Salto de Esqui

Considerado um desporto também praticado em competições de inverno, o salto de esqui exige do atleta muita preparação e ao mesmo tempo precisão nas manobras e saltos, já que a velocidade é realmente impressionante. O único instrumento necessário é o esqui que faz com que o competidor desça por rampas muito altas e inclinadas.

Esqui

Uma das regras que mais se avalia em pontos está em uma aterrissagem com maior distância após o salto, e também com equilíbrio e segurança, ou seja, em perfeita harmonia com o solo. A pontuação também se acumula com as notas dos juízes que avaliam a dificuldade e beleza de cada salto, e suas respectivas manobras, que dependem de pontos entre 1 a 20, dependendo do estilo do esquiador.

Os países sedes de Jogos Olímpicos e outras competições geralmente precisam estar centrados em um inverno rigoroso, já que as pistas acompanham quantidades grandes de gelo, e perfeição na construção das mesmas, com alturas medidas e registradas conforme regras da Associação Mundial do Esqui.

Origens Históricas

A modalidade do salto com esqui surgiu exatamente em Mordegal na Noruega. Contudo muitas competições já eram realizadas em muitos outros lugares, como em Oslo e Trysil, países com grande quantidade de neve durante os meses de inverno rigoroso, o que dificulta ainda mais uma preparação completa do atleta, já que com o corpo em temperaturas frias, as manobras tornam-se ainda mais perigosas.

Com o passar do tempo houve também uma necessidade de classificação dos saltos e dos tipos de provas, que até então só incluíam homens nesse desporto. Assim dividiu-se o salto em esqui em competições entre equipes e também individuais. Mas há ainda os tipos de pistas, que variam de acordo com a altura e extensão, como a rampa normal e a rampa grande.

Modalidade

Atualmente já existem cinco tipos de rampas que são consideradas registradas oficialmente em competições a nível internacional, melhorando a desempenho de todos os atletas que se subdividem em várias categorias, e com a divisão entre o masculino e o feminino, e suas respectivas regras.

Os Maiores

Por incrível que pareça os esquiadores que ganharam o maior número de medalhas em competições mundiais são os Finlandeses, com exatamente 22 medalhas no total, 10 são de ouro e as demais em prata e bronze. Mais incrível ainda são os 86 anos de competição, nos quais a Finlândia foi fiel e participou todos os anos.

Competidores

Logo atrás no ranking dos maiorais no esqui com salto está a Noruega e depois a Áustria, logicamente por serem países com características de uma boa prática do esqui, especialmente no período de inverno, em pistas naturais.

Contudo o maior competidor do esqui com salto e maior ganhador de medalhas é o Finlandês Matti Nykänen, o qual compõe um quadro com quatro ouros olímpicos (1984 e 1988) e seis mundiais (entre 1982 e 1989).

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.