Quantos Metros Tem a Caixa de Areia do Salto em Distância?

A modalidade olímpica chamada de salto em distância (salto em comprimento no português europeu) se caracteriza pela combinação de força, velocidade e agilidade por parte do atleta para saltar o mais distante quanto possível partindo de um ponto pré-determinado. Essa é uma das modalidades que existem desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Estão presentes nos jogos da Era Moderna desde sua primeira edição realizada em Atenas em 1896 na categoria masculina. A modalidade feminina de salto em distância é disputada desde Londres 1948. O primeiro atleta campeão da Era Moderna foi o norte-americano Ellery Clark. Na categoria feminina a primeira olímpica foi a húngara Olga Gyarmati.

O recorde mundial do salto em distância (8,95 m) na modalidade masculina pertence ao norte-americano Mike Powell desde 1991. Já na categoria feminina o recorde (7,52 m) pertence à atleta da ex-União Soviética Galina Chistyakova desde o ano de 1988. Continue lendo para saber mais sobre essa modalidade e saber quantos metros tem a caixa de areia.

Salto em Distância: Conheça a História da Modalidade

Mulher Saltando

Mulher Saltando

Essa modalidade olímpica é o único tipo de salto conhecido que fazia parte do pentatlo disputado na Grécia Antiga. O atletismo da Antiguidade tinha como finalidade principal a preparação para a guerra. Provavelmente o salto em distância foi criado para treinar os soldados para cruzar obstáculos como ravinas e riachos.

Observando as marcas remanescentes dos Jogos Olímpicos da Antiguidade é possível concluir que, diferente das regras atuais da modalidade, os atletas podiam dar apenas uma breve corrida antes do salto. Além disso, os atletas precisavam carregar um peso pequenino em cada mão no momento do salto. Os halteres pesavam entre 1 e 4,5 kg.

No momento do salto os atletas deviam balançar os pesos para frente e empurrá-los para trás na metade do salto. Era uma forma de dar mais impulsão, era imprescindível manter os pesos nas mãos durante toda a realização do salto. Ao balançar os pesos para cima e para baixo no final do salto os atletas conseguiam alterar o centro de gravidade conseguindo manter as suas pernas mais esticadas de forma a aumentar a distância do salto.

O Salto na Antiguidade

Acredita-se que o salto em si acontecia de uma linha chamada bater (que significa aquela que é pisoteada), bem provavelmente era usada uma placa simples no chão do estádio que era posteriormente removida depois da prova. Os saltadores deviam aterrissar numa área chamada skamma (que significa espaço escavado).

Uma curiosidade é que nessa época não existia ainda a caixa de areia, esse item é uma invenção moderna. A área de fim do salto, a skamma, era basicamente uma área pequena previamente escavada para a prática.

Dificuldade

Pista de Salto

Pista de Salto

A prova olímpica de salto em distância era considerada como uma das mais difíceis da Antiguidade por demandar muita técnica. Enquanto os atletas saltavam eram executadas músicas. Algumas vezes eram tocadas gaitas que ajudavam a dar o ritmo para os movimentos complexos realizados pelos atletas. A música era um elemento que visava ajudar os atletas a conquistar o ritmo necessário para executar essa que era vista como a prova mais difícil.

Chionis de Esparta foi o mais notável dentre os atletas da Antiguidade na modalidade do salto em distância. Há registro de que nas Olímpiadas de 656 a.C. ele realizou um salto de 7,05 metros.

Modalidade Sem Corrida

Tênis Atleta de Salto

Tênis Atleta de Salto

Houve uma modalidade de salto em distância sem corrida realizada entre as Olímpiadas de Paris de 1900 e de Estocolmo de 1912. Nessa modalidade o atleta saltava a partir de uma marca estando totalmente parado, era utilizada somente a impulsão do corpo para saltar. O atleta norte-americano Ray Ewry foi campeão olímpico dessa modalidade três vezes consecutivas. É importante dizer que essa modalidade de salto em distância não existe mais.

Conheça as Regras do Salto em Distância

O salto em distância consiste num salto dado depois de uma corrida realizada numa raia marcada no solo. O atleta deve saltar o mais longe quanto possível aterrissando então numa caixa de areia que tem ao menos 10 metros de comprimento por 2,75 metros de largura.

Se o atleta pisar no fim da tábua de impulsão terá seu salto desclassificado. A marcação dessa área é normalmente feita com uma listra vermelha postada diante do início da caixa. Nos dias de hoje é usada plasticina na tábua para que seja mais fácil para os juízes verificarem a infração.

Grande parte dos eventos de salto em distância tem seis saltos, contudo, alguns eventos optam por ter apenas três saltos. Caso haja empate entre os competidores no salto mais longo será considerado o campeão aquele que tiver a segunda marca mais longa.

Mecânica das Grandes Competições

Medindo a Distância do Pulo

Medindo a Distância do Pulo

Nos eventos esportivos de grande magnitude que tem o salto em distância normalmente são classificados os 12 melhores atletas da primeira etapa para seguir na competição. A segunda etapa é composta por três saltos, somente os oito melhores atletas passarão para a etapa final.

Na rodada final são dados mais três saltos e os seis melhores atletas determinam os vencedores. Assim como em outras modalidades de atletismo, no salto em distância, são desconsideradas marcas de recordes obtidas com o vento a favor acima de 2 m/s.

Qual a Medida da Caixa de Areia do Salto em Distância?

Como mencionamos acima a caixa de areia do salto em distância possui pelo menos 10 metros de comprimento e 2,75 metros de largura. A emoção de ver os atletas dessa modalidade aterrissando nesse espaço é realmente indescritível. O atletismo é uma daquelas modalidades que até quem não entende muito as regras se encanta e se pega torcendo.

Atletismo: Treinando Movimentos Básicos

Crianças Treinando Salto

Crianças Treinando Salto

O atletismo pode ser uma excelente opção de prática esportiva para quem deseja conquistar condicionamento físico e manter seu corpo saudável. Algo bem interessante a respeito dessa modalidade é o fato de ajudar o corpo a se preparar para realizar movimentos básicos do dia a dia. Se você se interessou nessa prática de forma amadora deve procurar um personal trainer ou educador físico para te auxiliar e evitar eventuais lesões. O esporte deve ser praticado com cuidado.

Gostou de saber mais sobre salto em distância? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.