Nado Borboleta: Posição do Corpo, Respiração, Pernada, Benefícios e História

Conhecido também como nado golfinho, o nado borboleta, possui uma técnica bastante peculiar que demanda do praticante muita energia e agilidade para se mover dentro da piscina. Se você gosta de nadar e da técnica borboleta vai gostar de saber mais sobre a história da modalidade, a correta posição do corpo, como respirar, dar as pernadas, os benefícios e um pouco da história. Continue lendo para saber mais.

História do Nado Borboleta

O nado borboleta foi criado pela nadadora Maria Lenk na década de 1930 como uma inovação para o nado peito e uma forma de se desafiar nas piscinas. Trata-se de uma modalidade que demanda muita energia. É considerada a segunda modalidade de natação mais rápida pelos atletas profissionais, fica atrás somente do nado Crawl.

Maria Lenk

Maria Lenk

Conhecendo a Técnica do Nado Borboleta

Para se tornar um bom nadador do estilo borboleta é fundamental saber mais sobre a técnica e como executá-la. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre a modalidade e seus pormenores.

A Técnica do Nado Borboleta

Essa modalidade tem um ciclo completo com duas pernadas e uma braçada, a característica mais marcante é que o nadador não realiza o movimento de rotação da parte de cima e debaixo do corpo no momento em que ocorre a passagem de água. Trata-se de um estilo que demanda mais força para vencer a resistência da água.

Posição do Corpo e Respiração no Nado Borboleta

Assim como em outros estilos de nado é necessário que o corpo esteja o mais paralelo quanto possível em relação à linha da água. A respiração acontece frontalmente, o momento correto é aquele em que os braços começam a sair da água.

Braçadas no Nado Borboleta

Bastante parecido com o nado peito, mas nesse caso as braçadas se alternam entre fases aéreas e submersas.

Pernadas no Nado Borboleta

Nesse nado as pernas devem se mover simultaneamente ficando unidas. Para cada braçada devem ser realizadas duas pernadas.

Movimento de Ondas em Forma de S

O corpo dentro da água deve imitar uma letra S conforme o nado acontece, os movimentos devem ter sintonia no corpo todo imitando dessa forma ondas. É exatamente essa formação de ondas que faz com que o estilo seja conhecido como golfinho em alguns pontos do país.

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

A natação é uma atividade física que permite trabalhar com efetividade o sistema respiratório assim como contribui para o equilíbrio do indivíduo. Por exigir certo esforço de execução, a modalidade borboleta, é interessante para o desenvolvimento de força corporal e resistência. Pode ser uma boa atividade para melhorar seu folego assim como desenvolver mais coordenação motora haja vista que demanda sintonia de movimentos entre a parte superior e a inferior.

Nadar é uma atividade que permite colocar os pensamentos em ordem permitindo um elevado grau de reflexão. Pode ser uma forma interessante de encadear o raciocínio lógico e até mesmo se distrair da rotina atribulada do dia a dia. A natação deve ser praticada como uma forma de reflexão e relaxamento.

Gostou de saber mais sobre o nado borboleta? Deixe seus comentários abaixo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.