Emissão de Gases

A luta pela redução na emissão de gases em virtude do aquecimento global, um aliado muito importante, os Estados Unidos que aprovou através da Câmara de Representantes do Congresso a primeira legislação americana limitadora da emissão de poluentes. A legislação aprovada estabelece uma estratégia para a limitação da emissão dos gases que afetam a camada de ozônio e influenciam no aquecimento global ao extremo. Através da lei cada empresa tem um valor limitador de gases emitidos e o saldo pode ser negociado com outras empresas…esses valores devem ser diminuídos a cada ano,e o saldo pode se transformar em moeda corrente. Essa estratégia forçará a médio prazo as empresas a trocarem os combustíveis fósseis pelos combustíveis limpos, para atender as novas demandas e imposições do mercado e da crise mundial.

Emissão de Gases

Emissão de Gases

A lei que já tramitou no Congresso americano ainda precisa passar pelo Senado, onde sua aprovação pode ser difícil, mas acredita-se que o apelo mundial e a proximidade da Conferência de Copenhagen sejam aliados do Senhor presidente dos EUA nesta votação. A realização da conferência da ONU que está marcada para dezembro na cidade de Copenhagen na Dinamarca, onde os dirigentes dos principais países vão sentar e tratar sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, e suas conseqüências, devendo traçar estratégias para diminuir seus efeitos nos próximos anos. Depois que os Estados Unidos se negaram a firmar o protocolo de Kyoto, o presidente Barack Obama dá um grande e importante passo em defesa do controle do meio ambiente apresentando esta legislação que agora depende da aprovação do Senado para ser posta em prática.

Poluentes

Poluentes

Mesmo com alguns representantes dos estados produtores de petróleo no senado, acredita-se que o projeto seja aprovado, uma vez que está é uma questão de interesse internacional e que pode trazer muitas repercussões negativas e positivas em vários setores. Caso a lei seja realmente aprovada, seus efeitos poderão ser mensurados a partir de 2012, prazo em que a cultura industrial de automóveis e caminhões dos EUA deverão se adequar e até o ano de 2016 a eficiência energética de seus veículos deve aumentar em cerca de 40%, o que deve exigir que se faça em torno de 15 quilômetros com 1 litro de combustível. Essa meta, já alcançada por outros países, permitirá uma redução da emissão de CO2 além de diminuir a dependência do petróleo do exterior, gerando uma economia de mais de 1 bilhão e meio de barris de petróleo por ano.

Efeito Estufa

Efeito Estufa

A aprovação definitiva desse projeto no Senado americano deve ter uma repercussão mundial e histórica, pois seus efeitos vão se refletir no meio ambiente, na política e na economia mundial, mas é através de ações políticas como está que governantes como Barack Obama e outros garantem a legitimidade do poder que assumem, agindo em razão do bem comum e não do interesse de alguns. Vale salientar que a Alemanha, assim como a França, principalmente Paris, e o Reino Unido já alcançaram as metas estabelecidas no protocolo de Kyoto para a redução da emissão de poluentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.