Na época de Natal e Ano Novo temos muitos hábitos e costumes que se tornaram tradicionais, assim como temos alguns pratos que jamais são dispensados nestas festas de Natal e de final de ano e entre estes temos o panetone que é um tradicional alimento natalino sendo que sua origem é milanesa do Norte da Itália. O panetone é um tipo de pão doce que nunca pode faltar na mesa de natal, pois é um dos símbolos desta data. Ele possui um suave sabor e aroma de baunilha e é recheado com frutas cristalizadas como: figo, laranja e mais algumas frutas além das uvas passas.

Bauduco
Lenda
Existem várias lendas que tentam explicar a origem do panetone, mas a mais comum conta a história de um padeiro da região da Lombardia, que viveu no século XVII e que se chamava Toni. Quando o padeiro se apaixonou por uma moça da região, ele que conhecia bem a Arte de Cozinhar e fazer pão procurou agradar o sogro e pra isso inventou uma receita nova em que o pão era recheado com frutas cristalizadas. Passado o tempo essa nova receita recebeu o nome de, pani di Toni, que significa pão do Toni e que com o passar do tempo se transformou em Panetone.

Panetone
Receita de panetone
Como este não pode faltar nas festas de natal existem muitas Receitas Mágicas de panetone, mas aqui vamos deixar a receita tradicional.

Receita
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de açúcar
Um tablete com 200g de manteiga
15 g de mel
10 g de sal
8 gemas
250 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas passas embebidas no rum
Uma gotinha de essência de baunilha
Suco de laranja e raspas da casca
Água que de para amassar
Modo de fazer
Em uma tigela coloque a 100 g de farinha com o fermento e um pouco de água o suficiente para que a massa fique como se fosse uma esponja. Deixe esta massa descansar por 15 minutos para que o fermento cresça e logo depois junte o restante dos ingredientes formando uma massa bem fofinha. Não esqueça de deixar as frutas cristalizadas e as uvas passas para colocar por último. Logo após cubra com um pano e deixe descansando por mais 20 minutos. Depois faça os panetones coloque em formas e novamente deixe a massa descansar até que tenha dobrado de tamanho. Coloque então para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura media de 180ºC.
Curiosidades
No processo de fabricação o panetone sofre uma fermentação natural que faz com que sua consistência fique bem macia e dure muito. A receita original foi sofrendo mudanças e deu origem ao que muitos hoje conhecem como Sorvetone e Chocotone.