Os espetáculos apresentados pela natureza fascinam a todos e com o espetáculo que é o Eclipse Solar essa fascinação não é diferente. O eclipse solar é um acontecimento bem raro, pois é um fenômeno que acontece quando a lua fica alinhada com o sol, ou seja, ela se coloca na frente dele e com isso ela tampa toda a luz solar. Para ver um espetáculo como esse é preciso muita agilidade! Ele por ser raro atrai muitos estudiosos e também faz com que pessoas comuns parem seus afazeres para apreciar tamanha beleza.
Existe um ciclo de eclipse que é usado para saber exatamente quando acontecerá o próximo espetáculo. Existem dois ciclos muito conhecidos que são chamados de Inex e Saros sendo esse de Saros mais conhecido. O eclipse solar vem sendo estudado há muitos anos e com isso muitas descobertas foram feitas através de avanços tecnológicos. Para quem vai admirar o eclipse solar é preciso tomar alguns cuidados, pois muitas pessoas dizem que para ver melhor o fenômeno pode-se usar objetos como sacos plásticos que sejam metalizados, CD, filmes fotográficos para ter mais segurança e isso tudo é na verdade uma grande mentira. Pessoas acreditam que esses materiais protegem da radiação os olhos e isso não acontece, muito pelo contrario usando esses materiais as pessoas podem ficar com problemas na retina.
Outras pessoas acham que os óculos escuros vão proteger os olhos e com isso vai ser possível ver com segurança o eclipse solar, mas na verdade os óculos escuros não podem ser usados para observar o eclipse do sol. Como todas as pessoas estão em busca de segurança é preciso saber exatamente o que fazer para poder observar o fenômeno sem sofrer danos. Algumas dicas de segurança são essenciais para que se consiga adquirir essa segurança e uma delas é o tempo que se olha para o sol que não pode ultrapassar os 20 segundos. Depois desses 20 segundo olhando para o sol é preciso que se faça um intervalo de pelo menos 30 segundos para voltar a olhar. Um equipamento de segurança adequado é necessário, mas mesmo com ele é preciso obedecer ao tempo para evitar problemas nos olhos que afeta principalmente a retina.
O momento mais perigoso para se olhar para um eclipse solar é quando ele esta quase em cem por cento, pois com a escuridão total o brilho da lua faz com que a pupila dilate e com isso os olhos vão ficar muito vulneráveis permitindo que a luz entre facilmente. Nesse momento a coroa solar fica muito visível e o seu brilho que é muito repentino pode causar danos aos olhos que podem ser irreversíveis. O eclipse é muito esperado por todos, mas é muito importante seguir as dicas de segurança para não sofrer conseqüências mais tarde.