Em Que Ano Foi Criada a Ginástica? História da Ginástica Como Esporte

Em Que Ano Foi Criada a Ginástica? História da Ginástica Como Esporte 

A prática da ginástica vem fazendo parte do cotidiano do ser humano há milhares de anos. A atividade física ajudava, inclusive, na questão de sobrevivência, a qual era expressa na prática da defesa e do ataque do próprio indivíduo e de sua família.

A prática do exercício físico rudimentar era passada de geração em geração, e era praticada em festas, jogos e rituais. Tempos depois, os exercícios começaram a aparecer em diversas formas e estilos de luta, no remo, na natação, no tiro com arco, no hipismo, além de estar presente em rituais religiosos, fazer parte dos jogos, e no preparo dos militares, de uma maneira geral.

A ginástica demorou um bom tempo para ser considerada como uma prática esportiva, isso em comparação com a época em que surgiu, em que era meramente uma prática metódica, datada de 2.600 a.C.

Estas evidências foram encontradas nas civilizações do Egito, da Índia e da China.  As primeiras escolas, com intuito de preparar atletas, foram criadas pelos Gregos, para fazerem exibição ginástica em ginásio, e na presença de um público.

A busca pela saúde do corpo e da mente, estimulava a prática das atividades físicas. Foi na Grécia Antiga que a ginástica começou a ser considerada como educação física, pois dava um equilíbrio entre as aptidões físicas e intelectuais.

Na mesma época, na cidade estado, Esparta, a ginástica era usada exclusivamente para a pratica militar. As crianças começavam a ser treinadas para o combate a partir da idade de 7 anos.

Com essa linha de raciocínio Esparta diminuiu bastante sua participação em jogos da época. Já na cidade de Atenas, os jovens só começavam a praticar exercícios físicos a partir da idade de 14 anos.

A História da Ginástica

História da Ginástica

História da Ginástica

A ginástica é considerada como uma forma de praticar exercícios físicos. E podem ocorrer de duas formas distintas: competitivas e as não-competitivas.

Em geral, quem procura a ginástica são as pessoas que desejam melhorar o seu corpo, fortalecer os músculos ou emagrecer. Além disso, a ginástica também costuma ser procurada por pessoas que buscam um aperfeiçoamento mental, uma maneira mais saudável de relaxar a sua mente.

O desenvolvimento da ginástica se deu na Grécia Antiga, e foi a partir de exercícios praticados por soldados, inclusive as atividades de acrobacias e habilidades.

Ginástica é uma palavra de origem grega (Gymnastiké), e quer dizer a arte de fortificar e dar mais agilidade ao corpo. Da Grécia, ela passou a ser um esporte olímpico, uma vez que começaram a ser usadas nas Olimpíadas de Atenas, em 1896. Porém, era somente para os homens. Somente em 1928, é que Amsterdã liberou a participação das mulheres.

Para a maior parte dos especialistas, a ginástica conhecida atualmente é originária do começo do século XIX. Foi nessa época que as 4 grandes escolas de esporte surgiram (Alemã, Francesa, Sueca e Inglesa), assim como também os aparelhos de ginástica, e os principais métodos.

Desde essa época, a ginástica não parou mais de se desenvolver. No ano de 1881, mais especificamente no dia 23 de julho, a Federação Europeia de Ginástica foi fundada. Mais tarde, ela se tornou a Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 1921.

Classificação da Ginástica

Como dissemos, podemos classificar a ginástica de duas formas diferentes. São elas:

  • Ginástica competitiva

Dentre as ginásticas competitivas, temos:

1 – Ginástica acrobática: onde o principal objetivo é realizar acrobacias, de maneira que o indivíduo tenha mais equilíbrio, força, habilidade e flexibilidade. Além disso, ela também é feita em equipe.

Ginástica Acrobática

Ginástica Acrobática

2 – Ginástica rítmica: na qual estão envolvidos movimentos de dança de diversos tipos diferentes. E que também usa pequenos equipamentos para a sua realização.

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

3 – Ginástica artística: também exige força, habilidade e equilíbrio.

Ginástica Artística

Ginástica Artística

4 – Ginástica de Trampolim: onde são utilizados 1 ou 2 trampolins, para um atleta ou doi, que executam séries de 10 elementos.

Ginástica de Trampolim

Ginástica de Trampolim

  • Não-Competitivas

Dentre as ginásticas competitivas, temos:

1 – Ginástica cerebral: essa ginástica é pratica por meio de exercícios e de movimentos coordenados do corpo do atleta, que são executados da maneira apropriada. Eles não só acessam, como também estimulam algumas partes específicas do cérebro.

Ginástica Cerebral

Ginástica Cerebral

2 – Contorcionismo: essa ginástica é caracterizada pela execução de movimentos flexibilidade que são mais incomuns. Eles são mais usados por artistas, em espetáculo de circo.

Contorcionismo

Contorcionismo

3 – Ginástica localizada da academia: as atividades físicas feitas nas academias, que ajudam a emagrecer, e também melhoram o condicionamento físico, e até para o fortalecimento dos músculos.

Ginástica Localizada Da Academia

Ginástica Localizada Da Academia

4 – Hidroginástica: esse tipo de ginástica ajuda a melhorar tanto a capacidade cardiorrespiratória, quanto aeróbica também. Assim, como já diz o nome, essa ginástica e praticada na água.

Hidroginástica

Hidroginástica

5 – Ginástica laboral: esse tipo de ginástica é frequentemente praticado por funcionários, no local de trabalho, e durante a jornada de trabalho também, como medida de prevenção, para evitar lesões.

Ainda que muitas pessoas procuram a ginástica para ajudar no emagrecimento, ou para dar mais forma ao corpo, ela também é uma forma de expressar a arte, como é o caso da ginástica olímpica, por exemplo.

Vale ressaltar que a ginástica não é somente aqueles exercícios praticados na academia. Ao contrário, ela é tudo o que promove a movimentação do corpo, de maneira que ele se exercite.

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

Benefícios da Ginástica Para a Saúde

A ginástica, seja ela qual for, promove uma série de benefícios para a saúde. Abaixo, listamos alguns dos principais deles. Confira!

  • Redução do peso
  • Melhora a flexibilidade do corpo
  • Contribui para o tônus e a força
  • Reduz a pressão arterial
  • Contribui para o fortalecimento das articulações e dos ossos
  • Promove mais qualidade de vida
  • Ajuda a tratar a depressão e aliviar o estresse e a ansiedade
  • Promove mais energia e resistência ao corpo
  • Contribui para uma melhoria do diabetes
  • Melhora a qualidade do sono e da memória
  • Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro
  • Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom
  • Melhora a postura e o equilíbrio
  • Recupera a auto estima
  • Atua na liberação da endorfina, responsável por aumentar a sensação de bem estar.
  • Contribui efetivamente para a saúde do corpo e da mente
  • Melhora as condições físicas, pois aumenta a resistência do nosso corpo

Riscos da Ginástica

É muito importante lembrar que a ginástica também pode trazer riscos à saúde, caso não seja executada da forma correta, e seja feita com exagero. Podendo levar à problemas nas articulações, ligamentos, ossos e músculos.

É por esse motivo que devemos conhecer os limites do nosso corpo, para não exigirmos demais. Dessa forma, é essencial o aconselhamento de um profissional antes de dar início à qualquer atividade física, para que ele lhe ofereça o suporte necessário, e indique o mais indicado para o seu caso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.