Emprego de Babá na Itália

Emprego de Babá na Itália

Inúmeros brasileiros sonham em se mudar para outro país e conseguir logo um emprego por lá. Devido à atual situação em que o Brasil se encontra, com as precárias condições de vida de muitas pessoas e a enorme falta de trabalho, essa vontade só faz aumentar.

Um dos países mais procurados pelos brasileiros é a Itália. Porém, conseguir a cidadania italiana não é uma tarefa muito fácil. Além do mais, do que a pessoa irá sobreviver? É preciso arrumar um emprego. Mas em qual área? Como se manter até conseguir o emprego?

Um dos trabalhos muitos procurados na Itália, principalmente, por mulheres, é o de au pair, ou seja, babá. Esse serviço, geralmente, se trata de uma oportunidade para jovens entre 18 e 30 anos fazerem intercâmbio. E, para isso, elas fazem uma espécie de troca com as famílias, onde elas têm a oportunidade de aprenderem outra língua, outra cultura, têm alimentação, moradia e um salário garantidos. Em troca, elas trabalham como babás. E também ajudam nas tarefas domésticas relacionadas às crianças, como cuidar da sua alimentação, ajudar no dever da escola, cuidar das roupas, e etc.

No entanto, existem alguns problemas que dificultam na hora de conseguir um trabalho de babá na Itália. Por exemplo:

  • Não existe um programa regulamentado por lei para que uma pessoa possa trabalhar como babá na Itália;
  • Devido à falta de programa, também há falta de visto especial para a função,
  • Como não existem leis para ser uma babá, as pessoas que não têm cidadania italiana precisam se sujeitar às leis de imigração, assim como os outros imigrantes e trabalhadores.

Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, existem programas específicos que possibilitam que os jovens estrangeiros possam conviver com as famílias daquele país. E que os estrangeiros possam se hospedar e trabalhar como babá. Dessa forma, ainda que você encontre uma família que esteja disposta a contratá-la como babá, ela não poderá solicitar um visto de au pair, nem mesmo fazer um contrato.

Agora, se a pessoa tiver cidadania europeia, as coisas serão bem diferentes. Quem tem cidadania europeia tem total liberdade para circular ou trabalhar em todos os países da União Europeia.

É importante lembrar apenas que não existe um contrato regulamentado e nem mesmo uma lei que regulamente a função de babá na Itália. Sendo assim, a pessoa terá somente um contrato de babá ou um contrato de doméstica.

Existe um decreto na Itália chamado flussi, que estipula a quantidade de estrangeiros que podem ser contratados por ano para trabalhar no país. Quando contatar alguma família e esta aceitar os seus serviços, pergunte se o decreto flussi para o ano corrente já saiu, e se ainda tem quotas para os trabalhadores domésticos.

Decreto Flussi 2019

Decreto Flussi 2019

Dessa forma, a família enviará para o Ministério degli Interni, um pedido online. Em seguida, enviará os documentos, pagará as taxas e irá antecipar meses de INPS. Assim que o Ministério autorizar, a família enviará os documentos para o estrangeiro solicitar o seu visto perante ao consulado brasileiro da sua jurisdição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.