Armadores de Boliche

Nos primeiros dias do esporte, repor os pinos era um trabalho fisicamente extenuante. Havia realmente pessoas por trás das pistas redefinindo os pinos e enviando as bolas de volta.

Esporte

Hoje há incríveis dispositivos robóticos que fazem toda aredistribuição e ajuste dos pinos. O armador automático, patenteado pela primeira vez por Gottfried Schmidt, foi introduzido pela American Machine e The Foundry Company (AMF) em 1946. Esta primeira máquina era um monstro, pesando quase 2 toneladas e com 2,7 metros de altura.

Os pinsetters modernos tem apenas uma fração do tamanho de seus predecessores e são muito mais inteligentes. Neste artigo, você vai ver como essas máquinas são capazes de pegar os pinos de pé, claramente quando se derrubam todos os pinos ou quando é preciso repor os pinos depois de cada bola.

Compêndio do Jogo

Um conjunto de 10 pinos é conhecido como um rack. O jogo é composto por 10 quadros. O trabalho do armador é a criação de cada rack no início de cada quadro, e limpar os pinos que caíram em cada jogada para que eles não fiquem no caminho.

Arrumar

A maioria das instalações modernas das pistas de boliche são computadorizadas e mostram a pontuação automaticamente durante todo o jogo, e os componentes eletrônicos e sensores no armador também ajudam a controlar o placar.

Funcionamento do Repositor

O armador está sentado calmamente no final da pista de boliche, esperando que o jogador rolar a bola para os pinos. O armador geralmente é constituído por quatro partes principais:

* Sweep
* Elevador de pinos
* Distribuidor de Pinos
* Tabela de pinos

Ao todo, são mais de 4.000 peças individuais que vão para repor os pinos depois de rolar! Um armador automático funciona com um total de 20 pinos, o dobro do número necessário para o arranjo de 10 pinos. O armador vai trabalhar em ciclos, definir os procedimentos que são executados depois que uma bola foi jogada. Para ser capaz de reagir adequadamente, o armador precisa saber exatamente o que ocorreu na pista.

Os armadores hoje contam com uma pequena câmera scanner que está montada abaixo da pista. A câmera rapidamente define quais os pinos que foram derrubados, e repassa essa informação para o armador. Em armadores mais antigos, essa função era realizada pelo próprio armador. Seria abaixar-se para a pista e usar um sensor para determinar quais os pinos não tinham caído.

Armador

O próximo passo depende exatamente do que ocorreu na pista. Vamos examinar o ciclo que ocorre mais freqüentemente quando jogadores amadores estão na pista, geralmente chamado de ciclo da “primeira bola”, onde todos os pinos estão em pé. Este ciclo é executado quando um jogador, no primeiro rolo, derruba entre um e nove pinos. O armador deve realizar três tarefas distintas:

1. Pegar os pinos ainda de pé na pista
2. Varrer o Deadwood (pinos derrubados, mas ainda na pista)
3. Definir os pinos restantes de volta na pista para dar ao jogador mais uma chance de derrubá-los.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.