História Do Karatê: Um Esporte De Origem Japonesa

A palavra karatê é de origem japonesa e significa “mãos vazias”.

Apesar de ser uma luta física, a sua prática desenvolve a parte espiritual do ser humano. Porque sua filosofia é baseada em respeito, calma, tranquilidade, paz e principalmente ética. A parte espiritual do indivíduo não deve ser desvinculada do condicionamento físico. Essa união é indispensável para que se obtenha a técnica.

Inicio

Tudo indica que o karatê  original iniciou-se em Okinawa e, que tem mais de dois mil anos.

Por que “mãos vazias”? Porque em sua prática as únicas armas que o karateka utiliza são as suas armas naturais, ou seja: visão,mãos,braços, pés, cérebro…Nada além de seu próprio corpo.

Ele começou como uma forma de autodefesa,sem armas,de mãos limpas.E, por ser usado como uma forma de defesa, o karatê rapidamente foi difundido.

Em sua origem ,ele recebeu influência das artes marciais chinesas. Depois foi passando por algumas mudanças para se adaptar ao mundo moderno.

O karatê ,propriamente dito é conhecido por karatê tradicional. Mas ao longo dos anos ele recebeu algumas modificações e com elas novas denominações. Mas, sem perder a sua essência, a sua base original. O Karatê tradicional continua sendo reconhecido mundialmente.Tanto que há um órgão internacional ( Federação Internacional de Karatê Tradicional) ,que o representa.

Com as modificações, o karatê do mundo moderno ganhou além de novas denominações,novos estilos.Mas, para quem não conhece, não existe diferença entre um estilo e outro.

Inicio

Inicio

Exemplos De Alguns Estilos:

GOJU-RYU ou KARATÊ-DÔ, fundado oficialmente em 1933, pelo Sensei Chojun Miyagi; SHOTOKAN; SHORIN-RYU…

De acordo com alguns estudos o karatê moderno teve início entre os monges da China e da India. Era chamado de Okinawa-te. Ao ficar conhecido no Japão, essa modalidade de luta passou a ser usada pelos samurais, tornando-a uma arte marcial. Apesar de o karatê  ser muito difundido no Japão, há dois estilos  que são de Okinawa e não passaram pelo Japão. São os estilos Goju-Ryu e Uechi-Ryu. Esses dois estilos de karatê mantiveram as suas características originais de influências chinesas.

Exemplos De Alguns Estilos

Exemplos De Alguns Estilos

Karatê Tradicional E Karatê Moderno

No karatê tradicional é exigido que cada uma das técnicas seja usada com força suficiente onde o resultado seja um “golpe final”. Nos outros ( karatê moderno) , não existe essa exigência. E no caso de uma competição , as regras devem estar de acordo com a definição do karatê. Quando o karatê é usado como esporte, em competição, os lutadores buscam mostrar suas técnicas e habilidades.

Características Próprias Do Karatê

Ao se iniciar um treinamento de karatê, percebe-se logo que existe hierarquia e disciplina quando o Sensei é cumprimentado por todos os seus alunos com respeito e gratidão. O respeito também é demonstrado entre oponentes, no início e no término de uma competição.

Para se treinar karatê é exigido um uniforme feito de tecido de algodão grosso,muito parecido com o que é usado no judô. Não se usa nada nos pés.

Amarrando o uniforme na cintura, existe uma faixa. A cor dessa faixa está relacionada com a graduação do karateka. Elas diferem de acordo com os estilos.

Exemplo: no estilo Shotokan o indivíduo começa pela branca, depois amarela,vermelha,laranja, verde,roxa,marrom e por último a tão sonhada faixa preta.

No estilo Goju-Ryu, inicia pela branca, depois amarela,laranja, azul,verde,roxa,marrom e…preta.

Bem, As cores e sequências das faixas variam de acordo com cada estilo.

Kata…O Que É???

O kata é um treinamento físico usado no karatê. Mas, existe também Kumite. E, mais recentemente apareceu mais uma forma para treinamento ,essa, chamada Kihon. Além de ser um treinamento,o kata é um componente que prepara o indivíduo psicologicamente para um combate real. Nele o aprendiz ou praticante usa uma sequência de movimentos de ataque e defesa. O Kata não deve ser exibido simplesmente como mais um movimento. Ele deve ser guardado pra ser “vivido” no momento oportuno.Ele é a essência e a base do karatê. O kata é representado pelo conhecimento de mais de 1000 anos de karatê. Ele não é o mesmo em todos os estilos. Cada estilo tem os seus katas (e dentro de cada estilo o kata ainda sofre variações) e, cada um representa um movimento e é voltado para o alcance de um determinado objetivo. Alguns mestres modificam os katas que usam, para adaptá-los aos estilos de seus modos de ensinar.

Classificação Dos Katas

Os katas são classificados de acordo com a sua finalidade:Rintogata(combate), Rentagata,, Hyoengata, Shitei Kata( Numa competição, o uso desse kata é obrigatório), Tokui kata.

Katas do GOJU-RYU

O Goju-Ryu tem 12 katas : Gekisai Dai Ichi,Saifa( de origem chinesa), Seiyunchin,Sanseru, Shisochin( origem chinesa), Sepai, Sesan,Kururunfa ( sobressaem os movimentos rápidos),Superinpei,Tensho, Shanchin.

Katas do SHOTOKAN

No Shotokan há 26 katas: Heian Shodan, Heian Nidan, Heidan Sandan, Heian Yodan, Heian Godan, Tekki Shodan,Tekki Nidan, Tekki Sandan, Bassai- Dai, Bassai- Sho, Kanku-Dai,Kanku-Sho,Jion, Jitte,Enpi,Hangetsu,, Gankaku- Dai,Sochin,Chinte,Jiin,Nijushiho,Meikyo,Unsu,Wankan,Gojushiho-Dai e Gojushiho-Sho.

No estilo Shorin-Ryu há 21 katas.

Karatê…Como Usar:

Se o karatê for usado como defesa pessoal, claro que o indivíduo não estará preocupado em como dar o golpe e nem em onde ele será acertado. Contudo em competições existem formas , regras, pontuações.

Áreas De Ataque E Defesa Do Karatê

 Cada golpe relacionado ao alvo em questão.

JODAN,nível superior

Men uchi: cabeça ; Komekami :têmpora;Ganmen uchi: face;Me: olhos; Hana; nariz; Kuchi: boca; Ago: mandíbula; Nodo; garganta; Kubi: pescoço; Sakotsu: clavícula

CHUDAN, nível intermediário

Kata: ombros; Mune: peito; Kanzo: fígado; Hizo: baço; Rokkotsu ou Abbara: costelas

GEDAN, nível inferior

Kinteki: testículos; Hiza: joelhos; Fukurahagi: perna; Soku: pés.

Quem Pode Praticar Karatê???

O karatê constitui uma forma ideal de exercício. Por isso,respeitando-se o limite de idade e a capacidade física de cada um,  ele pode ser praticado por crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. Mesmo porque são muitos os benefícios que ele traz  à saúde. Entre eles estão: aumento de resistência física,melhoria na respiração,aumento de força muscular,desenvolvimento de flexibilidade articular,autocontrole emocional, desenvolvimento da disciplina e foco, entre tantos outros.

Campeonatos Mundiais De Karatê

As três primeiras posições no quadro de medalhas de campeonatos mundiais:

  1. Japão: 169
  2. França: 145
  3. Grã-Bretanha:57

Vale ressaltar que qualquer tipo de luta esportiva deve ser praticada somente nos treinos e nos campeonatos e nunca na rua em meio a uma confusão.

http://www.youtube.com/watch?v=LjcEdYu3ikE

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artes Marciais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.