Países Mais Gelados do Mundo

O Brasil é um país que possui um inverno ameno mesmo na região sul e sudeste quando comparamos com outros países do mundo. Mesmo que os termômetros marquem temperaturas abaixo de 0°C não chegam nem perto do gelo que alguns países enfrentam todos anos.

Frio na Mongólia

Frio na Mongólia

Viver num país com um inverno muito rigoroso é um grande desafio, pois tudo se torna mais difícil nas baixas temperaturas. Pense como pode ser complicado simplesmente levantar da cama e sair de casa para ir a escola ou ao trabalho com temperaturas negativas e sensações térmicas ainda mais geladas.

Talvez para os brasileiros pareça que o inverno muito rigoroso com neve é somente ruim, mas os países que são obrigados a conviver com a essa situação encontram formas de tornar mais fácil passar por essa fase com brincadeiras como fazer bonecos de neve ou mesmo com a reunião da família em torno da lareira. Enfim saiba um pouco mais sobre os países mais gelados do mundo e se tiver coragem comece a planejar uma viagem para esses lugares.

Os Países Mais Gelados do Mundo

Estados Unidos

A terra do Tio Sam pode ter temperaturas assustadoramente frias em especial na região do Alasca que pertence ao país. As temperaturas podem chegar a -62°C e além da neve ainda tem os ventos que são extremamente fortes. Para se ter uma ideia o Alasca é perigoso uma vez que o corpo humano não suporta muito tempo nessas temperaturas.

O Monte Mc Kinley que também é conhecido como Denali é o pico mais alto dos Estados Unidos e é tido como uma das montanhas mais geladas do mundo. O pico está no centro do Alasca e suas temperaturas médias giram em torno de -40°C. Escalar essa montanha é uma tarefa muito difícil.

Apesar do intenso frio o Alasca atrai muitos turistas que vivem diversas aventuras no Parque Nacional de Denali no qual existem belos lagos e cenários para passear e curtir um pouco do lado bom de tanto frio.

Antártida

O continente da Antártida tem as menores temperaturas do mundo, o clima é tão extremo que é possível que os termômetros cheguem a marcar -89°C. Além de frio o clima desse lugar é muito seco e nada indicado para que pessoas se estabeleçam.

Estônia

Na Estônia as temperaturas podem até não serem tão extremas, mas ainda assim não é um dos melhores países para se viver com conforto térmico uma vez que as chuvas que acontecem com frequência podem diminuir e muito a temperatura não importando qual seja a época do ano.

Finlândia

Durante o inverno a Finlândia fica coberta pela neve, em geral a alvura dura uns 4 meses. No inverno é possível que as temperaturas do país cheguem a -20°C, porém, durante o verão as pessoas que moram no país têm temperaturas mais amenas. A parte mais fria do país é a área da Lapônia em que os ventos são cortantes e muito intensos.

Rússia

A Rússia é um país que assusta um pouco pelo rigor do seu inverno, porém, as temperaturas muito baixas são em geral decorrência dos ventos que são muito comuns e intensos. Durante o inverno a Rússia pode ter temperaturas que chegam a -27°C, a máxima no mês de janeiro não ultrapassa -8°C. O verão é um pouco mais ameno para dar uma folguinha para os russos.

Groenlândia

Um país bastante gelado e difícil de viver já que a temperatura média fica em torno de -9°C no inverno. Nos dias que são considerados mais amenos a temperatura fica em torno de 7°C. O país é todo coberto por um tipo de lençol de gelo o que não deixa que a luz do sol chegue a atmosfera.

Canadá

O Canadá é um país bastante frio, porém, as suas cidades tem diferentes intensidades de frio. Nas províncias de Prairie, por exemplo, o frio é presença constante com os termômetros podendo marcar durante o dia -15°C  e durante a noite -39°C. É importante que os visitantes do gelado Canadá tomem cuidado com os ventos que podem deixar quase impossível aguentar todo esse frio.

Cazaquistão

O Cazaquistão tem um verão intenso sendo bastante convidativo para os turistas, mas durante o inverno as temperaturas ficam bem extremas. Nesse país a cidade que é mais fria é Astana em que chove bastante com muita intensidade. Somente para que você entenda o quanto é frio no Cazaquistão imagine que somente sair de casa pode causar a perde de um dedo ou de um pé por congelamento. No inverno o país não é tão receptivo.

Mongólia

A Mongólia é um país que passa por fases de frio sendo que no inverno a média de temperatura fica abaixo de 0°C. Nos meses de abril e junho pode acontecer congelamento e nos meses de janeiro e fevereiro as temperaturas ficam geladas podendo marca até -20°C. A água congela e as chuvas podem se tornar perigosas.

Islândia

Um país que tem um frio extremo é a Islândia em que se pode ver gelo por todos os lados. Para se ter uma ideia a Islândia é conhecida por suas temperaturas que não passam de 0°C nas regiões inferiores do país. Na parte superior as temperaturas não costumam ficar acima de -10°C. Dependendo da fase do ano a queda de temperatura pode chegar a -40°C.

Qual o Pior Inverno do Mundo?

Quando se trata de lugares habitados o pior inverno do mundo é o da vila de Verkhoyansk que está localizada na parte siberiana da Rússia. A média de temperatura do inverno não é muito animadora ficando em torno de -47°C. Outras cidades do hemisfério norte podem sofrer com frio intenso como a cidade de Winnipeg no Canadá que pode marcar -18°C e Moscou, capital russa, que pode ter temperaturas com média de -9°C.

Depois de saber um pouco mais sobre o inverno rigoroso desses países mais do que gelados você se sente inclinado a visitar algum deles? Se estiver pensando em fazer uma visita a um deles não esqueça de levar muito casacos e roupas térmicas porque será necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.