Cortina D’Ampezzo no Verão

 

O artigo de hoje visa falar um pouco sobre a cidade italiana de Cortina D’Ampezzo, mais especificamente sobre como a cidade fica durante o verão. É por esse motivo que inicialmente será comentado um pouco sobre o país da Itália, que é onde a cidade se localiza, para depois entrar no assunto propriamente dito.

A Itália

A Itália – nação de nome oficial “República Italiana” – é um país que se localiza na Europa, sendo mais preciso, na região que fica entre o centro e o sul do continente europeu. Como se sabe, a Itália é uma península, ou seja, é uma porção de terra que tem todos os lados envoltos por água, exceto um, que no caso é o que o liga ao continente. Assim sendo, essa parte que pertence as terras fixas, faz fronteiras com países como a Suíça, a França, a Áustria e a Eslovênia. Já a parte peninsular da Itália é composta na verdade por três penínsulas, que compreendem a parte sul do país, que são a Península Itálica, a Península de Sicília e a Península de Sardenha.

Ao contrário do Brasil, que as menores unidades federativas de um país são denominadas “cidades” ou “municípios” , na Itália essas unidades são chamadas de Comunas (que no caso, no idioma italiano fica “Comune”) , mas ainda que os modos de tratar sejam diferentes, a estrutura da organização das comunas é muito parecida com a estrutura das cidades brasileiras, sendo que a principal distinção são os nomes com as quais elas são camadas. Os exemplos mais clássicos disso são que no Brasil, a pessoa que entendemos como responsável por fazer o gerenciamento e a administração da cidade é o Prefeito, já na Itália, essa pessoa é chamada de Síndaco. No Brasil o que conhecemos como Câmara dos Vereadores, na Itália é muito semelhante com o Conselho Comunal.

O regime que atualmente está em vigor na Itália é a República Democrática e isso quer dizer que todos os cidadãos italianos podem e devem participar ativamente da política do país, seja de forma direta – por meio dos votos – ou de forma indireta – por meio dos representantes que foram escolhidos através dos votos – e essa participação também é igualitária, ou seja, independentemente da cor, escolaridade ou classe social, todas as pessoas contam com o mesmo nível de direito.

A democracia é algo de muita importância para os italianos como é possível perceber, mas além disso, várias outras coisas fazem com que a Itália seja considerada um excelente país para se viver ou visitar. Isso é mostrado no fato de a Itália ser um exemplo nos aspectos de bem estar e qualidade de vida de sua população e esse é o motivo de o país sempre estar no ranking de vários critérios mundiais, como é o caso de estar entre os dez primeiros países com maior índice de qualidade de vida de todo o mundo e ainda de ocupar o vigésimo quarto lugar na lista de países mais bem desenvolvidos do planeta.

Como foi possível observar, a Itália é um ótimo país, repleto de coisas positivas, e isso não é diferente com as cidades que a ela pertence. Por isso, agora será tratado a respeito de uma comuna italiana, a Cortina D’Ampezzo, e mais especificamente de como é o verão lá.

Cortina D’ampezzo – Como É a Cidade No Inverno

Cortina D’Ampezzo é uma comuna que se localiza em uma província italiana chamada Província de Belluno, que fica mais precisamente na região de Vêneto. Cortina é uma cidade bem pequena, apresentando pouco mais de seis mil habitantes distribuídos em uma área de extensão territorial de aproximadamente duzentos e cinquenta quilômetros quadrados. As comunas que fazem fronteira com Cortina D’Ampezzo são Colle Santa Lucia, Dobbiaco, Badia, San Vito di Cadore, Marebbe, Auronzo di Cadore, Livinallongo del Col di Lana e Braies.

Um apelido que a cidade acabou ganhando e se tornou bastante conhecido é o de “Rainha das Dolomitas”, o que é bastante curioso, mas bem compreensível, já que Cortina D’Ampezzo se localiza em uma região cercada por cadeias montanhosas de mesmo nome, que é a Cadeia de Montanhas das Dolomitas. Essa privilegiada localização é que faz com que a comuna conte com uma paisagem incrível e um visual exuberante , deixando toda a cidade com um ar muito imponente e forte, já que em todo o redorn é possível ver montanhas, picos e rochas, quase como se estivessem protegendo a cidade.

Cadeia de Montanhas das Dolomitas

Cadeia de Montanhas das Dolomitas

Ainda que seja pequena, a cidade é muito conhecida e famosa, principalmente pelas temáticas de frio e inverno, já que lá existe uma famosa estação de esqui, o que torna super populares os esportes de inverno por lá. Isso foi um fator muito importante para que no ano de 1956 a cidade fosse escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ainda que seja o frio e essa estação marcante que mais torne a cidade famosa, no verão existem ainda muitas atividades para serem realizadas, que mostram um outro lado de Cortina D’Ampezzo, como por exemplo as atividades que se dão nos passeios no parque, no centro histórico, ou ainda nos vários restaurantes que proporcionam uma grande aventura gastronômica, sendo o chocolate quente uma das melhores opções, que é servida até mesmo nessa estação.

Na cidade existe uma rua principal que se chama Corso Itália, e lá é possível encontrar das mais simples as mais luxuosas lojas, além de ótimas lanchonetes e café. Os aspectos culturais de Cortina D’Ampezo também são riquíssimos, e lá é possível encontrar pontos turísticos desse cunho que valem muito a visita, como museus e igrejas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.