Caverna Olhos D’Água em Castro

Situada no distrito de Abapã, no município de Castro, Paraná a Caverna Olhos d’água em Castro é um ponto turístico diferenciado por ter mais de 1,6 milhão de anos e uma reserva especial de estalactites e estalagmites. A apenas 48 km de Ponta Grossa pode ter um acesso difícil observando que a estrada até lá é feita de trechos com asfalto e outros de terra.

De ônibus esse percurso leva cerca de uma hora. Não é possível chegar a entrada da caverna de carro ou ônibus, para tal é necessário descer um pouco antes e fazer o trajeto a pé, uma trilha de uns cinco minutos vislumbrando as belezas locais. O passeio por essa caverna é uma aventura e o turista deve estar preparado.

O que São Estalactites e Estalagmites?

As formações rochosas conhecidas como estalactites surpreendem aqueles que visitam cavernas como a Olhos d’água por crescerem do teto em direção ao chão em muitos casos lembrando gotas. Essas formações são resultantes da precipitação de carbonato de cálcio que é então arrastado pela água que cai do teto. Tem formatos cônicos e tubulares. As estalagmites também são formadas pela precipitação de carbonato de cálcio arrastado pela água, no entanto, crescem do chão em direção ao teto.

Campos Gerais

A caverna está situada na região fitogeográfica chamada de Campos Gerais que é reconhecida como um dos pontos com vegetação mais abundante do país. Situada no Segundo Planalto do Paraná essa região ainda se estende por um pequeno trecho de São Paulo e Santa Catarina.

Se Sujar Faz Bem

Vá com este pensamento para essa caverna, pois uma das entradas nada mais é do que um buraco bem estreito em que os interessados em entrar precisam se esgueirar. Mas, saiba que toda a sujeira e dificuldade inicial são recompensados pelo o que você encontrará lá dentro. A caverna possui diversos salões, buracos estreitos e câmaras.

Enquanto explora esses espaços você pode ser surpreendido pelos ‘moradores’, os morcegos, mas fique tranquilo. O passeio pelo interior da Caverna Olhos d’água em Castro é literalmente cheio de altos e baixos. Num momento você está em pé apreciando um espaço de 10 metros de altura e em outro está novamente se esgueirando.

Conheça o Projeto Caverna

Por ser um lugar que pode se mostrar ‘traiçoeiro’ para quem não o conhece é recomendado fazer o passeio com um guia local. Conheça para tanto o Projeto Caverna coordenado pelo professor do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente João Paulo Camargo. Esse projeto visa além de difundir conhecimentos sobre educação ambiental realizar um roteiro turístico pela caverna.

Dicas Especiais

Para quem se interessou em conhecer essa caverna recomendamos que use roupas confortáveis e esportivas bem como tênis adequados para o percurso. Tenha um capacete e lanterna. Leve roupa reserva, afinal você vai se sujar um tantinho e um saco de lixo para não deixar nenhum resíduo na caverna e entorno.

Serviço Caverna Olhos d’água em Castro

Esse espaço está aberto para visitação diária e para chegar até lá você pode usar o acesso pela estrada PR 513.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.