Biribol

Quais São as Regras Deste Jogo Diferente?

O biribol é um esporte praticado dentro de uma piscina, e é bem semelhante ao vôlei. É um esporte brasileiro e que foi instituído em 1968 em Birigui, município interiorano no estado de São Paulo. O responsável pela criação deste esporte é Dario Miguel Pedro, empresário e professor. Foi criado para ser uma recreação e uma alternativa à prática da natação tradicional. Formalmente é jogado em uma piscina com as medidas 4 metros de largura, 8 de comprimento e 1,3 de profundidade. A rede deve possuir 2,62 metros de altura se a competição for masculina e 2,4 metros se a competição for feminina. Nas competições também é necessário usar postes para sustentação e uma bola especial. No entanto, se jogado informalmente geralmente os participantes dispensam a rede e usam uma bola de vôlei comum.

Esportiva

Este esporte coletivo é jogado por duas equipes de duas até quatro pessoas, e estimula o condicionamento físico pois vários músculos são utilizados durante o jogo. O esporte agora é representado pela Liga Nacional de Biribol (LNB), que conta com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. A principal competição da modalidade é a Copa Brasil de Biribol, e o esporte também está presente dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior acontecidos no Estado de São Paulo.

Federação

Os Equipamentos do Esporte

A bola é o equipamento mais importante do jogo, e possui uma série de especificações: ela deve ter cor forte, como amarelo, rosa ou verde limão, para que seja fácil visualizá-la na água. Ela também deve possuir as seguintes dimensões no caso de competições oficiais: de 56 ou até 60 centímetros de diâmetro. O peso pode ser de 270 a 290 gramas. A Liga Brasileira de Biribol autoriza apenas a empresa Penalty a produzir bolas oficiais com a marca Biribol. A rede deve seguir as especificações de altura de acordo com o sexo dos participantes, assim como os postes de sustentação.

Biribol

Vantagens do Biribol

O biribol é um esporte excelente para ser praticado por quem deseja conquistar melhor condicionamento físico, pois como o jogador fica com metade do corpo submerso na água, os músculos e articulações sofrem menos risco de lesão. O fato de o esporte ser praticado dentro da água também faz com que o atleta suporte praticar por mais tempo a atividade física, pois há maior dissipação de calor. A resistência cardíaca também sofre significativa melhora, assim como a circulação sanguínea. O esporte também ajuda a diminuir o stress fisiológico e confere uma sensação maior de conforto. Também confere um excelente gasto calórico ao praticante, aliado a melhora de resistência física, cardiovascular e menor risco de lesão. Esses fatos tornam o biribol uma ótima escolha de atividade física.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.