Dança Francesa Infantil Mais Popular

A França – Visão Geral

A França é um país que possui nome oficial de República Francesa e que se localiza na parte ocidental do continente europeu. Muitas pessoas preferem tratar a França como um Estado Unitário, mas os significados dos termos diferem muito pouco do que a definição de um país. A França conta ainda com uma grande quantidade de territórios ultramarinos e também de ilhas, sendo que essas são localizadas até mesmo em outros continentes. Já a região metropolitana do país se localiza entre o Mar do Norte e o Canal da Mancha até o Mediterrâneo e do Oceano Atlântico ao Rio Reno.

O país tem alguns “apelidos” que remetem ao seu território, já que o mesmo possui um formato de uma figura geométrica, mais precisamente um hexágono, então, o principal apelido que o país carrega é de “L’Hexagone” ou simplesmente em português “O Hexágono”. Esse território nesse formato faz fronteiras com vários outros países, como a Alemanha na região nordeste, a Suíça e Itália na região leste, a Bélgica e Luxemburgo na região norte e a Espanha na região sul, além de algumas micronações, como é o caso da Andorra e de Mônaco.

Ainda em relação a sua área de extensão territorial, a França é o país mais extenso da União Europeia, e quando comparado com todos os países europeus, ele é o terceiro maior, ficando atrás somente da Rússia e da Ucrânia, porém, quando o território francês é somado com seus territórios ultramarinos, o território fica maior do que o ucraniano.

A França é um país extremamente importante, tanto a nível regional, quanto a nível mundial, sendo uma grande e importante potência, influenciando as outras nações em vários aspectos principalmente no que diz respeito ao militarismo, a economia, a cultura e a política. Toda essa influência fez com que a França passasse a ser uma grande líder hegemônica em toda a Europa, principalmente durante o período entre os séculos XVII e XVIII, que foi também a época que o país passou por vários processos de colonizar outras nações, e que depois, refletiu na construção de um de um Império, que foi inclusive o segundo maior Império de toda a história.

A nação francesa conta com um importante documento, que reúne todos os ideais que são importantes para o país, que é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que foi resultado da Revolução Francesa e que mantêm a definição dos direitos, tanto individuais, quanto coletivos, até os dias de hoje. Atualmente, a França é considerada uma nação laica – ou seja, que não permite a influência religiosa em assuntos políticos – indivisível e social democrática – que representa a possibilidade de todos os cidadãos possuírem direitos igualitários de elegerem e serem eleitos – sendo que todas essas características estão previstas na constituição.

Cultura da França

A França é um país que chama bastante atenção por sua cultura e isso acontece desde muitos séculos atrás, sendo considerado até mesmo um extremamente significativo centro de criação cultural. Toda essa importância se reflete no fato de os artistas franceses se encontrarem entre os mais famosos do mundo durante muito tempo e é exatamente por isso que a França tem todo o reconhecimento a respeito desse tema ao redor de todo o planeta.

Foi criado na França um Ministério da Cultura o ano de 1959, e ele muito provavelmente foi um dos maiores contribuintes para a preservação e até mesmo a criação de vários itens culturais do país, que acabaram também por promover e difundir a cultura francesa ao redor de todo o mundo, bem como apoiar muitos artistas, festivais, e outros tipos de eventos, inclusive os relacionados a dança, que são o foco do artigo de hoje.

Danças Francesas Infantil

A dança é um elemento extremamente importante na cultura de qualquer país, e com a França não seria diferente, já que ela é uma forma de expressão artística muito válida em qualquer idade, contemplando tanto as pessoas mais velhas, quanto as crianças. As danças mais características e tradicionais da nação francesa são a quadrilha e o cancã, que foram realmente criadas lá. Porém, existem danças de outros países que tomaram conta da cultura francesa também, como é o caso da valsa, que é uma dança de origem austríaca, ou ainda o balé, que é uma dança de origem italiana.

Danças Francesas Infantil - Valsa

Danças Francesas Infantil – Valsa

O cancã, apesar de ser uma dança extremamente relevante na França, não é originalmente muito difundida entre as crianças, já que ela foi criada nos cabarés do país, que são ambientes voltados especificamente para os adultos e que existem algumas unidades até os dias de hoje e assim sendo, é uma das danças que mais representam a França. Ainda que a dança original tenha um teor um pouco mais sexual, algumas escolas de dança ou ainda escola tradicionais mesmo, fazem adaptações para que as crianças possam dança-la e fazer uma homenagem ao país de forma que não haja nenhum problema.

Já a quadrilha, que é a outra principal dança da França, é uma espécie de reinterpretação das valsas que eram realizadas na Alemanha, e essa sim é realizada com uma maior frequência por pessoas de todas as idades, e a fama ficou tão grande que essa dança foi difundida para outros países do mundo, inclusive no Brasil, sofrendo várias adaptações ao longo do tempo, e tendo sua própria versão aqui no Brasil, onde muitos termos foram mantidos – ou pelo menos serviram de inspiração para outros termos – como por exemplo o “Alavantu” que a escrita original é “en avant tous”, o “Anarriê” no qual a escrita original é o “en arrière”, entre várias outras palavras. Essa dança no Brasil é realizada por muitas crianças, em escolas ou festas de modo geral, na maioria das vezes entre os meses de junho a agosto, que são a época que acontecem as festas caipiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.