Os Bairros Mais Famosos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do Brasil. Antigamente, utilizada como capital federal, o Rio é um reduto internacional: muitos estrangeiros vem passar uma temporada na cidade em busca do litoral, um dos mais belos do Brasil e também do mundo.

A Praia de Copacabana, assim como o Cristo Redentor, é um cartão postal badalado, tendo, todos os dias, muitas pessoas que querem visitar o calçadão, ou até mesmo tomar um banho de mar e de sol.

Por consequência de sua badalação e a concentração de estúdios, o Rio de Janeiro é moradia de várias celebridades, tanto da TV quanto do mundo da música.

No Rio de Janeiro, há um grande contingente de bairros famosos, que, por consequência, são verdadeiros redutos de pessoas famosas e bem de vida. Quase a maioria das personalidades nacionais possui uma residência na ‘’Cidade Maravilhosa’’, geralmente uma cobertura.

E você sabe quais são os bairros mais famosos e badalados do Rio de Janeiro? Veja nesse artigo alguns deles.

Os Badalados Bairros Cariocas

Quando se fala em Rio de Janeiro, logo pensamos nas belas praias, no Cristo Redentor, e as belas mulheres que rodeiam o calçadão. Se o dia estiver ensolarado, contribui ainda mais para que a beleza da paisagem seja fortalecida.

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros mais nobres e requintados da cidade. Com um grande contingente de empreendimentos e abarrotado de residências, o bairro, também conhecido somente por ‘’Barra’’, de uns tempos para cá, apresentou um crescimento estrondoso. Possuindo vários shoppings, a Barra da Tijuca também abriga muitas residências de celebridades da TV, da música e do futebol.

Mas como tudo não é perfeito, a Barra tem alguns defeitos. Não possui uma ligação subterrânea, ou seja, um metrô, e, por conta do caótico trânsito do Rio de Janeiro, chegar ao centro da cidade é um verdadeiro desafio.

Copacabana

Outro bairro famoso, tanto no Brasil quanto no exterior, Copacabana deve o seu sucesso justamente pelas lindas praias que a compõem. Em um dia ensolarado, por exemplo, suas areias ficam bastante ocupadas. Além disso, o calçadão branco e preto dá mais um toque na beleza do lugar. A brisa marítima é perfeita para um passeio ciclístico.

O bairro de Copacabana é caracterizado pela existência de vários prédios altos, muitos restaurantes com gastronomia diferenciada, além, também, de muitas lojas. O hotel mais famoso do país está fincado lá: O Copacabana Palace, mas, para aqueles que não tem um poder aquisitivo tão forte, há opções de albergues por todo o bairro.

Tendo shows em suas praias o ano todo, Copacabana é uma ótima opção para aqueles que querem passar momentos descontraídos e relaxar.

Centro

É o ‘’coração’’ de toda a cidade do Rio de Janeiro. Lá, a concentração maior é de edifícios que possuem um rico valor histórico. Praças e igrejas coloniais também fazem parte do cenário do centro. Podemos considerar, então, que o Centro é a parte ‘’antiga’’ do Rio de Janeiro. Mas, ao redor, o número de prédios e outras edificações modernas começam a tomar conta. Ou seja, se quiser reviver um pouco do passado da cidade, o Centro é um destino certo.

Gávea

Outro nobre bairro carioca, a Gávea é banhada pela lagoa Rodrigo de Freitas. Comumente procurada pelas pessoas, principalmente famosos, para a prática de exercícios, a Gávea disponibiliza também bons recintos para passarem momentos agradáveis, como restaurantes de renome e também alguns teatros. A Gávea, portanto, é boa para aqueles que querem sair à noite para se divertirem.

Ipanema

Bairro que está ao lado de Copacabana, Ipanema também possui as praias mais lindas, sendo que o público mais frequente são de jovens. Há uma vista para o Morro dos Dois Irmãos, que é um dos locais mais visitados no bairro.  Os bares que pertencem ao bairro de Ipanema são os melhores de toda a cidade do Rio de Janeiro.

Leblon

Depois de Copacabana, o Leblon é o segundo bairro mais famoso do Rio.  Lá, cada metro quadrado é vendido a preço de ouro, literalmente falando. Por conta de seu passe valorizado, muitas celebridades escolhem se instalar no bairro. Possuindo um grande acervo de lojas e bares, o Leblon é uma boa escolha para o passeio, mesmo para quem não mora ou se hospedou em algum hotel do bairro.

Santa Tereza

Outro bairro carioca, mais aproximado do Centro, o bairro de Santa Tereza é conhecido por causa de suas edificações, na maioria casarões antigos. Outro fator marcante são as ladeiras do bairro, quase todas bastante íngremes. Como no centro e arredores é normal agitação e mais barulho, em Santa Tereza, uma calmaria reina, sem muita bagunça. Antigamente, o único meio de transporte dos moradores de Santa Tereza eram os bondes.

URCA

A exemplo do bairro de Santa Tereza, a URCA é um reduto de casas antigas, de pessoas importantes do cenário militar do Brasil no século XX, o bairro é um dos mais tradicionais da capital carioca. E lá que estão localizados o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, dois cartões postais que são muito visitados.

Há vários pontos positivos para a habitação na URCA. A violência é praticamente zero, além do que não há incidência de favelas nos arredores do bairro. Sem contar que várias personalidades que habitam o bairro, como o cantor Roberto Carlos, um das peças-chave para o desenvolvimento da Jovem Guarda.

Lapa

Um bairro boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa é outro local onde curtir a noite é uma boa opção.  Os dias mais movimentados por jovens na Lapa são a sexta feira e o sábado. A existência de vários bares na Lapa agrada a todos. Apesar de o samba ser o ‘’coração’’ do bairro, há música para todos os gostos. As bebidas podem ser adquiridas nas distribuidoras, para fugir do alto preço cobrado no varejo.

É lá que está localizado o Arco da Lapa, um monumento bastante bonito e que serve também para o bondinho.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.