Qual a Idade de Berçário? Qual a Mínima e a Máxima?

Qual a Idade de Berçário? Qual a Mínima e a Máxima?

A procura por vagas e locais adequados para as crianças em idade de frequentarem o berçário, é cada vez maior.

As mães estão tendo que retornar ao mercado de trabalho muito cedo, e também tem aumentado o número de mães solteiras, que não têm com quem deixar seu bebê, mas precisam trabalhar para levar o sustento pra dentro de casa.

São vários os motivos que levam a isso, seja por se tornaram chefes de família, entre outros motivos, surge a necessidade de deixarem seus filhos em creches ou berçários particulares.

É importante levar em consideração todas as dúvidas que surgem na cabeça dos pais durante esse período de escolha do local, pois se trata-se de aspectos que devem conciliar o interesse tanto dos pais, quanto das crianças.

Berçário: Qual a Idade Mais Indicada?

De acordo com a Lei 12.796/13, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a matrícula de crianças partir dos 4 anos de idade é obrigatória na Educação Infantil. Entretanto, é possível colocar crianças antes dessa idade em creches e berçários, porque ainda não existe uma idade oficial referente a faixa etária recomendada para o berçário.

Algumas instituições espalhadas pelo Brasil a fora, estipulam a idade mínima das crianças que serão acolhidas em seu estabelecimento.

Conforme alguns especialistas aconselham, se possível, o mais indicado é aguardar ao menos até os seis meses pois, a partir dessa idade, os bebês já apresentam mais autonomia, a maioria já não são amentados no peito, podendo assim, serem inseridos outros alimentos na hora das refeições, facilitando a adaptação do pequenos.

Berçário

Berçário

Além do mais, as mamães poderem curtir um tempo a mais com seus filhos, aproveitar esse momento ímpar na vida de toda mulher. Infelizmente, a maioria não tem opção de ficar em casa com seus bebês, fato esse que não impede que eles sejam inseridos nesses ambientes mais cedo, pois existem berçários que recebem bebês a partir dos três meses de idade.

Como Escolher Um Berçário?

Antes de começar a procura de um berçário, é aconselhável que os pais marquem uma consulta com um pediatra e tire todas as dúvidas a respeito dos riscos referentes a saúde do bebê, pois os ambientes das creches e berçários são muito propícios a contaminação de enfermidades.

O resfriado é um dos principais exemplos, devido à aproximação de uma criança com a outra que pode estar doente, facilitando a propagação de vírus. Seja dentro da sala de aula, ou nos espaços externos da instituição, quando estão se divertindo no parquinho.

Os berçários são instituições que têm por finalidade, oferecer cuidados e auxiliar no desenvolvimento de crianças na faixa etária de 03 meses a 1 ano e meio.

Duas Crianças Brincando no Berçário

Duas Crianças Brincando no Berçário

Os conteúdos desenvolvidos não são métodos tradicionais, o que não diminui a eficácia no aprendizado das crianças, pois são todos pensados e planejados especificamente para cada faixa etária.

Afim desenvolver o conhecimento, ensinando de forma clara, objetiva e em uma linguagem de fácil entendimento para as crianças, trabalhando com atividades pedagógicas que favorecem o crescimento sadio dos bebês.

Alguns detalhes devem ser analisados com cuidado, pois fazem toda a diferença, podendo influenciar até mesmo na rotina familiar.

A crítica construtiva dos pais ao visitar cada instituição, é muito importante para transformações positivas desses ambientes, que compartilham a responsabilidade juntamente com a família, de formarem futuros cidadãos autônomos, preparados para convivência social e o mercado de trabalho.

É importante escolher um berçário comprometido com o desenvolvimento, segurança e saúde dos bebês. Existem alguns fatores que devem ser observados nos berçários antes da decisão final, sobre qual berçário matricular seu bebê. Citaremos abaixo algumas dicas:

  • Visita Aos Berçários

A escolha pelo melhor berçário ou creche não deve ser feita de forma precipitada. É muito importante que os pais visitem, no mínimo, duas instituições para fazer uma comparação, e para analisarem os pontos fortes e fracos de cada uma.

Se possível faça uma visita sem horário dia e hora marcados pois, assim, fica mais fácil de ver a realidade da rotina dos profissionais com os bebês.

Não esqueça de conversar com outros pais que já tenham filhos matriculados nas instituições de interesse, para obter informações sobre a reputação do local, e dicas de perguntas para serem feitas no dia da visita. Além disso, converse com a coordenadora da instituição a respeito dos valores que a instituição defende.

  • Equipe

Analisar  como a equipe se comporta com os bebês, e se informar sobre o grau de formação acadêmica das cuidadoras é muito importante, pois essas pessoas serão responsáveis por cuidarem dos seus bebês enquanto você trabalha ou desenvolve outras atividades. Por isso, é muito importante tentar garantir que haja profissionalismo e amor no que está sendo feito.

Verifique-se se não há excesso de crianças na mesma sala, pois não é recomendado que haja mais que oito crianças por turma, e se o número de profissionais corresponde à demanda. Só assim, os bebês se desenvolveram de forma natural, em um ambiente agradável e organizado, onde suas necessidades serão supridas, e tudo for pensado para eles.

  • Higiene e Alimentação

    Alimentação no Berçários

    Alimentação no Berçários

A limpeza dos berçários é um dos pontos mais importantes a ser observado nesses locais, pois os bons hábitos de higiene evitam a proliferação de doenças muito comuns na fase infantil.

Deve-se verificar se a organização, ventilação e iluminação estão adequados. Algumas instituições possuem, além da equipe pedagógica, profissionais da área da saúde, como nutricionistas e enfermeiras.

Caso a creche e o berçário não possuam esse tipo de profissional, questione quais sãos medidas tomadas em caso de acidente ou emergências relacionadas a saúde das crianças.

  • Localização

A localização deve ser ponderada na hora de escolher a melhor instituição para o seu bebê. Este fator é muito importante, pois interfere diretamente na rotina da família. Imagine o transtorno que seria, demorar em média uma hora no trajeto trabalho- berçário todos os dias?

Essas questões devem ser avaliadas, pois a longo prazo pode gerar um nível de estresse muito alto, além do cansaço tanto para os pais quanto para as crianças.

  • Rotina de Atividades

    Atividades no Berçário

    Atividades no Berçário

Apesar de se tratar de bebês, as atividades desenvolvidas nos berçários devem sim, ter um propósito e horários estipulados, através de uma estrutura bem planejada. Elas devem estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, e trabalhar diariamente a socialização com as crianças.

Os projetos pedagógicos devem elaborar planos de aulas, onde as atividades sejam desenvolvidas utilizando-se métodos lúdicos, com música, histórias e as brincadeiras que eles tanto amam, entre outras.

Essas ações são fundamentais pra o desenvolvimento dos bebês, envolvendo vários aspectos diferentes ao mesmo tempo. Os métodos de aprendizagem utilizados pela instituição devem ser passados de forma clara para os pais, para que eles não tenham dúvidas de como a escola lida com o ensino nessa faixa etária.

  • Infraestrutura

Muitos pais não dão importância a esse aspecto, mais a infraestrutura das instituições faz parte dos cuidados com os bebês. Os espaços físicos do berçário devem formar ambientes amplos, limpos e conservados, os brinquedos higienizados, organizados e adequados para cada faixa etária.

Todos os mobiliários que compõem a decoração da sala devem ter suas quinas protegidas, tomadas cobertas, produtos de limpeza e outros materiais que se ingeridos podem causar danos à saúde, precisam ser colocados longe do alcance das crianças.

  • Mensalidade do Berçário

A mensalidade do berçário é um assunto que deve ser discutido pelos pais, pois é uma decisão que implicará em mais uma despesa para a família, que provavelmente possui muitos compromissos, que são pagos mensalmente.

Para os pais que optam por berçários particulares, possuem condições de pagar a mensalidade, o preço sofre algumas variações, que ocorrem de acordo com a localização, turno e estrutura oferecidas pela instituição.

De modo geral, os preços variam de R$150,00 a R$1.300,00. Para os pais que sonham em colocar seus bebês em instituições particulares, mas não tem condições financeiras, uma ótima dica é conseguir uma bolsa de estudo para berçário, que disponibiliza descontos de até 50% nas mensalidades.

Depois de pesquisar, e encontrar as instituições na sua região que são mais adequadas aos seus planos, pesquise sites direcionados para obter a bolsa, e faça sua inscrição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.