História do Futebol na França: Como Surgiu?

História do Futebol na França: Como Surgiu? (WWW)

No ano de 1863, alguns japoneses chegam à França trazendo um esporte que acabara de ser inventado no Japão. Especificamente no lado norte daquele país, o futebol tinha sua prática regular nas escolas e, aproximadamente no ano de 1880, se tornaria o esporte preferido da criançada.

Tendo o futebol entre os esportes com mais popularidade no país, a França tem a FFF que organiza todos os torneios, femininos e masculinos, ambos profissionais. A França está entre as seleções mais tradicionais do futebol, já participou treze vezes da copa do Mundo, disputou três finais, ganhou uma no ano de 1998, quando venceu o Brasil, e no ano de 2018, quando enfrentou a Croácia. Foi campeã da Copa das Confederações no ano de 2001, disputando com o Japão. E no ano de 2003, enfrentou os Camaronenses.

No ano de 1984, ganhou a Eurocopa jogando contra a seleção da Espanha. Em 2000, derrotou a Itália. Na copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul, a França quase não conseguiu uma vaga. Só conseguiu na repescagem, enfrentando a seleção da Irlanda, e graças a um gol bastante polêmico, no qual Thierry Henry ajeita com as mãos a bola, antes de tocá-la para o Gallas, que deu sequência a jogada fazendo o gol que classificou a França.

Mas na Copa do mundo não foi muito bem. Fez um ponto apenas em três partidas que jogou, e já na fase dos grupos, teve sua eliminação consumada. No decorrer do fiasco na Copa, vários problemas envolvendo jogadores e o técnico da seleção chegaram ao público. Problemas que, com certeza, interferiram no desempenho da seleção na copa. Depois do fracasso do time na África do Sul, políticos da França fizeram uma reunião, no dia 30 do mês de junho, para que pudessem discutir o pouco rendimento da seleção.

A comissão técnica, inclusive Raymond Domenech (treinador), participaram da reunião que aconteceu a portas fechadas. Parlamentares que participaram da reunião falaram que Raymond culpou a imprensa pelo mal desempenho da seleção. Porém, Joseph Blatter falou que a seleção da França pode ser suspensa se por acaso o governo resolver interferir no futebol.

Raymond Domenech

Raymond Domenech

Existem vários clubes importantes na França, mas um em especial veio se destacando nesses últimos anos, depois de ter sido vendido ao ex jogador e empresário do Catar, Nasser Al-Khelaï,i que fez um grande investimento na área do futebol, comprando vários jogadores como: Cavani, Ibrahimovic e David Luiz, e conseguindo ganhar o tricampeonato da França.

Mesmo com a fase boa, a equipe não possui muitos títulos. São apenas cinco na Ligue 1, ficando atrás do Sait-Etienne, Olympique de Marseille, Nantes, Monaco e Lyon, Stade de Reims, que possuem 10 títulos, 9 títulos, 8 títulos, 7 títulos, e seis títulos, respectivamente.

Hoje em dia, o futebol da França é composto de 5 divisões, algumas regionais e outras distritais. Mas só as 2 primeiras, e uma pequena parcela da terceira, fazem parte dos clubes profissionais. A prática do futebol está entre as mais populares do país.

  • Ligas regionais de Futebol da França: são ligas que servem de passaporte para as ligas já citadas acima, as regiões disputam estas ligas.
  • Ligas Distritais de Futebol da França: os distritos disputam estas ligas para conseguir passar para as ligas acima.  

    Liga Francesa

    Liga Francesa

Os clubes principais em território nacional, destacam-se, historicamente, os seguintes clubes: Lyon, Monaco, Olympique de Marseille, Saint Étienne, PSG, Girondins de Bordeaux, Nantes, Stade de Reims, Nice e lille. Todos os citados acima têm múltiplos títulos nacionais, seja na Copa da França, ou na Ligue 1.

A nível internacional, o futebol da França não tem muita tradição, contando com somente 2 campeões europeus. Olympique de Marseille, que venceu o Milan na final, levando assim a taça da Liga dos Campeões da UEFA do ano de 1992- 1993. PSG, que derrotou o Rapid Wien na final, conquistando assim Recopa Europeia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.