Quais São os Principais Gestos da Ginástica Artística

Quais São os Principais Gestos da Ginástica Artística

  • A Ginástica Artística e suas Características

A ginástica artística é uma modalidade esportiva, praticada em todo o mundo. Está presente nos Jogos Olímpicos e é derivada da ginástica tradicional (assim como a ginastica rítmica). Com uma capacidade de revelar talentos natos, a ginástica artística apresenta um grau altíssimo de dificuldade em seus movimentos. É praticada por homens e mulheres, e conta com a presença de aparelhos em suas execuções. A modalidade coirmã ( a ginastica rítmica) também é executada com a presença de aparelhos, contudo os aparelhos são diferentes. Vale salientar, inclusive, que os aparelhos dentro da ginástica artística, mudam da modalidade masculina para a feminina.

A ginástica artística  tem em todo o mundo e no Brasil, expoentes de ambos os sexos que se destacam entre os principais esportistas. O esporte com o tempo deixou de ser algo extremamente elitizado, para dar lugares às mais diferentes classes. No Brasil existem escolas de ginástica artística, que recebem patrocínio de grandes empresas como a Petrobras, e revelam talentos natos. Alguns ginastas brasileiros como Diego Hipollyto e Daiane dos Santos, criaram movimentos que foram registrados na FIG (Federação Internacional de Ginastica), com os nomes dos próprios ginastas.

  • Os Aparelhos da Ginástica Artística e Os Movimento Característicos

Existem movimentos obrigatórios em cada aparelho da ginastica artística. Esses aparelhos e movimentos obrigatórios são especificados pela FIG. Os aparelhos variam da modalidade feminina para a masculina. Alguns aparelhos são comuns para homens e mulheres.

Aparelhos da Ginástica Artística 

Aparelhos da Ginástica Artística

  • O solo é um aparelho em comum, e talvez seja o mais popular. Para o masculino a prova dura 1 minuto e 10 segundos, já para o feminino a duração é de 1 minuto e meio. O solo tem um total de 12 metros de comprimento por 12 metros de largura. Uma curiosidade é que a prova dos homens não tem trilha sonora, sendo necessário um total silêncio da plateia para a execução da prova. Já para as mulheres, a prova é acompanhada de música ao fundo. Geralmente música clássica, e acompanhado por belíssimos movimentos das ginastas.
  • O salto sobre o cavalo, como diz o próprio nome é uma prova em que o aparelho chamado cavalo, é utilizado como apoio para a realização de um salto executado pelo ginasta. Essa prova, assim como o solo, é um dos tipos de prova que está inserido tanto na modalidade masculina, quanto na modalidade feminina. A altura que a FIG normalizou em seu regulamento para o cavalo é de 1 metro e 35. O inicio da prova se dá com um sinal do (a) ginasta, que então passar a ter sua prova analisada pela comissão avaliadora. Mixando atributos como velocidade, precisão e força, essa prova permite um total de 3 tentativas, contando que nas duas primeiras não haja contato do ginasta nem com o chão, nem com o cavalo.
  • O cavalo com alças é outro aparelho da ginástica artística. Nesse aparelho apenas os homens competem, por exigir uma força braçal incrivelmente alta. Os movimentos nesse caso devem ter formatos de círculos e tesoura, conforme o regulamente da federação internacional. A regra geral é que nenhuma parte que não sejam as mãos do ginasta, pode ter contato com o aparelho. O cavalo se localiza a pouco mais de 1 metro do solo.
  • Outro aparelho exclusivamente masculino são as barras paralelas. O nome do aparelho é bem alto explicativo, e as barras estão em uma altura total de 1,75 metros. Em caso de queda, existem colchões no chão para que uma possível queda seja amenizada, e não provoque lesões serias nos ginastas.
  • O aparelho que fecha a modalidade masculina são as barras fixas. A barra está a pouco mais que 2 metros e meio de altura. Os movimentos nessa modalidade talvez sejam os que exigem maior nível de técnica, demandando em uma altíssima complexidade na execução da prova. Dentre os movimentos, estão saltos para frente e para trás, mortais, e movimentos de tesoura, que não podem resultar em queda. Em caso de queda, severos descontos são aplicados na nota do ginasta, que praticamente perde a chance de vencer a prova.

A modalidade feminina também tem provas exclusivas, que não são praticadas pelos homens. Além do solo e do salto sobre cavalos, também estão a trave de equilíbrio e as barras paralelas assimétricas.

  • As barras paralelas assimétricas, inicia com um movimento que toma o trampolim como ajuda de propulsão da ginasta. Os movimentos, devem ainda, misturar piruetas e saltos mortais. Além disso, existem outros movimentos característicos do aparelho.
  • Por último e não menos importante, está a trave de equilíbrio. Movimentos em tesoura com as pernas, piruetas, e movimentos com os braços estão entre os movimentos obrigatórios. A prova apenas inicia quando houver a impulsão no trampolim, assim como nas barras assimétricas.
  • Alguns Movimentos Obrigatórios

Abertura : A abertura é a execução que trás  uma ação muscular, que realiza a extensão das articulações dos quadris.

Abertura na Ginastica

Abertura na Ginastica

Carpado: Nesta execução, os membros inferiores que estão estendidos, desenham uma angulação de 90º, com o tronco do(a) ginasta.

Empunhaduras : São tomadas, pegadas ou presas, que realizam uma série de formas do ginasta, de agarrar as barras e nelas continuar.

Estendida: Corresponde a uma posição parada, em que o(a) ginasta tem seu corpo completamente ereto, sem nenhuma angulação.

Flic-Flac :É um movimento que antecede algum outro movimento. Aqui de forma preparatória para o próximo movimento, o executante ergue seus braços e os estica. Neste exato momento, os seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Esta execução pode ser realizada tanto para frente, como para trás do eixo do ginasta.

Grupada : Esta é uma posição, em que todas as partes do corpo do ginasta, sem nenhuma exceção, se aproximam do ponto central do corpo, abaixo da região da barriga. A norma básica é que a cabeça deve quase encostar no  joelho, enquanto as pernas devem estar flexionadas.

Mortal: Este é um movimento muito comum e popular até por indivíduos que não praticam a ginastica artística. Com grande grau de dificuldade, o ginasta deve se lançar para frente ou para trás. Existem algumas adaptações desta execução, que são: mortal carpado, mortal estendido, e mortal grupado.

Salto Pak: Este movimento é um salto, em que sua realização se da para passar da barra mais baixa para a barra mais alta. O ginasta deve encarar o salto pak, como um movimento preparatório para um próximo movimento.

Salto Pak

Salto Pak

  • Movimentos Criados Por Brasileiros

Dada a importância do Brasil na ginástica artística, é importante destacar a grande relevância que alcançamos, tendo inclusive movimentos registrados pela FIG, com nomes de brasileiros.

Daiane dos Santos deixou o mundo todo completamente abismado ao realizar o movimento chamado de duplo twist carpado. Isso aconteceu em 2003, durante o campeonato mundial de ginástica, realizado nos Estados Unidos.

Outro brasileiro que alcançou a proeza de estrear um movimento foi Diego Hypollito, durante o campeonato brasileiro, que foi realizado em Porto Alegre em 2009. O movimento foi duplo twist carpado sucedido por uma pirueta e meia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.