Camping Rio São Jorge

A Cidade

O Camping Rio São Jorge é localizado no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Essa cidade é o núcleo de uma região muito populosa do estado, conhecida como “Campos Gerais do Paraná”, que conta com uma população de cerca de 1100000 habitantes.

Campos Gerais do Paraná também conta com o maior parque industrial da região do interior do estado, fazendo com que Ponta Grossa seja a quarta maior cidade do Paraná, conferindo-a o apelido de “Princesa dos Campos” e ainda “Capital Cívica do Paraná”.

A origem do nome “Ponta Grossa” faz referência a uma colina coberta por mato, que podia ser observada a uma longa distância pelos viajantes. Desse modo, existem relatos de que quando os tropeiros – condutores de comitivas entre as regiões de produção e de consumo no Brasil do século XVII – se aproximavam desse lugar, eles o identificavam como “Capão da Ponta Grossa”, então em resumo, o nome se refere a uma colina característica do local.

A cidade de Ponta Grossa conta quase inteiramente com a bacia hidrográfica do Rio Tibagi, que nasce no seu próprio território. Os rios dessa bacia hidrográfica que são mais próximos da cidade são o Rio Verde, o Rio Pitanagui e o Rio São Jorge, que será tratado mais a frente.

Em Ponta Grossa o clima é classificado como subtropical úmido, onde os verões são consideravelmente quentes, e os invernos relativamente frios, ou seja, suas estações são bem definidas. Além disso, os meses do verão (dezembro a março) tendem a ser mais úmidos, e o  período de inverno mais seco.

Turismo em Ponta Grossa

O turismo da cidade é facilitado, já que o acesso ao município se dá pela rodovia BR-376, e também conta com uma moderna rodoviária, e também recebe voos regulares pelo Aeroporto Municipal Santana e pelo Aeroporto Internacional de Curitiba, a capital do estado do Paraná, que fica a cerca de 103 quilômetros de Ponta Grossa.

As principais atrações de turismo no município são:

  • Buraco do Padre: É um belo atrativo natural da cidade administrado por iniciativa privada, é uma furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas que cortam as rochas arenosas, possibilitando a ocorrência de uma forte cascata. É considerado um local tranquilo para passeios em família.
  • Represa dos Alagados: É uma barragem constituída artificialmente formada sobre o Rio Pitangui e a foz do Rio São Jorge, e a área da represa ultrapassa Ponta Grossa, alcançando também os municípios de Carambeí e Castro. 
  • Edifícios históricos: Abrangendo a área da arquitetura existem vários patrimônios interessantes, como a Mansão Vila Hilda, que é a atual sede da Secretaria Municipal da Cultura, além das antigas estações de trem, como a Estação Arte e a Estação Saudade.
  • Eventos e atrações culturais: Espetáculos teatrais acontecem com muita frequência em ambientes como o Cine- Teatro Ópera, ou Teatro Marista.
  • Esportes: Espaços para espaços aquáticos e/ou radicais como escaladas e rapel podem ser realizados nas áreas rurais de Ponta Grossa, entre elas, no Camping Rio São Jorge.

Camping Rio São Jorge

A cachoeira do Rio São Jorge é considerada atualmente como uma Unidade de Conservação Municipal. Com várias quedas d’água, e em um determinado local encontra-se a cachoeira principal, que possui em torno de 30 metros de altura.

Nesse local também existem áreas pra camping em, que a  capacidade  é de 600 barracas e 5 trailers. Existe também uma estrutura com lanchonetes, pontos de luz, tomadas e banheiros com água quente. Entre as 8:00h e as 20:00h são disponíveis passeios pelas trilhas, rapel, e banhos de cachoeira. O camping funciona 24 horas por dia e conta com estacionamentos para carros e ônibus.

Para o lazer existe a possibilidade de se realizar trilhas ecológicas, escaladas, passeio pelo rio e cachoeiras, sempre com muita contemplação e contato com a natureza.

As dicas para aproveitar bem esse passeio no camping são sempre levar roupas leves para usar nas trilhas, roupa de banho para utilizar nas cachoeiras, além de muito protetor solar e repelentes e aproveitar para economizar e intensificar a diversão, com a realização de piqueniques, e contemplar o por do sol que é muito bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.