Polo Aquático:

Essa modalidade junta com o nado, princípios de uma outra atividade muito interessante, que é o handebol. Assim como no esporte realizado em terras firmes, o polo aquático também conta com o objetivo de as equipes lidarem com os arremessos da bola para o gol da equipe adversária, porém com tudo isso acontecendo – obviamente – em uma piscina.

– Natação Sincronizada:

Essa modalidade também pode ser chamada de “nado sincronizado” e sua principal característica é o fato de realizar uma união entre a natação tradicional com a ginástica artística e a dança. Como resultado disso, o objetivo dos atletas nadadores é fazer movimentos sincronizados entre si – quando em equipe – ao som e ao ritmo de uma música específica.

– Saltos Ornamentais:

Esse tipo de nado, assim como a natação sincronizada, também conta com um certo apelo artístico. Ele também pode ser conhecido como “saltos para água” e nessa modalidade os atletas precisam mostrar sua capacidade e sua habilidade de realizar saltos por meio de trampolins muito elevados, rumo a piscina. Porém, não bastando todo o desafio de medo de altura e capacidade de resistir o impacto a água, durante o percurso da queda eles precisam fazer uma espécie de coreografia, sendo avaliados por todo o conjunto.

– Mergulho:

Esse é o tipo de natação que é o foco do artigo de hoje, e essa modalidade consiste basicamente no nadador submergindo totalmente na água. O mergulho pode ser realizado tanto como um mergulho livre – que é quando se conta apenas com a capacidade de se segurar a respiração – quanto com o uso de equipamentos para o auxilio na respiração, como é o caso dos cilindros de ar por exemplo. A escolha do tipo de mergulho cabe as circunstâncias nos quais se está inserido. Mais abaixo serão apresentados os benefícios desse nado submerso para a saúde.

Benefícios da Natação

A natação de modo geral (independentemente da modalidade) é um tipo de esporte que faz com que seja necessário movimentar praticamente todas as partes do corpo, desde os músculos até as articulações, e é por isso que para muitos estudiosos praticar a natação é realizar um exercício completo, mas que além disso conta com vários outros benefícios, como é o caso de problemas respiratórios, melhora na coordenação motora, entre outras questões.

Além dos benefícios que já foram brevemente citados, existem inúmeros outros. O principal deles – e primeiro a ser citado – é o fortalecimento e desenvolvimento dos músculos como um todo, já que, diferentemente de outras atividades, a natação é um exercício que consegue trabalhar basicamente com todos os grupos musculares ao mesmo tempo. Isso contribui para que os músculos tanto dos membros inferiores, quanto dos superiores, fiquem mais definidos, além de é claro, os músculos do abdômen, das costas e do peitoral. Todo o fortalecimento desses músculos reflete ainda no aumento da capacidade de esforço do nadador, inclusive para outros tipos de atividade, além da resistência, da flexibilidade e da estabilidade da coluna.

Outro ponto que pode ser positivo para muitas pessoas é o fato de a natação contribuir bastante para o emagrecimento, já que, durante uma hora de aula pode-se perder uma quantidade entre quinhentas e seiscentas calorias, sendo que essa variação acontece por causa da intensidade que o nado é realizado. Como a água possui uma densidade bem mais alta do que o ar (aproximadamente oitocentas vezes maior), o esforço – tanto respiratório, quanto muscular – que se realiza para fazer atividades em terra firme é bem menor do que o que se realiza para nadar e fazer outros tipos de atividades em baixo d’agua. Além disso, as atividades que são realizadas em baixo da água também tem o impacto reduzido e isso faz com que o riscos de dores e de lesões sejam consideravelmente diminuídos.

Mulher Nadando Para Emagrecer

Mulher Nadando Para Emagrecer

Além de todos os aspectos de benefícios físicos que foram citados, a natação também contribui muito para outros aspectos do atleta, não ficando presa apenas a parte corporal. Por exemplo, a natação contribui fortemente para a melhoria das atividades cerebrais de uma pessoa, o que acarreta também no aumento da memória, da concentração e da atenção do atleta. Isso é um ótimo ponto para o aprimoramento da produtividade e do rendimento de uma pessoa, seja nos estudos ou no trabalho.

Outro ponto que é bastante positivo da natação é que, quando realizada com periodicidade e regularidade, ela pode até mesmo acabar estimulando a produção dos chamados “hormônios do quarteto da felicidade”, que são a dopamina, a ocitocina, a serotonina e a endorfina. Essa produção é altamente benéfica para a redução da ansiedade e do estresse de maneira geral, e também na melhora da autoestima, por exemplo.

Benefícios do Nado Submergido para a Saúde

Nado Submergido

Nado Submergido

Esse tipo de nado, também conhecido como mergulho, conta com todos os benefícios que já foram apresentados da natação de um modo geral, mas um benefício que é particularmente maximizado é o que diz respeito a respiração, já que ele demanda bastante treino e bastante exercícios nesse sentido. Além disso, esse nado pode ainda funcionar como até mesmo uma meditação, já que demanda uma concentração e um foco considerável, contribuindo assim tanto para aspectos físicos quanto psicológicos e emocionais, mantendo assim a ideia de ser um esporte totalmente completo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.