China

Apesar da crise econômica que abala o mundo o aumento da influência da China a nível internacional vem chamando a atenção de outros países. Na verdade a China aproveitou a crise atual com o intuito de ampliar seu campo de ação aumentando com isso a sua influência tendo se transformado no inicio de 2009, ficando em terceiro lugar no ranking mundial da melhor economia, e ao que tudo indica ao sair da crise pode ser que esteja ainda mais forte independente do fato de que seu crescimento econômico vem desacelerando. O Brasil também é um país que tem demonstrado resistência a crise mundial e vem mostrando que não vai sofrer grandes impactos, porém existem outros entraves para que ele deslanche como sua abertura ao comercio global que ainda não é o que deveria.

China

China

Enquanto isso a influencia da China aumenta a cada dia pois apesar no crescimento econômico não ser o ideal naquele país o PIB esta em franca expansão. Enquanto as nações de mais poder estão se fechando como conchas com medo dos efeitos da crise econômica a China vem se transformando na grande líder mundial, apesar de grande impacto. A influência da China aumenta, pois a consolidação dialética entre política e economia é uma das principais metas de seu presidente que apesar da crise não se deixou abalar e vem fazendo visitas a países da Europa com sua comitiva de governo e empresarial. Outro setor que empaca a economia brasileira é sua carga tributária, o ônus para o empresariado é muito grande.

Travel

Travel

Aumentar o negócio da China é o que buscam seus governantes na esperança que o país mude o modo como é visto mundialmente, já que é bem mais do que um grande produtor mundial de brinquedos e de calçados. Comprar grandes quantidades de matéria prima ainda é uma das estratégias. A China negocia com a África se utilizando de um sistema de permuta financiando estradas, barragens e outros projetos de ordem estrutural, e em troca explora jazidas minerais. Segundo maior consumidor de petróleo do mundo a China fechou acordos com o Brasil, Venezuela e Rússia para esse fornecimento. Também se destaca como grande consumidor mundial de materiais como o cobre, o alumínio, o zinco, o aço e também de petróleo sendo deste ultimo o consumidor numero dois.

Map

Map

Sendo assim, com relação ao petróleo foi acordado um sistema de fornecimento entre três países que são respectivamente a Venezuela, o Brasil e a Rússia. A forte influencia e agilidade chinesa se faz notar também na Ásia Central, região estratégica para economia da China, mas tradicionalmente com comando da Rússia. Investimentos em importantes setores econômicos além de muitos projetos na infra-estrutura garantem o aumento da influência da China na região. Grande consumidora de energia está sempre de olho no petróleo e no gás da região, vendo ali um negócio de futuro. Esse interesse se tornou mais visível diante da oferta de crédito de US$ 10 bilhões à Organização de Cooperação de Xangai para poderem amenizar os efeitos em como vencer a crise econômica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.