MMA No Brasil

Embora o Mix Martial Arts, ou MMA, tenha suas raízes fincadas aqui no Brasil desde os idos de 1990, ele se tornou popular recentemente por conta de certo descontentamento do povo com o esporte máximo por aqui, o futebol e ganhou ares de competição de luxo com Record de audiência nas exibições.

Primeiro o MMA no Brasil ganhou visibilidade por conta dos talentosos lutadores que despontavam da família Gracie, depois com o surgimento repentino do Wanderley Silva, Ricardo Arona, Mauricio Shogun e Murilo Ninja na cena japonesa, no popular e sanguinário PRIDE GP que também foi sucesso mas nem tanto como o MMA.

Essas figuras, com exceção de Shogun e Silva, aos poucos perderam seu espaço devido ao avançar da idade e principalmente a troca de gerentes e dos campeonatos e outros vieram, mais fortes e com estilo mais moderno de luta. Quando o PRIDE GP teve seu fim e o UFC, do Dana White, enfim pode ter seu espaço, os melhores do ringue perderam contrato. O empresário White investiu pesado em propaganda e transformou o UFC num fenômeno global. Por aqui o esporte chegou com força.

Hoje o esporte é praticado de uma ponta a outra do país e despertam o interesse de todas as classes sociais. O MMA, que no português significa artes marciais mistas, reúnem golpes de combate em pé e técnicas de luta no chão. Tanto faz a arte marcial, se capoeira, karatê ou jiujitsu. Os campeonatos de MMA são realizados em torneios numa espécie de jaula batizada como octógono onde dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.

Se digladiando por lutas que chegam a durar até uma hora e meia os lutadores utilizam uma extensa variedade de técnicas. É permitido, por exemplo, golpes usando os punhos, os pés, os cotovelos, e os joelhos e isso já diferencia bastante de algumas competições como o taekwondo em que não vale nada que não seja chuques e não estes não podem ser dados nas costas. São golpes bem particulares ao muay thai. Além das técnicas de contato no alto há ainda as imobilizações no solo, como alavancas e as populares submissões de wrestling profissional.

MMA No Brasil

MMA No Brasil

O principal organizador do MMA no Brasil é o Ultimate Fighting Championship (UFC). Evento presidido por Dana White. Foi ele o responsável por comprar e acabar com PRIDE Fighting Championships e colocar o MMA no Brasil como um grande evento. Muitas pessoas confundem o MMA no Brasil com o vale-tudo. Entre ambos há grandes diferenças, todas passam pelas regras.

No mundo os principais eventos de MMA são o UFC, o Affliction, o Dream e o Sengoku. No Brasil não há tantos campeonatos próprios, o mais popular é o Jungle Fight, evento de estrutura precária que luta para sobreviver com auxílio governamental. Além dele agora há o UFC Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artes Marciais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.