Carros – Origem
Os automóveis são veículos motorizados que são movidos a combustão interna, promovida por gasolina, diesel, álcool, hidrogênio (que ainda está em teste), ou qualquer outro tipo de combustível que atuando conjuntamente com o comburente e com o calor, promova a combustão.
Os carros começaram a ser idealizados no século XVII, com o princípio de serem impulsionados a vapor. Daí em diante os veículos foram cada vez mais aperfeiçoados, contando com a implementação de inovações como caixa de câmbio, freio de mão, entre outros itens.
Já entre os anos de 1860 e 1870 as evoluções atingiram basicamente a qualidade dos carros que conhecemos hoje em dia, e a principal mudança foi a dos motores que realizam ciclos de quatro tempos, construído pelo engenheiro Nikolaus August Otto, que são muito próximos aos que são utilizados atualmente.
A produção e venda de carros em maior escala foi expandida por Henry Ford. O resultado eram que os carros saiam da linha de produção de quinze em quinze minutos, difundindo e popularizando ainda mais esse tipo de item para locomoção.
Carros no Brasil
O primeiro carro chegou ao Brasil em 1891, desembarcando no porto de Santos, trazido de Portugal. Ele foi adquirido por Alberto Santos Dumont, que no futuro ficou conhecido por ter inventado o avião. Ele era bem semelhante a uma charrete, e era da marca Peugeot.
Atualmente, o mercado segue tendências de produzir carros para os mais diversos perfis. Eles podem ser mais compactos, arredondados, com elegantes detalhes tanto interna, quanto externamente. Inclusive, segundo pesquisas, o brasileiro se importa tanto com o visual do carro, do que com a qualidade do mesmo. Assim, a fama de “o brasileiro ser apaixonado por carros” cai por terra, já que na verdade, ele é apaixonado por status que o carro confere.
Chegou-se a essa conclusão, pois as pessoas que gostam do carro propriamente dito, levam em consideração principalmente a confiabilidade da marca, o projeto mecânico e a segurança, itens que fazem parte do que é considerado um bom modelo. Já os brasileiros, em via de regra, escolhem seus carros única e exclusivamente pelo valor e pelo seu visual.
Os carros mais desejados pelos brasileiros são: o Toyota Corolla, que é um carro bastante clássico, que faz parte do sonho muitas pessoas, já que possui um modelo forte, sofisticado e discreto. Ele carrega um design clean e elegante, atraindo quem procura por conforto e segurança.
Outro carro que está no coração dos brasileiros é o Renault Duster, ele tem uma marca pesada, por ser alto e forte, agradando em maioria os homens. Também há o Ford Fusion, que é grande, baixo e conta com a parte frontal bastante avantajada, com um estilo gangster. Seu modelo preto é o mais procurado.
Talvez o carro mais desejado de todos pelos brasileiros seja o Chevrolet Camaro, que possui um motor forte e potente, além de um visual esportivo. A própria Chevrolet, quando lançou o carro disse “Estilo que exala agressividade”.
Carros Diferentes
Os carros que foram apresentados acima são bem comuns e clássicos, mas podem acabar não agradando a todos. Existem alguns carros bastante diferentes e até mesmo estranhos que acabam por agradar pessoas com gostos mais excêntricos. Alguns modelos serão apresentados abaixo.
– Mercedes-Benz F200 Concept
Por mais que esse carro aparentemente não seja estranho, sua peculiaridade se encontra no volante e nos pedais. Ou melhor, na ausência deles. Esse carro recebe seus comandos por meio de joysticks, ideal para pessoas que gostam de video games.
– Aurora
Um carro com um modelo bem diferente, com a parte frontal que acaba por lembrar uma boca dando um sorriso. Ele não passou de um protótipo, e foi idealizado por um padre norte americano, que foi à falência.
– Reliant Robin
Esse carro fez bastante sucesso nos anos setenta, principalmente por seu baixo preço, e sua maior diferença é que ele possuía apenas três rodas. Ele causava bastante espanto nos motoristas, mais especificamente no momento de fazer as curvas.
– Peel 50
Esse carro possuía dimensões mínimas, que cabem apenas uma única pessoa. As rodas eram bem pequenas, e passavam a impressão de que poderiam até mesmo se soltar. Sua aparência também era feia e parecia um brinquedo, e ele foi o carro menos produzido em toda a história.
– Dartz Prombon
Sua aparência era muito semelhante a um tanque de guerra, e ele causa espanto por onde passa.
– Messerschmitt KR200
Esse modelo foi idealizado por um engenheiro aeronáutico que perdeu temporariamente a sua permissão para construir aeronaves. Esse carro construído em uma fábrica de aviões, e talvez por esse exato motivo ele lembra uma nave espacial.
– Peugeot Moovie
É um carro com um estilo bastante futurista, idealizado por um designer português que fez o carro ganhar o prêmio internacional de veículo do futuro.
– Honda P-NUT
É um modelo compacto que também segue linhas futuristas, atendendo essa tendência de redução de espaço. Ele tem capacidade para três pessoas apenas, com o motorista ficando no centro, e os dois passageiros atrás.
– Lancia Stratos HF
Esse carro possui um formato bastante achatado e não possui portas, fazendo com que as pessoas tenham que entrar pelo para brisa. Ele conta com um excelente desempenho esportivo.