Karatê

O Karatê é uma arte que recebeu forte influência das lutas chinesas milenares e primitivas como o Surhite, o Naha-te e o Toman-te, esses nomes representam três estilos, cada um deles, em referência às cidades onde foram criados estes tipos de luta. Coube ao Professor Sokom Matzumara, fundir os três estilos que foram se modificando de acordo com os próprios seguidores de Matzumara criadores de novas técnicas. Nas Ilhas japonesas, foi Anko Itozu quem introduziu e popularizou o Karatê.

Karatê

Karatê

Mesmo assim, esta luta marcial continuou e continua até os dias de hoje, a ser aperfeiçoada em todos os seus vários estilos. Esporte É Saúde, justifica plenamente a difusão no mundo inteiro a pratica do Karatê, que na sua origem foi um esporte acolhido como um meio de defesa pessoal e de certo componente místico, o Zen, introduzido em suas aulas que começam e terminam com pequenos períodos de meditação objetivando o autocontrole, a atenção, a força e a velocidade nos golpes. A modernização do Caratê no Japão inclui o uniforme branco, que representa a pureza do iniciante e a utilização de faixas coloridas que indica o nível de cada lutador, sendo a faixa preta, o indicativo do grau mais elevado para quem a sustenta.

Shotokan

Shotokan

O Karatê como Arte Marcial, vem se tornando popular em todo o Planeta. Além da Ásia, onde é um dos Esportes mais populares e disputados em todos os níveis e escolas. A graduação no Karatê, tem objetivos específicos. O branco que representa a pureza dos iniciantes e o preto, os conhecimentos adquiridos durante todos os anos de prática. O nível de experiência e o grau da iniciação estão representados nas cores, sendo que entre o branco e o preto, existem várias faixas que correspondem ao grau de adiantamento de cada lutador. A Cultura Religiosa dos povos asiáticos assimila perfeitamente os ideais buscados na luta do Karatê, onde a defesa pessoal é o objetivo principal. Hoje o Karatê, graças a sua difusão através de diversas escolas com estilos diferentes, como por exemplo, o JIRC, já alcançou o nível Olímpico.

Técnicas

Técnicas

Como esporte competitivo que é nos dias de hoje, ao contrário do inicial, de caráter meramente defensivo, a Federação Mundial de Caratê, conseguiu tornar o Caratê, uma modalidade de esporte Olímpico devidamente reconhecido pelo COI. No Brasil, a Confederação Brasileira de Karatê, tem suas regras para as entidades filiadas organizarem suas disputas estaduais e nacionais objetivando as Olimpíadas. Se observarmos com atenção, sentiremos uma verdadeira Mensagem de Vida ao nos inteirarmos das idéias filosóficas do Karatê que estão representadas pelo esforço na busca do caráter, na fidelidade ao caminho da razão, cultivando o esforço, respeito e acima de tudo, conter o espírito de agressão, Não Esqueça que acima de tudo este é um esporte e como tal deve ser encarado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.