José de Alencar Gomes da Silva, nascido na cidade de Muriaé no dia 17 de outubro de 1931. Ainda jovem José de Alencar constituiu sua primeira empresa, ele tinha apenas 18 anos e montou uma loja que se chamava Queimadeira. Além de empresário José de Alencar foi também político brasileiro, pois foi senador no estado de Minas Gerais em 1999 até 2002 e posteriormente se elegeu na vice presidência da República do Brasil no partido dos Trabalhadores (PT), junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e depois eles conseguem se reeleger em 2006.
História de José de Alencar
Os pais de José de Alencar casaram na cidade de Muriaé, onde José de Alencar nasceu. A família passou por diversos problemas financeiros devido a quebra da Bolsa de Valores que na época atingiu várias partes do mundo e diversas famílias. Com apenas 14 anos de idade José de Alencar sai de casa sozinho e foi trabalhar como balconista em uma loja de tecidos que era chamada “A Sedutora” e o dinheiro que ganhava era apenas para se manter e se sustentar. Após um tempo foi trabalhar em outro local, onde se destacou como grande vendedor. Vendo sua habilidade com vendas ao fazer 18 anos José de Alencar monta sua própria loja e para esse feito se junta com o irmão Geraldo, que lhe empresta dinheiro para iniciar seu negócio. José de Alencar após anos vende seu primeiro negócio e passa a montar outra empresa, trabalhando na área de cereais por atacado. José de Alencar tinha a empresa em sociedade com seu irmão e quando esse morre de câncer e a mulher não consegue assumir o negócio eles decidem vender a empresa para prosseguir com os negócios do irmão e em 1963 constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas e em 1967 funda a Coteminas em parceria com deputado Luiz de Pula Ferreira.
José de Alencar só se afasta das funções empresariais da Coteminas um pouco antes de assumir a vice presidência em 2002 e assume o controle dessa companhia o seu filho Josué.
Carreira Política de José de Alencar
José de Alencar começou a entrar de fato na política quando participa de campanhas. Em 1964 quando há tensão política por se opor os militares e forças da esquerda, José de Alencar se declara a favor do golpe e esperava que após o golpe Juscelino Kubitschek voltasse a presidência com eleição que pretendia ser realizada em 1965, mas não foi o que ocorreu.
Em 1993 Jose de Alencar se filia ao partido do Movimento Democrático Brasileiro, mais tarde consegue ser senador do estado de Minas Gerais e posteriormente vem a ser Vice presidente.
Saúde de José de Alencar
José de Alencar sofreu por longos anos devido doença e teve que passar por quinze cirurgias. O empresário teve câncer de rim, câncer de estômago, câncer de próstata, vesícula inflamada, isquemia no coração, teve também tumor no abdômen e falece devido a falência de múltiplos órgãos por causa do câncer no abdômen.
Filhos
José de Alencar casou-se com Mariza Oliveira Campos, com quem teve três filhos: Maria da Graças, Patricia e Josué. No ano passado o nome de Josué foi muito citado na política, pois o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurava um vice para sua chapa e um dos nomes mais citados foi o do filho de José de Alencar, mas Josué afirma não ter interesse em ser vice nesse momento e que está muito focado em dirigir sua empresa.