Alimentação no Inverno

As temperaturas em queda anunciam a chegada do inverno e com ele o convite para pratos quentes, saborosos, ricos em ingredientes e… calorias. Com o inverno e as baixas temperaturas nosso organismo consome mais energia para manter a temperatura corporal mais alta o suficiente para nos mantermos aquecidos, assim existe uma necessidade orgânica de mais calorias o que muda a alimentação no inverno, e este é um fato comprovado cientificamente. Essa noticia por si só já agrada todos os amigos da boa cozinha, que curtem um bom macarrão ou mesmo uma feijoada, mas nutricionista de plantão alerta…. no inverno também gastamos menos energias pois a maioria de nós diminui o ritmo das Atividades Físicas, portanto é preciso estar atentos com a alimentação no inverno para não ganharmos um quilos a mais que vão fazer nós brigarmos com a balança quando o frio for embora, e chegar novamente o tempo de praia, pois o aumento de calorias e a redução da pratica de Esportes e outras atividades resultam em gordura acumulada.

Alimentação no Inverno

Alimentação no Inverno

Mas a verdade é que com a chegada do frio e a alimentação do inverno, a cozinha ganha novos atrativos para a maioria das pessoas, pratos como sopas, feijoadas, massas, chocolate quente e muitos outros, são ideais para essa época de frio. Sem falar nos pratos típicos das Festas Juninas que estão chegando, como por exemplo, a pamonha e o Quentão, quem resiste a um quentão bem puxado, nesse frio? O segredo está em tentar organizar uma dieta balanceada, sem abrir mãos dos deliciosos pratos típicos da alimentação no inverno, como caldos e sopas de legumes, grãos e hortaliças.

Cardápio

Cardápio

Uma comida quente, saborosa e muito saudável, diminua o consumo de gorduras e faça algumas substituições como o chocolate da chocolatada que pode ser meio amargo, e assim em todas as receitas, vale substituir um ou dois alimentos mais calóricos por outros com menor índice de gorduras ou açúcar. Uma excelente opção para quem gosta de uma massa ao molho com vinho é que o vinho tinto é muito bom para a Saúde e Beleza, e esse desde que usado com moderação, não tem contra-indicações, ao contrário, é com para o sistema cardiovascular e cai muito bem com a alimentação no inverno.

Saudável

Saudável

Apesar da preferência por pratos quentes, mesmo no inverno não devemos deixar de comer saladas, elas são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, são fontes importantes de minerais e Vitaminas que não podem ser abandonadas, sendo especialmente importantes para manter a imunidade do nosso organismo nessa época em que estamos tão sujeitos a gripe e outras viroses comuns ao frio. Enfim, o nosso organismo é sábio, e ele nos pede no inverno uma alimentação mais quente, portanto vamos aproveitar essa deixa e saborear aqueles pratos típicos do inverno, como feijoada, chocolate quente e tantos outros, mas não vamos deixar de lado as atividades físicas, nem os alimentos saudáveis, procurando balancear adequadamente nossa alimentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.