Curiosidades Sobre os Irmãos Grimm

Ler abre portas, já que, com ele, é possível que conheçamos muitas palavras novas, além de aumentar nossa criatividade e, também, nos fazer “viajar” sem sair do conforto de casa. A literatura é uma atividade que já atravessa milênios, e é uma atividade muito incentivada para que as pessoas sempre fiquem por dentro de novidades, assuntos relevantes para a sociedade, enfim. E uma categoria de literatura é bastante conhecida, sobretudo pelas crianças. São as chamadas fábulas, onde animais ganham vida e tem ações semelhantes aos seres humanos. E, geralmente, as fábulas vêm com uma lição de moral, que pode ser bastante útil no nosso dia- a –dia. E os Irmãos Grimm são um belo exemplo de criadores de fábulas. De suas mãos, saíram obras que até hoje são reproduzidas em livros dedicados a esse gênero literário. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais da história dessa dupla que revolucionou o mundo das fábulas. Vamos lá?

Curiosidades Sobre os Irmãos Grimm

Curiosidades Sobre os Irmãos Grimm

Os Irmãos Grimm

Jacob Grimm (Nascido em 1785 e morto em 1863) e Wilhelm (Nascido em 1786 e morto em 1859) nasceram na Alemanha, e, como já se sabe, contribuíram com o mundo das fábulas com as suas obras. Primeiramente, começaram a estudar sobre direito, juntamente com seu pai. Mas logo se interessaram na literatura, e, por consequência, a advocacia ficou para escanteio. Logo depois, cursaram História e Filologia, em uma universidade alemã, no ano de 1830. Mas era claro que o talento dos irmãos estava mesmo na narração de fatos. Já chegaram a ser expulsos de uma universidade alemã depois de apresentar ideias que contradiziam com o pensamento do Rei da Alemanha na época. Mas, depois de passados 4 anos, os irmãos foram aceitos na Universidade de Berlim, como professores. Desde o começo dos anos 1800, os dois irmãos já começavam a reunir alguns contos escritos pelos mesmos. E o mais interessante é que os dois irmãos sempre alegaram que seus contos nada mais são do que as histórias que contadas pelos camponeses com quem conviveram no período de sua infância. Nós devemos mencionar aqui que as fábulas, naquela época, não eram de jeito nenhum destinadas ao público infantil, tendo um caráter mais adulto. Somente com os Irmãos Grimm, que deram uma atenção especial para as crianças, é que as fábulas ganharam o caráter especial que tem hoje. Os contos dos irmãos Grimm não podem ser considerados como contos de fadas, já que elas podiam ser fábulas, contos juncosos, contos enigmáticos ou misteriosos, contos de encantamento, entre outros. Os irmãos Grimm também foram os responsáveis pela criação do Grande Dicionário Alemão, onde o desafio era a escrita de todas as palavras alemãs, contando sobre sua origem e outras informações. Nessa época, ambos os irmãos haviam subestimado a criação do dicionário. Embora começassem a redigi-lo em 1838, algumas poucas edições só chegaram a ser publicadas apenas no ano de 1854, 5 anos antes da morte de Wilhelm Grimm.

Alguns Contos dos Irmãos Grimm

Você vai conferir, agora, alguns dos mais famosos e conhecidos contos dos irmãos Grimm. Vamos lá?

Chapeuzinho Vermelho

Quem nunca ouviu a história da doce garota que leva alguns doces e outras guloseimas para sua avó que está doente? A história tem muitas facetas, desde fins macabros como a morte da avó e da própria chapeuzinho, ou finais felizes, como é a versão contada pelos Grimm. De acordo com o conto dos Irmãos, Chapeuzinho, ao levar os doces, dialoga com a “avó”, que, na verdade, é o lobo disfarçado. E, depois de perceber que era o lobo, a menina busca ajuda com um caçador, que abre a barriga do lobo e de lá tira a vovó que havia sido devorada. Essa é a versão mais contada pelo mundo, e é impossível que alguma criança já não tenha ouvido a história.

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho

João e Maria

Outro clássico, João e Maria conta a história de um lenhador, seus dois filhos e sua mulher, que era madrasta das crianças e muito malvada para as duas. Convenceu o marido a abandonar as crianças à própria sorte por falta de recursos para sustenta-las. Só que João foi mais esperto e, no dia seguinte, munido de pedrinhas brancas, saiu com pai junto com Maria para buscar lenha. E, acabaram abandonados pelo pai. Mas como João havia espalhado as pedrinhas pelo caminho, conseguiu voltar com sua irmã para casa. Apesar de o pai ter gostado do retorno, a madrasta malvada não, e decidiu que os abandonaria em um local mais isolado ainda. Por sorte, João ouviu novamente, e dessa vez levou migalhas de pão para marcarem o caminho. Ao chegar ao local com a madrasta, e a mesma botar o plano em prática e abandoná-los, João procurou as migalhas jogadas no chão, mas ele não contava que os passarinhos comessem todas elas. Desse jeito, os irmãos foram parar em uma casa toda feita de doces. O que eles não contavam é que a dona da casa era uma bruxa, e, querendo se alimentar deles, deixou os irmãos comerem até engordarem. Maria foi levada até o forno para conferir para a bruxa se o mesmo estava quente o suficiente para poder assá-la. Mas Maria pensou, e fez com que a mesma fosse conferir a temperatura. Quando a bruxa aproximou-se do forno, Maria a empurrou para dentro e a trancou, fazendo com que ela morresse. E assim, Maria libertou João e os dois conseguiram voltar para a casa do pai, e, para deixar melhor, a madrasta havia morrido de fome.

Branca de Neve

Branca de Neve e os 7 anões é outro grande clássico da literatura. Diferente de outras versões, onde a Branca de Neve ingeria apenas a maçã envenenada pela madrasta que queria a todo custo eliminá-la, na versão dos Grimm a mesma aparentemente “morria” sufocada pelo corpete que a madrasta, disfarçada de boa senhora, lhe havia oferecido. Mas essa foi apenas uma das tentativas de mata-la: Depois do corpete, a madrasta utilizou um pente envenenado, e logo depois, de os dois falharem, a maçã.

Apresentamos, aí, algumas informações sobre os irmãos Grimm.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.