Economias em Crise Exigem Integração

É um ditado muito antigo e de conhecimento de todo o mundo que a união faz a força e agora quem diz isso é o presidente mexicano Felipe Calderón que em visita ao Uruguai na semana passada afirmou ser a integração dos países da América Latina de fundamental importância para que juntos possam de uma vez por todas se ver livres da Crise Econômica pela qual o mundo está passando.

Economia

Economia

Alguns países como o Brasil já se safaram dos piores problemas desencadeados pela Crise Mundial muito embora ainda vá demorar a que não reste mais nada dos efeitos retardatários que sempre se fazem sentir em casos assim. As economias em crise exigem integração, uma vez que a maioria dos países no mundo ainda está enfrentando problemas muito sérios em função desta crise e incluindo-se aí os países da América Latina com exceção para o Brasil, que parece foi menos atingido e cujo presidente foi Rápido e Esperto tomando medidas saneadoras na hora certa.

Economias em Crise Exigem Integração

Economias em Crise Exigem Integração

Calderón foi veemente quando clamou dizendo que as nações deveriam se unir e prestar uma colaboração maior no sentido de que se fizesse uma recuperação das economias de maneira mais rápida. Hoje a maioria dos países sabe o que deve e pode ser feito e Como Vencer a Crise, porém não resta duvidas e que o presidente mexicano está coberto de razão quando diz que se estivessem unidas em torno do mesmo interesse, as nações teriam chances maiores de sanar suas dificuldades com mais celeridade. Calderón falou ainda sobre o protecionismo dizendo ser esta a ameaça real que existe para travar o desenvolvimento neste momento em que já podemos sentir que O Fim Está Próximo, mesmo que os reflexos da crise, ainda possam se fazer sentir por talvez um longo tempo. Diante disso pediu ainda que os países da America Latina se unam para dar novo impulso nas negociações comerciais, já em atraso, na Rodada de Doha.

Crise

Crise

Com a presença dos representantes dos 12 países que formam a “Aladi” que é a Associação Latino-Americana de Integração o presidente mexicano aproveitou para conclamar a uma maior união dizendo que somente assim será possível retornar aos trilhos para então poder retomar o caminho do desenvolvimento que foi tolhido quando estourou a crise econômica e financeira. É Muito Dinheiro que se deixou de ganhar neste ultimo ano e que precisa ser recuperado através de um crescimento que só será possível se fazer com a união das economias em crise. É preciso que os produtos dos países da América Latina tenham mais acesso aos mercados, mas isto só será conseguido quando existir uma consciência maior sobre os problemas que o protecionismo causa e isto deve ser feito na Rodada de Doha, que vem tendo debates há oito anos e a pouco teve nova data marcada para o final de 2010 como limites para que terminem as negociações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.