Radioatividade

A radioatividade e seus efeitos muitas vezes são motivo de preocupação para as pessoas de um modo geral, e especialmente para os protetores do meio ambiente e cientistas. Toda ciência e suas descobertas, assim como os avanços da tecnologia, da medicina, etc., se dá através de centenas de experimentos e também de invenções que tem, basicamente, o intuito de conhecer melhor o funcionamento das coisas, dos objetos, das forças da natureza e sua utilidade para a humanidade.

Efeitos

Efeitos

Consideremos o fato de que esta é uma explicação imensamente simplificada a respeito do assunto, mas serve também para que tenhamos uma noção da grande importância de profissionais como  químicos, cientistas, matemáticos, inventores, pensadores, enfim, muitas áreas de estudos que se dedicam a melhorar nossa qualidade de vida, movidos pela sua extrema curiosidade e ânsia de entender o funcionamento de todas as coisas. Não esqueça de que após muitas invenções inúteis e tentativas frustradas, Thomas Edson inventou a lampada, e por mais que você não entenda exatamente como isso funciona, esta sempre se beneficiando de seu uso.

Descobertas

Descobertas

De certa forma o mesmo se dá com relação a radioatividade. Ouvimos falar sobre ela, especialmente sobre seus efeitos nocivos à área da saúde, mas não entendemos muito bem como as coisas funcionam. Felizmente a maioria de nós, pessoas comuns, só se aproxima de uma fonte de radioatividade quando necessitamos de um raio x. Basicamente a capacidade da radioatividade está em produzir placas fotográficas, que é o modo como é feito o raio x; ionizar gazes; transpor corpos opacos; produzir fluorescência, entre outras funções. Sem duvida nenhuma este é um assunto muito complexo, mas o fato é que trata-se de energia nuclear, que se dá a partir da instabilidade de alguns átomos, especialmente do urânio, rádio e tório. Quando se ouve o termo “energia nuclear” está implícita a idéia de perigo a vista, embora a radioatividade seja considerada como um fenômeno natural, mas que também pode acontecer de forma artificial.

Radioatividade

Radioatividade

Alguns acidentes envolvendo energia nuclear, ou seja, radioatividade, tiveram proporções devastadoras e se tornaram inesquecíveis para a humanidade. As cidades de Hiroshima e Nagasaki sofreram uma destruição em massa no ano de 1945, atingidas pelas temidas bombas atômicas lançadas pelo exército dos estados Unidos da América. Estima-se a morte de mais de 200 mil pessoas naquela ocasião. Outro grave acidente ocorreu em 1979 na Pensilvânia. Não se sabe exatamente o numero de mortes, mas não esqueça, as conseqüências ainda persistem com grande incidência de tumores e outros problemas que atingiram desde a saúde das crianças até os mais idosos, ninguém naquela localidade escapou dos efeitos daquele acidente. Os efeitos desta radiação são devastadores, e justificam toda preocupação e medidas de extrema segurança, pois ainda que não causem a morte instantânea deixam seqüelas gravíssimas em uma grande área em torno dos acidentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.