Lanterna de Gênova

Visão Geral Sobre Gênova

Gênova é uma comuna – termo utilizado para designar as cidades italianas – que se localiza na Itália, mais precisamente na região da Ligúria, que fica no noroeste do país. Essa comuna conta com pouco mais de seiscentos e trinta e nove mil habitantes, mas ela faz ainda parte de uma região metropolitana, que, quando considerada, conta com mais de um milhão e meio de habitantes.

A comuna de Gênova conta ainda com uma área de extensão territorial de pouco mais de duzentos e quarenta quilômetros quadrados, o que faz com eu sua densidade populacional seja de aproximadamente dois mil e quinhentos habitantes por quilômetros quadrados. Gênova faz ainda fronteira com outras comunas, sendo elas Bargagli, Bosio, Ceranesi, Masone, Mignanego, Sant’Olcese, Serra Riccó, Tiglieto, Urbe, Sori, Sassello, Montoggio, Mele, Davagna, Campomoronem Bogliasco e Arenzano.

Além de estar envolta por muitas cidades, Gênova apresenta ainda outros fatores muito importantes, como é o fato de ser um importantíssimo porto marítimo, relevante para todas essas outras comunas. Esse porto tem como principal concorrente o porto que se localiza na cidade de Marselha, na França, disputando assim o posto de melhor e mais importante porto localizado no Mar Mediterrâneo. Vale ressaltar que é no Porto de Gênova que se localiza a Lanterna de Gênova, que é um importante ponto turístico da cidade e também é o foco do artigo de hoje.

Gênova representa ainda um importantíssimo ponto industrial que possibilita o constante crescimento econômico de toda a região, bem como sua internacionalização, que é enfatizada principalmente por esse ponto, e também pelo turismo.  A comuna de Gênova é ainda a capital de uma das províncias da Itália, que conta om o seu mesmo nome, e sua localização é bastante estratégica e possui um ótimo destaque no golfo de Gênova , que é a região mais ao norte do Mar Lígure.

Como já foi brevemente apresentado acima, Gênova é uma cidade com uma grande força turística, e nesse caso o clima da cidade é algo que merece bastante atenção. O clima genovês, de maneira geral, se encontra em uma região de transição entre o clima mediterrânico e o clima úmido subtropical, sendo caracterizado por uma leve diminuição das chuvas durante o verão, mas não tanto quanto em locais que apresentam clima exclusivamente mediterrânico.

O mês no qual faz mais frio em Gênova é Janeiro, onde, nessa época, a temperatura média fica em torno dos oito graus. Já a época do ano na qual se faz mais calor é o mês de julho, onde a média da temperatura é de vinte e quatro graus – o que ainda é uma temperatura consideravelmente amena para os verões típicos. As estações nas quais ocorrem a maior incidência de chuva na comuna são o inverno e o outono, e a precipitação de neve lá é praticamente inexistente, sendo muito incomum.

Frio em Gênova

Frio em Gênova

A economia da comuna recebe contribuições de diversas áreas, sendo que uma das principais, como já foi brevemente apresentado acima, é o porto da cidade. Porém, obviamente, ele não progride por si só, sendo necessária a existência de serviços para que o porto funcione com suas atividades principais, e não somente com o turismo. Assim sendo, as indústrias mais relevantes em Gênova são as indústrias químicas, metalúrgicas, siderúrgica, indústria de cimento, de papel, madeireiras, indústrias do ramo têxtil e refinaria de petróleo.

Já os principais produtos que são importados e que chegam até Gênova pelo porto são o carbono, o petróleo e os cereais de maneira geral. Já os principais produtos que saem da comuna e são exportados para outros locais de todo mundo são o vinho, o azeite de oliva e os produtos têxteis de modo geral, como a seda e o algodão. Além disso, como já foi apresentado acima, Gênova é uma cidade que funciona como um centro do comércio de produtos industrializados, principalmente entre as regiões de Piemonte e Lombardia, que tem como maior enfoque a agricultura, já que contam com uma terra bastante privilegiada e fértil.

O Turismo Em Gênova

Como foi amplamente apresentado acima, Gênova é uma cidade com fortes tendências turísticas, sendo esse um grande atrativo e um ótimo movimentador da economia da cidade. Esse aspecto é bastante influente principalmente porque Gênova é uma cidade portuária e que conta com inúmeros encantos, bem como muita história e muita arte. Outro ponto que beneficia muito a cidade é que ela se localiza próximo a outras cidades importantes da Itália, como Milão e Turim, e assim o acesso fica mais facilitado.

Gênova é uma cidade considerada moderna, porém muitos pontos de sua história são preservados através dos patrimônios históricos, o que acaba dando a comuna um ar um tanto quanto melancólico. Que o porto é extremamente importante pra comuna já se sabe, porém, o que é mais surpreendente é que essa importância não é recente, mas vem desde a época onde predominava o comércio de mercadorias no Oriente Médio.

O centro histórico da comuna conta com uma gama imensa de lugares interessantes, que pode ser exemplificado pelos maravilhosos palácios, restaurantes e bares, o que confere a cidade um ar boêmio e charmoso, atraindo assim muitos turistas também. Além disso, a cidade se encontra em meio a belíssimas montanhas, que oferecem uma paisagem deslumbrante à cidade.

Depois de se apresentarem tantos pontos incríveis da cidade, abaixo será apresentado o foco do artigo de hoje, que é a Lanterna de Genova.

A Lanterna de Gênova

A Lanterna de Gênova é um farol – ou seja, uma estrutura com uma altura significativa, onde se encontra uma torre que está acoplada a muitas luzes e espelhos refletores, que podem ser vistos a distâncias consideráveis – localizada no importante porto de Gênova, que com o passar dos anos, se tornou um dos maiores símbolos da comuna, sendo inclusive um dos mais antigos faróis do mundo que ainda se encontra em atividade.

Outro fator que mostra como a Lanterna de Gênova é única, é o fato de ela ser o maior farol – em termos de altura – de todo o Mediterrâneo, ganhando assim uma fama mundial. Esse farol foi construído no ano de 1543, mas a torre que era somente um projeto desse farol, já existia no mesmo local desde o ano de 1128, sendo que o principal papel dessa torre era de funcionar como um farol, mas mais do que isso, também servia como uma prisão.

Lanterna de Gênova

Lanterna de Gênova

O objetivo principal da construção da Lanterna de Gênova foi para que fosse possível realizar a sinalização dos navios que circulavam ali no porto da comuna, bem como fazer a supervisão de todo o tráfego que lá acontecia, sem que fosse necessário sair da guarita. Com impressionantes setenta e sete metros de altura, esse farol oferece um acervo multimídia interessantíssimo, que enriquece ainda mais a visita dos turistas, mostrando assim vários detalhes a respeito de sua história e de sua construção, além de itens representativos da cidade e até mesmo da província.

A Lanterna de Gênova é considerada uma das oito atrações imperdíveis na cidade, já que apresenta uma vista espetacular de toda a paisagem, misturando o natural com o urbano, o que é incrível, e por isso vale muito a pena a visita. Ao se subir pouco mais de cento e setenta degraus é possível chegar ao primeiro terraço que compõe a torre, de onde já é possível deslumbrar tudo o que foi apresentado acima, que é a união da vista da cidade, das colinas que a envolve e do porto como um todo.

Para se chegar até a Lanterna de Gênova, é possível que se realize um passeio de menos de um quilometro entre o Terminal de Balsas até o farol, porém, existem várias outras rotas, e provavelmente as pessoas poderão explicar a melhor forma de se chegar até ao ponto desejado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.