O Que é Granizo?

O granizo pode ser chamado também de Saraiva e se trata de um tipo de precipitação que possui pedaços de gelo de formas variadas. Esses pedaços são chamados de pedras de granizo e consistem em pedras de água que se encontram no estado sólido. O tamanho dessas pedras varia entre 5 e 200 mm de diâmetro sendo que as pedras maiores são resultado de chuvas mais intensas.

O granizo passa a ser chamado de saraiva quando ocorre a queda de glóbulos ou pedaços de gelo que tenham entre 5 e 50 mm de diâmetro. Os institutos meteorológicos utilizam o Código Metar para classificar esse tipo de precipitação sendo que quando as pedras tem diâmetro de 5 mm ou mais são enquadradas como GR e quando tem pedras maiores passa a ser GS.

Ficha Técnica do Granizo

As nuvens cumulonimbus podem produzir o granizo dentro das tempestades, para que se forme esse tipo de pedra é necessário que haja um ambiente de intensa movimentação acima da atmosfera da tempestade que parece com furacões e também que tenha baixa altura do nível de congelamento.

Trata-se de uma situação mais comum que o granizo seja formado no interior de continentes e em latitudes que estejam entre as médias da Terra. Nos trópicos acabam sendo elevadas em altitudes. Ao longo dos anos foram desenvolvidos métodos para detectar as tempestades de granizo através do uso de imagens de satélites e de informações dos radares meteorológicos.

A Queda do Granizo

Em geral o granizo cai numa velocidade mais intensa de acordo com o aumento do tamanho das pedras. A queda pode ser mais lenta devido a fatores como fusão, vento, atrito com o ar e interação com a chuva. Quando as pedras de granizo que caem são muito grandes precisam de avisos uma vez que podem causar graves danos a construções, automóveis e outros.

Chuva de Granizo – O Perigo

Uma das piores chuvas de granizo já registradas aconteceu no dia 12 de julho de 1984 em Munique, Alemanha. Quando as pessoas sentiram o impacto da chuva de granizo correram em busca de proteção. Essa é tida como uma das chuvas de granizo mais violentas que já ocorreram.

Como resultados das pedras que caíram do céu nesse dia restaram árvores partidas, cerca de 70 mil telhados furados, cerca de 400 pessoas machucadas, 250 mil carros com amassados e um prejuízo que se mostrou superior ao montante de 1 bilhão de dólares. Outro caso que é reconhecido por sua gravidade é aquele que aconteceu em Bangladesh no ano de 1986.

As pedras de gelo tinham até 1 quilo e 92 pessoas acabaram morrendo. Em geral as pedras de granizo não são maiores que uma ervilha e boa parte delas não tem tamanho suficiente para alcançar o chão. Além disso, quando o tempo está quente as pedras acabam derretendo na atmosfera enquanto ocorre a chuva. Uma curiosidade a respeito da chuva de granizo é que ela aparece descrita inclusive na obra Meteorologia escrita por Aristóteles em torno de 340 a.C.

Como se Forma a Chuva de Granizo

Para que essa terrível chuva de pedras se forme é necessário que existam as condições específicas sendo que a principal delas é ter uma tempestade devastadora. Além do granizo esse tipo de chuva vem acompanhada de ventanias e relâmpagos. Nessas nuvens existem correntes de ar que sobem e descem em velocidades que ficam entre 50 e 100 km por hora.

O fenômeno se dá pelo fato de que o ar quente empurra para cima das gotinhas de água que formam a nuvem. Com isso essas gotas acabam se chocando com outras partículas e com isso tem o seu tamanho aumentado. Quando chegam a uma determinada altura (cerca de 5 km) as gotas congelam porque a temperatura é abaixo de zero. Assim se formam as pedras de gelo que irão começar a cair.

Porém, as pedras formadas somente irão conseguir chegar ao chão se forem grandes o bastante para vencer a força do ar quente que as manda novamente para o alto. Enquanto as pedras não têm o tamanho necessário ficam subindo e descendo dentro da nuvem e com isso acabam se juntando com outras gotas de água e também com cristais de gelo. No momento em que as pedras ficam pesadas o suficiente começam a cair.

Fatores de Uma Chuva de Granizo

As nuvens de granizo se formam quando há calor e umidade, numa situação de tempo normal o ar quente é mais leve que o frio e assim sobe e carrega o valor de água da atmosfera. Quando está a 1 km do chão esse vapor acaba sendo resfriado de forma que são criadas gotas finas que compõem a nuvem e isso produz uma pequena garoa quando muito.

Porém, quando o clima é mais quente e úmido são criadas grandes massas de ar que ficam cheias de vapor e assim sobem. Quando elas se resfriam criam as nuvens de tempestade que tem a forma de uma bigorna e que são as cumulosnimbos. Essas nuvens podem chegar a altitudes de até 15 km e assim produzir um efeito de tempestades muito intensas.

Chuvas Intensas

Com um vento muito forte somente as nuvens de tempestades com mais força podem aguentar. Quando está sozinha uma nuvem de tempestade não é uma garantia de que haverá granizo. Já com ventos fracos e com uma velocidade que não aumenta de acordo com a altitude essas nuvens acabam se desenvolvendo ainda mais. Uma chuva forte pode acontecer, porém, é raro que haja destruição.

As fortes rajadas de vento de velocidade crescente que estão nas altitudes mais elevadas acabam desmanchando as nuvens menores. Apenas nuvens mais espessas como os cumulosnimbos mais espessos podem aguentar. Com sua formação de poderosas correntes de ar quente e úmido essas nuvens acabam criando relâmpagos, granizo e em alguns casos até mesmo tornados.

Do Que a Pedra de Granizo é Feita

Quem pensa que a pedra de granizo é feita de gelo puro está enganado, pois conforme essa pedra vai crescendo ela passa muitas vezes a barreira da temperatura 0°C. Dessa forma ela muda de estado muitas vezes e por isso tem camadas que são intercaladas de cristais de gelo e água líquida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.