Patinação de Velocidade

A patinação de velocidade ou também conhecida mundialmente como speed skating, é um esporte praticado essencialmente em pistas de gelo, naturais ou mesmo artificiais. A dificuldade do desporto está especialmente nas manobras e piruetas que o patinador deve realizar, e nas voltas em sentido anti-horário.

Dentro da patinação de velocidade existem dois tipos de provas, as individuais e as realizadas em equipes ou duplas. Na competição individual quem percorre a pista de 100 a 500 metros em menos tempo é o vencedor.

Gelo

Já nas competições em equipe ou em dupla os patinadores da mesma equipe largam ao mesmo tempo e devem percorrer a pista com tempo definidos, fazendo com que todos os competidores da mesma equipe cheguem ao final com o melhor tempo.

A velocidade dos patinadores pode chegar até aos 60 km/h e as demais acrobacias dependem do tempo que estão desenvolvendo, já que o mais importante além de tudo ainda é chegar à reta final em menos tempo, com pontos de vantagem.

Curiosidades

A patinação de velocidade foi um desporto que nasce ainda no século XIII, composto com patins de ferro e a sola de madeira, um instrumento bem rústico e que não envolvia tanta velocidade como hoje. Contudo as competições à nível esportivo foram realizadas primeiramente na Holanda, mas exatamente no ano de 1616.

Há indícios de que a modalidade de equipe na patinação só surgiu recentemente no ano de 2006, nos Jogos De Inverno de Turim. Assim deu-se a regra do revezamento entre os patinadores, e de como poderiam competir cada vez mais dentro de um espaço mais amplo e liso.

Atleta

Os gelos artificiais só foram implantados e regulamentados de fato nas Olimpíadas de 1960, quando muitas pistas naturais já não possuíam tanta neve e resistência o suficiente para uma prática segura. Daí por diante a maioria das competições de patinação de velocidade são realizadas com pistas artificiais.

Agilidade e Competitividade

A patinação no gelo em velocidade certamente impressiona a todos os que assistem às corridas pelo fato da extrema velocidade e agilidade envolvendo os patinadores, que devem utilizar de equipamentos e roupas especiais dentro desse desporto.

Hoje dentro da patinação de velocidade, os atletas já conseguem passar dos 60 km/h em plena largada, principalmente nas pistas artificiais, onde a qualidade e rapidez são ainda maiores.

Velocidade

Nas competições em equipe o cuidado com a velocidade deve ainda ser redobrado, já que uma trombada pode ser fatal para o competidor, que mesmo protegido pode além de sair da prova se machucar gravemente.

Treinos diários e uma boa preparação do patinador são aspectos fundamentais que auxiliam o mesmo no comando de um esporte muito rápido, ágil e impressionante dentro dos desportos que envolvem pistas de gelo.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.