Biodiesel Produzido de Gordura Animal

Novidades no mundo automobilístico surgem todos os dias, ou são os Avanços Tecnológicos trazendo inovações na produção de novos carros, descobertas de novos materiais, ou então novos combustíveis como agora que nos vem da Dinamarca a notícia de que uma fábrica está com um projeto e produzindo biodiesel a partir da gordura animal. A Daka Biodiesel é a fabrica que tem capacidade para a produção até de 55 milhões de litros e que está em funcionamento desde o ano passado sendo que já faz meio ano que vem abastecendo os postos de gasolina daquela que é a segunda maior cidade do país, Aarhus onde o biodiesel produzido de gordura animal está sendo usado nos carros de moradores que estão substituindo a tradicional gasolina. O diretor da fábrica Kjaer Andreasen se alegra ao afirmar que até agora não houve queixas sobre o produto, o que é um estimulo a que se de continuidade a produção.

Biodisel

Biodiesel

De um modo geral este tipo de subproduto de origem animal é descartado uma vez que é considerado resíduo, entretanto na Dinamarca recebe um encaminhamento diferente e não é destinado ao lixo como na maioria dos países e com isso a Dinamarca dá um grande passo na direção da Proteção do Meio Ambiente. Em matéria prima desse tipo o país gera 600 mil toneladas por ano das quais 2/3, ou seja, 400 mil toneladas são destinadas para a produção de fertilizantes ou então queimadas para a produção de calor. Ainda destes dois terços, 50 mil toneladas tem seu uso destinado para fins energéticos. Em tempos muito antigos essa gordura animal que hoje serve para a produção de diesel, já foi usada como combustível, portanto não há porque não processá-la para que seja aproveitada em lugar da gasolina para a combustão nos motores dos carros. Segundo o diretor da Daka gordura animal se assemelha muito a de origem vegetal.

Biodiesel Produzido de Gordura Animal

Biodiesel Produzido de Gordura Animal

Regulamentos na Europa permitem que se incorpore na gasolina 7% de Biodiesel, entretanto a Daka superou esta medida uma vez que está fazendo testes em misturas cujos patamares se assemelham as dos carros elétricos como é o caso da B18 em que 18% é de biodiesel e ainda a B30 com 30% desse produto. Tem muitas Invenções Inúteis se desenvolvendo por aí, mas do tipo que aproveita subprodutos e que podem preservar as reservas naturais sempre são consideradas como uma Bela Tentativa, especialmente numa época em que se escasseiam esses recursos.

Gordura Animal

Gordura Animal

Se chegarem ao uso de 100% biodiesel o preço será bem superior ao da gasolina, ainda assim existem vantagens a considerar em relação ao uso de óleos vegetais, pois as emissões de dióxido de carbono são menores, o desempenho dos motores fica melhor, além do fato que para a produção do biodiesel de gordura animal o consumo de água é menor do que no óleo vegetal.  Temos hoje outros países fazendo testes com esta nova tecnologia como Alemanha, Espanha e Escócia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.