Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte: Luíza Azevedo Meyer

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, está situado o Museu do Brinquedo, que reúne lazer, cultura e educação com o objetivo de incentiva as pesquisas e preservar o patrimônio cultural direcionado ao público infantil. Contribui de maneira direta com as construções de identidades com experiências culturais e educativas que ensinam não somente crianças como também adultos com espírito jovem.

Ideal Para Levar As Crianças

Ideal Para Levar As Crianças

Características Gerais do Museu dos Brinquedos

A visão da instituição cultural é ser referência nacional e internacional na área da preservação. Conquistando reconhecimento em virtude do conhecimento e difusão do patrimônio cultural infantil, não se esquecendo de fundamentar as ações seguindo padrões relacionados com sustentabilidade.

Difundir, preservar e conhecer o patrimônio cultural lúdico da criança brasileira representa as três esferas que geram a missão institucional. Utilizando o instrumento como maneira de construir identidades em massa em níveis qualificados, proporcionando experiências culturais, moras e educativas.

Público-alvo direcionado aos adultos e crianças que moram em Belo Horizontes, não fazendo nenhuma distinção entre turistas de outras regiões brasileiras ou do mundo. Atende empresas (públicas e particulares), escolas e instituições culturais.

Objetivos do Museu dos Brinquedos

01: Pesquisar, documentar, conservar, diluir e coletar acervos do patrimônio lúdico infantil;

02: Promover conjuntos de atividades com cunho permanente;

03: Promoção de programas permanentes que visam educar de forma patrimonial, executando projetos que estão integrados com os distintos públicos que frequentam o museu;

04: Difundir acervos de brinquedos ou brincadeiras em outras instituições que visam parceria para desenvolver educação e cultura às crianças;

05: Desenvolver projetos e ações com objetivo de resgate sobre temas que demonstram a importância do conjunto das atividades lúdicas para o desenvolvimento do mundo infantil direcionadas às distintas etapas da cidade.

Infraestrutura Qualificada no Mundo da Brincadeira!

Dentro do museu todos os visitantes são convidados ao ingresso para viagens mágicas feitas com o máximo de atenção e carinho por verdadeiros especialistas neste tipo de produção cultural. São diversos brinquedos a disposição aos visitantes, sem contar com as brincadeiras organizadas por monitores que entendem toda a alegria que existe no mundo infantil da atualidade. Confira as atividades principais oferecidas pelo Museu dos Brinquedos em Minas Gerais:

“GEPETO”: Adultos e crianças aprendem novas maneiras de construir brinquedos com materiais com preços baixos dentro do mercado nacional. Resíduos que demoram longos anos para encontrar decomposição na natureza são usados de maneiras sustentáveis. As crianças apendem práticas úteis brincando, podendo inclusive se sentir estimulada para desenvolver novas criações.

“BRINQUEDOTECA”: Histórias e origens dos brinquedos expostos nos monitores expostos na estrutura cultural. Os monitores são desenvolvidos para estimular as formas de expressão.

“UM, DOIS, TRÊS, JÁ!”: Um museu que tem como tema principal os brinquedos não pode deixar de ter brinquedos! Momentos de anda de perna de pau, pular na corda elástica, participar de corridas com sacos, barra-manteiga, enfim, área das recreações que por sinal é a que sempre traz maiores números entre crianças e pré-adolescentes.

Informações Para os Turistas

O Museu não faz nenhuma distinção de idade, sexo ou raça. O ambiente democrático está preparado para receber todos os tipos de turistas, principalmente entre os que possuem algum tipo de deficiência física. O Museu dos Brinquedos possui acessibilidade facilidade em todos os setores disponíveis ao público.

ENDEREÇO: Av. Afonso Pena, n° 2564, bairro – Funcionários, Belo Horizonte. Está abeto pra visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e feriados das 10h às 17h. Interessados em fazer visitação em público precisa fazer agendamento de maneira antecipada via telefone: 31-3261 3992.

Especial Para As Crianças

Especial Para As Crianças

Objetivos e Parceiros: Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte tem autorização legal para atuar como centro cultural. Possui parceria com diversos órgãos governamentais e empresas privadas para fomentar o desenvolvimento dos projetos direcionados como apoio para a cultura.

A Lei Rouanet, conhecida também como Lei de Incentivo à cultura, representa as principais regras levadas em conta entre os políticos para a promoção de incentivo de artes culturais em todo o hemisfério nacional.

O mecanismo possibilita com que empresas apliquem os recursos do IR (Imposto de Renda) reservado para ações de cultura que demonstram de certa maneira os traços da população nacional. Os idealizadores das propostas também podem contar com incentivo dos apoiadores no intuito de fortalecer as iniciativas culturais que não estão enquadradas nas ações do Ministério da Cultura.

Neste sentido, as empresas dispostas em investir ou doar dinheiro para o Museu dos Brinquedos pode contar com quase 80% dos impostos devidos à união, fato que pode auxiliar no fluxo de caixa do empreendimento, e ao mesmo tempo, valorizar a marca frente ao público alvo do centro cultural. Clique neste link e saiba como incentivar a cultura infantil.

Luiza de Azevedo Meyer

O Museu do Brinquedo foi inaugurado em outubro de 2006 em uma casa tombada pelo poder público. Na prática representa a continuação do projeto que começou no ano de 1986, idealizado por Luíza Azevedo Meyer. Em 2000, com o falecimento da idealizadora, os parentes e amigos fundaram o Instituto Cultural que possui o mesmo nome dela.

Meyer nasceu em 1912 na cidade de São João Del Rey. A principal motivação da sua vida foi reunir coleções de brinquedos. Grande parte dos suas peças foi compartilhada com os dez filhes e vinte dois netos que teve em sua vida. A ideia central foi de personalizar algum local em especial no intuito de trabalhar com o patrimônio cultural infantil. Seu sonho principal era a construção do Museu dos Brinquedos.

Vídeo!

Reportagem do Programa Fã que traz um panorama geral dos serviços oferecidos pelo Museu dos Brinquedos. São sete minutos que demonstram de maneira pragmática todo o nível de diversão proporcionado aos visitantes de todos os tipos de idade. Na metragem é possível ver o modelo mais antigo que foi feito e comercializado no final do século XIX.

Até mesmo alguns quadros sobre Ana Luiza Mayer estão em exposição como parte da decoração. A novela que ela ganhou pela primeira vez na vida, no ano de 1915, está em exposição com excelente estado de conservação. Uma das monitoras do centro explica um pouco mais sobre a história da idealizadora do Museu dos Brinquedos.

http://www.youtube.com/watch?v=kvcnH4Cnx5Q

Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.