Campeões de Boxe

O Boxe

O boxe é um esporte que também pode ser chamado de pugilismo e consiste no embate de dois lutadores. Os adversários utilizam apenas os punhos para desferir os golpes e também para se defender. A palavra boxe vem da expressão em inglês “to box” que significa bater ou pugilismo (bater com os punhos). Essa expressão era muito utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

no images were found

A História do Boxe

O nascimento do boxe remonta os séculos XVIII e XIX na Inglaterra, nessa época o esporte era praticado sem as luvas, ou seja, com as mãos nuas. Como essas lutas eram muito brutais no início foram sendo transformadas conforme o tempo foi passando. As principais mudanças aconteceram em 1867 com a formulação das Regras de Queensberry.

Essas regras estabeleceram que a luta seria dividida em rounds de três minutos que teriam um intervalo de um minuto entre cada um. Também se tornou obrigatório o uso de luvas para a prática, as regras começaram a valer em 1872. A primeira vez que o boxe foi tido como um esporte olímpico foi em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade.

O vencedor olímpico foi Onomasto de Esmirna. Quando os Jogos Olímpicos ressurgiram na Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, o boxe não foi incluso como uma das modalidades. Foi somente nas olimpíadas de 1904 que o boxe voltou a ser considerado como um esporte olímpico. Então o boxe foi considerado como um esporte olímpico em todas as edições seguintes com exceção a de 1912 em Estocolmo.

no images were found

Os Principais Campeões do Boxe

Muhammad Ali

Quase todo mundo já ouviu falar sobre o lutador de boxe Muhammad Ali-Haj, porém, nem todo sabe que o seu nome verdadeiro é Cassius Marcellus Clay Jr. O pugilista nasceu em Louisville no dia 17 de janeiro de 1942. No ano de 1999 Ali foi eleito o “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated. Dentre os seus feitos estão o ouro olímpico em 1960 na luta contra George Foreman, o ouro olímpico em 1968 e também o título mundial ganho em 1964 contra Sonny Liston.

no images were found

Joe Frazier

O pugilista Joe Frazier se chama Joseph William Frazier e nasceu em Beaufort, Carolina do Sul no dia 12 de janeiro de 1944 e faleceu no dia 7 de novembro de 2011. Campeão na categoria de pesos-pesados do boxe a sua carreira se estendeu pelas décadas de 1960 e 1970. Frazier foi ouro nas Olimpíadas de 1964 em Tókio.

no images were found

George Foreman

Os mais jovens conhecem o George Foreman das grelhas para cozinhar, mas antes dessa carreira o pugilista George Edward Foreman foi duas vezes campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado e medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de 1968. A conquista dos títulos mundiais aconteceu nos anos de 1973 e 1994.

O segundo título mundial foi muito marcante pelo fato de que Foreman estava com 45 anos de idade e nocauteou um pugilista de 26 anos chamado Michael Moorer. Dentre as 81 lutas que disputou na carreira venceu 76 delas sendo que 68 foram por nocaute. A última luta da carreira foi quando Foreman já tinha 48 anos e a decisão pela sua derrota foi controversa.

Chamado pelos mais íntimos de Big George, Foreman atualmente é um ministro cristão ordenado que tem sua própria Igreja e que se tornou muito popular por associar a sua imagem e o seu nome a grelhas que ajudam a deixar os alimentos mais saudáveis.

no images were found

Lennox Lewis

O pugilista Lennox Claudius Lewis é mais conhecido somente como Lennox Lewis nasceu em Londres no dia 02 de setembro de 1965. O peso-pesado britânico com cidadania canadense foi medalhista de ouro que na década de 1990 se tornou campeão mundial.

Lewis se mudou com sua mãe com apenas 12 anos de idade para o Canadá e representando o novo país se tornou campeão amador em 1982 e em 1988 recebeu a medalha de ouro sendo que já havia recebido a prata em 1986. No ano de 1992 já como profissional foi consagrado como campeão mundial. Uma curiosidade é que o título de campeão foi conquistado pela desistência de Riddick Bowe da luta marcada com Lewis, Bowe preferiu desistir do título a lutar.

Wladimir Klitschko

O ucraniano Wladimir Vladimirovich Klitschko nasceu em Semipalatinsk no dia 25 de março de 1976 que se tornou campeão mundial dos pesos-pesados. O pugilista recebeu a medalha de ouro em Atlanta em 1996.

no images were found

Sugar Ray Leonard

O pugilista Sugar Ray Leonard nasceu em Wilmington na Carolina do Norte no dia 17 de maio de 1956. Campeão olímpico e profissional o pugilista se viu obrigado a ficar afastado das lutas durante três anos devido a uma operação na retina esquerda. Ele ganhou dois títulos mundiais nas categorias de meio-médios e dos médio-ligeiros. Das 40 lutas que Sugar Ray disputou 36 foram vitoriosas sendo que 25 por nocaute, 3 derrotas e 1 empate.

Evander Holyfield

Nascido em Atmore, Evander Holyfield, é um pugilista pentacampeão mundial na categoria dos pesos-pesados. Em 1983 disputou os jogos Pan-Americanos em 1983 na categoria dos pesos meio-pesados e ficou com a medalha de prata. Com a vitória sobre Dwight Muhammad Qawi em 1986 recebeu o título de campeão dos pesos semi-pesados.

O título dos pesos-pesados foi conquistado pela primeira vez no ano de 1990. No ano de 1996 ele desafiou Mike Tyson e venceu com um nocaute no 11° round. No ano de 1997 houve a revanche entre os dois lutadores e Holyfield venceu novamente dessa vez pela desqualificação de Tyson que arrancou parte da orelha do adversário.

Mike Tyson

O pugilista Michael Gerard Tyson ficou conhecido apenas como Mike Tyson e até hoje é visto como um dos maiores lutadores do boxe de todos os tempos mesmo depois do episódio de arrancar parte da orelha de Evander Holyfield numa luta. Das 59 lutas da sua carreira venceu 51 sendo que 44 foram por nocaute, teve 6 derrotas e nenhum empate. No ano de 2003 Tyson declarou falência depois de muitos anos de seus negócios indo mal.

Acima falamos um pouco sobre os nomes que mais se destacaram no boxe, mas é claro que existem muitos outros campeões desse esporte que tem recuperado a sua aura e o interesse do público nos últimos anos. Muitos esportistas desse esporte tem migrado para o MMA, mas ainda assim o boxe persiste.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artes Marciais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.