Surgimento de Petróleo

Um combustível fóssil, assim é como podemos definir o petróleo, que sem muita certeza, podemos dizer que sua origem possa ser de restos de vida aquática animal. Eles teriam se acumulado com o passar do tempo no fundo do oceano primitivo e mais, sedimentos teriam coberto esses restos.

A explicação continuaria pelo o fato de que o material “depositado” no fundo do mar teria sofrido com a pressão do sedimento e o tempo e isso o transformou em massas homogêneas, que ganharam a coloração preta. Esses sedimentos foram chamados de jazidas de petróleo.

O Petróleo e o Seu Uso na Antiguidade

O petróleo começou a ser usado pelos egípcios como um dos elementos que serviam para embalsar os seus mortos. Mas, não só por isso, eles também usavam o betume para unir os blocos de rochas para compor as pirâmides, que eram gigantescos.

Mas, não só os egípcios usavam o petróleo há muitos tempos atrás, os astecas e os incas também conseguiam e isso pode ser observado na Mesopotâmia. Ele era usado para pavimentar estradas naquela época.

O petróleo que era usada pelas civilizações antigas, aproveitado, era aquele que era de bem “fácil acesso”, que chegava até a superfície do solo.

Falando nisso, vale ressaltar que o petróleo tem uma particularidade, que é a migração, isto é, quando ele não encontra no meio do caminho formações rochosas, segue e pode chegar até a superfície. Mas, passando pelas formações rochosas, que são impermeáveis, isso interfere no caminho do petróleo, que termina preso e tem a sua movimentação alterada.

Quando o Petróleo Passa a Ser Usado Como Combustível

O petróleo sendo usado em grande quantidade como combustível passou a ser usado a partir dos anos de 1920, nos transportes aéreos, marítimos e terrestres.

Dez anos depois, foi então, que surgiu a indústria petroquímica, era 1930, e o petróleo, neste caso, passou a ser usado como base para fabricação de outros produtos, objetos e equipamentos.

Um dos subprodutos que rapidamente se tornou indesejável foi o querosene e o seu uso também foi bem resumido. Porém, quando os aviões a jato surgiram, em 1930, o queresone, que até então tinha sido deixado de lado, passou a ser muito consumido novamente.

Foi com o uso do querosene como combustível de aeronaves que a indústria de refino ganhou um forte impulso. Elas tinham que abastecer os parques industriais e os milhares de veículos, que já começavam existir na época. Sendo que a gasolina passou a ser o derivado do pretróleo mais usado e com isso, a necessidade de se criar mais estradas e ter mais asfalto.

Trinta por cento da energia que o mundo consumia, em 1938, provinha do petróleo.

Porém, o mundo passou por duas crises do petróleo, uma depois da outra, em 1973 e 1978 e foi quando os governantes param para pensar o perigo que era tamanha dependência do petróleo. Foi então, que deu-se início a uma busca por outras fontes de energia para diminuir a necessidade que se tinha criado do petróleo.

Detalhes Sobre o Surgimento do Petróleo

Uma outra hipótese para o surgimento do petróleo é que eles sejam derivados de micro-organismos marinhos que pela falta de oxigênio, os plânctons, com o passar de milhões de anos, tenham se transformado em petróleo.

Falando em comercialização dos petróleo, somente dois tipos são utilizados: o com proporção de gasolina que é considerado o leve e o que tem maior proporção de querosene e óleos combustíveis, considerado o pesado. Porém, entre os dois, o que tem maior representatividade financeira no mundo é o leve, e isso se explica pelo fato do alto consumo de gasolina, falando mundialmente.

Ainda falando do composto do petróleo, ele tem grande predominância de alcanos. Essa é a principal fonte de energia e graças a ela se consegue a matéria-prima para vários outros produtos da indústria petroquímica. Podemos citar como exemplo do que é feito com esse material: adubos, plásticos, corantes, gás hidrogênio, álcool comum, acetona, detergentes, entre outros.

Veja quais são os países que são os maiores produtores de petróle: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.

O Brasil, atualmente, consegue com a sua produção, satisfazer metade do que é consumido e tem necessidade de importar a outra metade dos países árabes. Mas, novas descobertas, podem colocar o Brasil como um país autosuficiente. Além de se tornar mais importante em âmbito mundial.

Falando das maiores reservas de petróleo do mundo, mais de 50% delas está no golfo Pérsico.

As Diferentes Teorias Sobre a Origem do Petróleo

Que os lençóis petrolíferos podem estar em lugares a 7 mil metros de profundidade no mar, nas plataformas submarinas ao lado de gás natural e água salgada, ninguém tem dúvidas. Porém, quando a conversa é como se deu a origem do petróleo, as controvérsias são muitas.

A mais aceita é da origem estritamente inorgânica e também a da teoria orgânica, cujo animais e vegetais tariam participação.

No caso da origem inorgânica, defende-se que o petróleo é o resultado da formção de carburetos, que seriam: cálcio, alumínio e outros elementos. Todos eles teriam sofrio a ação hidrólise, isto é, da água e o resultado seria a formação de hidrocarbonetos, como exemplos, podemos citar, alcenos e metanos. Eles teriam se polimerizado por conta da pressão que sofreram, o que significa unir as moléculas idênticas e formando uma nova molécula mais pesada. Assim, o petróle teria se formado com a condensação.

A outra teoria é aquela orgânica e é considerada mais antiga, nela, se diz que no petróleo existem compostos clorofilados, de hormônios e nitrogenados. Os elementos orgânicos seriam tanto vegetal quanto animal. Os pesquisadores modernos apoiam mais essa teoria do que a que foi apresentada primeiramente.

Os pesquisadores modernos destacam que os vegetais e também os animais tiveram grande atuação na ação de bactérias. Tudo isso somado resultaria na formação de um tipo de pasta orgânica nas profundezas dos oceanos. Por sua vez, com esse material se misturou a areia e argila, também existente no dundo do mar, sedimentos marinhos foram formados. Sobre eles, se formaram cobertas e camadas de areia e lama, com um tempo isso tudo se transformou em rochas e assim o petróleo e o gás foram criados e acumulados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.