Melhores Cidades para Morar na Itália

Decidir morar numa cidade é uma escolha bastante pessoal, contudo, quando se está mudando de país é relevante saber quais são as localidades que apresentam as melhores condições sociais, políticas e de trabalho para se estabelecer. Pensando nisso listamos a seguir as cidades italianas que mais se destacam nesses quesitos podendo se tornar uma boa escolha para quem está indo para a terra das massas. Que tal conhecer mais sobre essas cidades a seguir?

Quais São as Melhores Cidades para Morar na Itália?

Bolzano

Cidade da relevante região autônoma Trentino-Alto-Adige está na fronteira com a Suíça e Áustria sendo que boa parte da população tem o alemão como língua oficial. Podemos dizer que é uma cidade alemã/austríaca encravada nas Montanhas Dolomitas, os Alpes italianos. A população local é de uma média de 107 mil habitantes, a localidade é limpa, com boa organização e elevado nível de qualidade de vida.

Sendo uma das cidades mais ricas da Itália possui elevado custo de vida, contudo, vale dizer que isso pode ser equilibrado pelos salários mais elevados pagos no local. A base da economia de Bolzano é a indústria e o comércio.

Turim

A primeira capital italiana, Turim, é atualmente a capital da região de Piemonte e conta com mais de 900 mil habitantes. Nasceram nessa cidade importantes marcas italianas como Fiat, Kappa e Lavazza (café). Vale dizer que essa é uma cidade universitária com destaque para o Politécnico de Turim (PoliTO). Os cursos de maior destaque das universidades dessa cidade são os de arquitetura e design automobilístico.

Trata-se de uma cidade com excelente infraestrutura com ótimos serviços públicos tendo diversas áreas arborizadas e limpas. É uma cidade que não tem custo de vida elevado e oferece um bom estilo de vida.

Milão

Grande parte dos postos de trabalho da Itália se concentra no seu centro financeiro, isto é, Milão. A capital da região da Lombardia conta com cerca de 1,3 milhões de habitantes sendo a segunda cidade do país mais populosa, ideal para quem deseja viver numa metrópole.

A sua região metropolitana é a maior do país, é considerada como a capital da moda e do design contando com excelentes universidades. Tem transporte público bastante desenvolvido com 4 linhas de metrô que cobrem 95 km de trilhos. O custo de vida em Milão é um dos mais elevados do país, contudo, apresenta excelentes oportunidades de trabalho.

Roma

Capital do país e da região do Lazio essa é uma cidade que conta com excelente infraestrutura turística comportando quase 3 milhões de habitantes. Embora seja uma cidade em que os serviços público tem qualidade devemos ressaltar que podem ter alguma dificuldade de manter a pontualidade, pois atendem a uma população bastante destacada. Quem escolhe Roma como seu lar deve ficar atento para o fato de que possui um custo de vida elevado.

Aosta

A capital da região conhecida como Valle d’Aosta é uma cidade mais francesa que italiana haja vista que se encontra na fronteira com a França. Tendo elevada qualidade de vida essa cidade é bilíngue (italiano e francês), a população soma cerca de 35 mil habitantes. Como o Valle d’Aosta é uma região autônoma possui mais recursos médios por habitante. Conta com boa administração, transporte público de qualidade, as escolas são bem avaliadas e as ruas limpas.

Morar em Aosta não tem nem um custo baixo e nem um custo alto. A economia local gira em torno do turismo, Aosta está situada num cenário de montanhas, praticamente nos Alpes. O belo Rio Dora corta a cidade atraindo ainda mais turistas para a localidade.

Bolonha

Situada no norte da Itália, Bolonha, é a capital da região Emilia-Romagna tendo cerca de 390 mil habitantes em média. Está nesse território a universidade mais antiga da Europa, a Universidade de Bolonha. Consiste num dos mais importantes polos industriais e eletrônicos do velho continente. A qualidade de vida é elevada nessa cidade sendo que as escolas estão entre as melhores do país. Embora não seja exatamente baixo o custo de vida nessa cidade é acessível.

Trento

Presença constante nas listas de melhores cidades para morar na Itália, Trento, também faz parte da região autônoma de Trentino-Alto-edige. Possui cerca de 117 mil habitantes e destaca-se por sua limpeza e boa organização. Os serviços públicos da cidade tem excelente qualidade com destaque para as escolas e para o transporte público. O custo de vida em Trento não está entre os mais baixos da Itália, contudo, também não é um dos mais elevados. A economia está baseada na agricultura e na indústria.

Verona

Situada na região de Vêneto, Verona, é a cidade dos apaixonados Romeu e Julieta. Trata-se de uma cidade relativamente grande que abriga mais de 200 mil habitantes e tem mais de 2 mil anos de história para encantar aos olhos dos moradores e turistas. Destaca-se nessa cidade o setor agrícola e o de vinhos sendo um convite para quem deseja viver uma experiência diferenciada. Comparando aos padrões italianos podemos dizer que oferece um custo de vida médio. Possui bons serviços públicos como transporte, saúde e educação.

Florença

A capital da Toscana está situada na região central da Itália sendo uma das mais bonitas e bem desenvolvidas. O clima na região é ameno e a cidade tem um visual deslumbrante que encanta aos moradores e visitantes, estamos falando de nada menos do que o berço do renascimento. Florença conta com cerca de 380 mil habitantes tendo como seus principais focos econômicos o turismo, o comércio e a indústria. O transporte público tem qualidade sendo mais de 100 linhas de ônibus. As universidades e escolas se destacam por sua qualidade, porém, o custo de vida é um pouco alto.

Genova

Consiste na capital da Liguria que está localizada no litoral norte da Itália. Por estar num ponto estratégico a beira do Mediterrâneo, entre a Itália e a França, já foi um dos mais importantes portos do mundo. É considerada como a cidade mais antiga do mundo, foi nela que nasceu o navegador Cristóvão Colombo. Tem intensa atividade portuária, a população gira em torno de 600 mil habitantes. O turismo também tem grande força econômica e o custo de vida não é alto.

Gostou dessas dicas das melhores cidades para morar na Itália?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.