Esgrima, O Esporte dos Nobres

Desde o inicio da civilização o homem utilizou as armas para se defender dos Animais e de outros homens. No princípio eram lanças e flechas, e armas com pedras, depois quando descobriu os metais essas armas foram naturalmente sendo aperfeiçoadas se tornando cada vez mais resistente e leves, até chegar as espadas, floretes e sabres que conhecemos hoje. A esgrima surgiu nos combates com as chamadas armas brancas ainda na idade média, e nessa época era praticada para a calça e para garantir a sobrevivência nos combates tão comuns a época.

Esgrima Olimpiadas

Esgrima Olimpiadas

Com a evolução da humanidade o homem inventou as armas de fogo, e então as armas brancas foram sendo abolidas.  Nos Filmes de faroeste ainda vemos cenas em que os mocinhos escolhem as armas para duelar….entretanto hoje a esgrima é apenas uma pratica esportiva que utiliza armas de 3 diferentes tipos: florete, sabre e a espada, que representam os armamentos antigos que eram então utilizados nos combates e também nos treinos militares. Cada uma dessas armas possui regras, formas de toques e zonas de pontuações diferentes entre si, assim no sabre é permitido o toque com a ponta o corte e o contra-ponta enquanto com a espada e com o florete só é permitido o toque com a ponta. Na esgrima o desafio consiste em tocar o adversário com sua arma, ganha a disputa aquele que fizer mais pontos, ou seja, tocar mais vezes o oponente com sua arma, os pontos são diferentes de acordo com os tipos de movimentos.

Esgrima, O Esporte dos Nobres

Esgrima, O Esporte dos Nobres

As provas são classificatórias e eliminatórias, nas classificatórias a disputa termina quando um atleta completar 5 toques ou então no tempo máximo de três minutos, quando é encerrada a prova com qualquer numero de toques. Já na eliminatória as provas terminam quando um atleta completar quinze pontos, ou em nove minutos, divididos em 3 tempos com 1 minuto de intervalo entre eles. A esgrima evoluiu muito durante os tempos, estudos e tratados foram escritos em vários países sobre golpes, contra-golpes e formas de defesa e conforme as armas foram evoluindo esses tratados  acompanharam. Espanha, Itália e França se destacaram então nos estudos e novas posições de guarda, esquiva e até de retirada se fosse o caso, surgiram a mascara, as luvas, os punhais e também os coletes para os mestres de esgrima.

História da Esgrima

História da Esgrima

Em 1896 a esgrima passou a integrar os jogos olímpicos e o treinamento nas academias torna-se então voltado para as competições esportivas e não mais para a luta em si. Com os árbitros muda o final da competição, quando até então o ferimento determinava o ganhador. Hoje  a moderna Tecnologia possibilitou que aparelhos eletrônicos determinem o toque e a esgrima torna-se então um Esporte muito disputado, exigindo agilidade e destreza de seus competidores. Muitas mulheres também são eximias esgrimistas e participam das olimpíadas e competições internacionais. A Saúde, Beleza e a elegância da esgrima foram registradas em Bons Filmes que marcaram época como Os Três Mosqueteiros, Hobyn Hod e O Zorro, tornando esse esporte ainda mais apreciado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.