Fiorino: Modelo Furgão Possui Um Público Fiel

Neste ano de 2011, a montadora de automóveis Fiat comemora 35 anos de operações no Brasil. Durante mais de três décadas, a marca italiana conquistou o público brasileiro, em especial por oferecer veículos compactos, com preço acessível, bom custo de manutenção, economia de combustível e bom valor de revenda.

Fiat

Fiat

Quando desembarcou no Brasil em 1976, até então o mercado era dominado por veículos grandes e pesadões, como o Chevrolet Opala, e com o lançamento de seu primeiro modelo, o compacto Fiat 147, a montadora revolucionou o mercado, por oferecer um veículo pequeno por fora e espaçoso por dentro, diferente de seu principal concorrente, o Volkswagen Fusca, que era pequeno por fora, mas muito apertado por dentro.

O sucesso do Fiat 147 fez a Volks correr atrás e lançar o Gol como resposta, em 1980, um grande sucesso de vendas por quase três décadas, mas isso é uma outra história. Existe um segmento automotivo que teve uma grande alteração graças à montadora italiana, que é o das pick ups compactas e de furgões derivados de veículos de passeio. A Fiat foi uma das pioneiras a investir nesse segmento, lançando o Fiat Fiorino em 1980, que serviu de inspiração para que as outras montadoras investissem nesse segmento.
No seu lançamento, em 1980, inicialmente o Fiat Fiorino foi projetado com a plataforma do Fiat 147. No começo, existia somente a versão furgão, devido ao sucesso no setor de frotistas. Já a versão Fiorino Pick up surgiu em 1988, quando os veículos Fiat sofreram uma remodelação, pois o Fiat 147 parou de ser fabricado, sendo substituído pelo Fiat Uno, que revolucionou o setor automotivo e é um dos automóveis mais vendidos até hoje.

Fiat Fiorino

Fiat Fiorino

A Fiorino Pick up foi um sucesso de mercado na época, e teve como concorrentes neste período, o Ford Pampa, derivado do Corcel e Del Rey, o Chevrolet Chevy, derivado do Chevette e Volkswagen Saveiro, derivado do Gol. No ano de 1998, com a entrada da família Palio, em substituição à família Uno, a Pick up Fiorino deixou de ser produzida, sendo substituída pela Strada, que continua a ser produzida até hoje, com grande sucesso de vendas, e que é atualizada de acordo com as reestilizações que a linha Palio recebe.

No último mês de novembro, o Palio sofreu uma profunda remodelação, sendo praticamente um novo veículo. Como o hatch compacto serve de parâmetro para a criação de automóveis derivados da família Palio, como o sedan Fiat Siena, a station wagon (perua) Palio Weekend  e também a pick up Strada, é de se esperar uma profunda mudança nesses modelos em 2012. Resta aguardar para ver. Por isso, se você é fã da família Palio, espere o ano que vem para conferir os novos modelos que estarão para ser lançados.

Mesmo com a produção da Pick up Fiorino encerrada desde 1998, a sua versão continua firme e forte, pois conta com um público fiel, em especial, profissionais autônomos, pequenas empresas e frotistas. Como possui dimensões de veículo de passeio, é o preferido de empresas que fazem pequenas entregas, como floriculturas, pet shops, tinturarias, encomendas, entre outras.

Além disso, o Fiorino Furgão também é muito procurado por profissionais autônomos, como, por exemplo, vendedores de cachorro-quente, já que é possível instalar os equipamentos em sua caçamba, além de aproveitar a cobertura do furgão.

Fiorino

Fiorino

Outro atributo muito elogiado do Fiorino Furgão é o seu baixo consumo, já que a versão atual conta com motor 1.3 Flex, que possibilita andar tanto a álcool como a gasolina. Mas o seu desempenho também agrada, pois conta com 71 cavalos de potência no álcool ou 70 cavalos na gasolina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.