Em Recessão

Isto pode vir como surpresa para a maioria das pessoas: Em tempos de Crise Mundial, as mulheres são mais susceptíveis de ter uma farra no shopping do que em tempos normais. Um novo estudo constata que quase metade das mulheres britânicas estão assustadas ou com medo da recessão, e 45 por cento sentiram que sua situação financeira tinha tomado uma batida. Um total de 75 por cento disseram que seria melhor fazer cortes, mas 79 por cento deles disseram que para animar-se. Não Esqueça que das 700 mulheres entrevistadas 40 por cento disseram que a depressão foi uma desculpa e 60 por cento disse “sentir um pouco baixa” foi um bom motivo. “Este tipo de despesa, ou compensatório consumo, serve como uma maneira de regular emoções intensas”, disse Karen Pine, da Universidade de Hertfordshire um professor e autor de “Sheconomics” (Headline Publishing Group, 2009).

Em Recessão

Em Recessão

A coceira de ir a loja tem sido desde há muito tempo conhecida a soterrar algumas pessoas, que devido ao simples materialismo ou para compensar os problemas emocionais fazem compras. Muitos pesquisadores assemelham isso ao vício e alguns pensam que tem sido um problema crescente na sociedade que nos dias de hoje é moderna e consumista. Uma Mulher Bonita sempre faz compras pensando em estar bem apresentável, mas na verdade pode ser uma doença. O problema não se limita às mulheres, pois os homens também podem ser bem consumistas. Um estudo realizado em 2006 nos Estados Unidos encontrou 6 por cento das Mulheres Lindas que têm isso tão ruim que são marcados compradores compulsivos, mas assim são 5,5 por cento dos homens. Pine diz que este comportamento compensatório poderia tornar-se mais acentuado em uma recessão.

Economia

Economia

As pessoas usam drogas e álcool similarmente para regular as emoções, Pine explica, mas ela acha que fazer compras é cada vez mais ocupadas por mulheres para este fim. E, paradoxalmente, se preocupar com Cédulas de Dinheiro poderia levar as mulheres a gastar mais, disse ela. “Se fazer compras é um hábito emocional para as mulheres podem sentir a necessidade de manter os gastos, apesar da desaceleração econômica”, disse o professor Pine. “Ou, talvez ainda pior, se elas não podem gastar poderemos ver um aumento nos problemas de saúde mental, tais como ansiedade e depressão.”

EUA

EUA

O problema é que as compras nem sempre tem o efeito pretendido. Cerca de 25 por cento das mulheres pesquisadas tinham feito compras antes da entrevista e deixaram claro um grande sentimento de culpa e de vergonha. Isso se parece muito com a dependência de álcool e drogas. Diz Pine. As pessoas que possuem essa doença que é o consumismo muitas vezes compram o que nem vai usar e com certeza se arrependem depois, mas mesmo assim não conseguem deixar de comprar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.