Como Ocorrem As Chuvas De Granizo?

Partículas de gelo de grandes dimensões que têm estrutura em camadas são produzidas por tempestades intensas formadas em massa de ar instável. A quantidade instável é necessária para produzir grandes velocidades rápidas o suficiente para manter desenvolvimento de granizo caindo no chão.

Algumas dessas correntes ascendentes podem chegar a 60mph ou mais. Pequenas partículas de gelo que se formam acima do nível de congelamento na tempestade coletam água da chuva, formando concha que congela de modo lento.

Caso os granizos crescem de modo rápido eles podem continuar a crescer, até que, finalmente, se tornem demasiado grande para a corrente ascendente. Essa forma de precipitação ocorre no início de tempestades.

Como Ocorrem As Chuvas De Granizo?

Como Ocorrem As Chuvas De Granizo?

Como Granizo é Formado Nas Chuvas?

Formado quando pingos de chuva passam por um cinturão de ar frio no seu caminho para a Terra. Faz com que as gotas comecem a congelar em pequenos blocos de gelo. A formação de granizo requer a presença de outras nuvens convectivas com fortes correntes ascendentes.

A turbulência do ar que acompanha tempestades auxilia a formação de granizo. A água que entra na formação é arrefecida, ou seja, “catalisa” temperatura abaixo do ponto de congelamento, mas ainda na forma do líquido. Entram em queda quando se tornam demasiado pesados para serem suportados por correntes de ar.

O processo de formação não começa com o congelamento de uma única gota de chuva. Isto pode ser realizado por forte corrente ao nível em que a chuva ainda permanece na forma de gotejamento.

Ao passar pelo cinturão de ar frio, novos pingos de chuva se apegam ao granizo congelado, aumentando assim o seu tamanho. A água é suspensa em nuvem através da qual a partícula viaja.

Os tamanhos das pedras de gelo podem variar a partir de pedaços com diâmetro de cinco a treze centímetros. O granizo ainda pode pesar até 450 gramas. Pedaços menores são chamados de grãos de gelo.

Quando e Onde Ocorrem Chuvas De Granizo?

Granizo são comuns em latitudes médias. Geralmente duram quinze minutos. Foi observado que as chuvas de granizo ocorrem durante o meio da tarde. Pedras caem com força e são conhecidas por terem causado dano fatal para a vida humana e animal. Na tentativa de reduzir a destruição de granizo, grandes quantidades de iodeto de prata são injetadas na tempestade.

Granizo consiste de chuva congelada e formada em clima frio, quando a chuva entra em camada de ar muito frio próximo ao chão e congela. Normalmente está acompanhado por chuva congelada ou neve.

A maioria das grandes tempestades cria algum granizo, mas as boas condições devem estar presentes para crescer, congelar e sobreviver até chegar ao chão. As condições ideais estão nas nuvens altas que atingem o alto na atmosfera.

Começo Do Núcleo

O granizo começa a se formar como núcleo de gelo, pequeno aglomerado de gotículas de água resfriadas. Este centro pode continuar a acumular gelo, derreter na nuvem de tempestade e virar à chuva, ou ser esmagado no caminho. Se um pedaço de terra, uma semente ou outra pequena partícula explode na nuvem de tempestade, então é criado outro possível núcleo ao granizo.

Camadas De Gelo

Se a tempestade está fria e ventando bastante, o aglomerado de gelo irá acumular camadas a caminho da vela, acumulando cera através de processo chamado acreção.

O granizo pode agregar maiores camadas quando explode através de camadas da tempestade. Mesmo os pesados são mantidos no ar por fortes correntes. Quando a chuva cai para trás em meio à tempestade por causa da gravidade, que acresce ainda mais camadas, então ele cai pesado como a chuva.

Algumas camadas exteriores derretem quando a chuva se mistura com outras precipitações, como a neve e chuva.

Significado e Características Gerais Da Formação: Chuvas De Granizo

Forma de precipitação do tipo sólido. Constituída por bolas ou pedaços irregulares de gelo, cada uma das quais referidas como pedra de granizo.

Formação de granizo requer ambientes de forte movimento ascendente do ar com a tempestade e alturas baixas do nível de congelamento. Em latitudes médias, as formas de granizo perto dos interiores de continentes, enquanto nos trópicos, tende a ser confinada a altas altitudes.

Existem métodos disponíveis para detectar tempestades produtoras de granizo. Cientistas utilizam satélites e radares meteorológicos. Avisos meteorológicos graves são emitidos para as pedras de granizo quando atingem tamanho prejudicial, podem causar sérios danos às estruturas feitas pelo homem, em principal as culturas dos agricultores.

Chuvas de granizo caem em velocidades mais altas à medida que crescem no tamanho, embora fatores complicadores, tais como fusão, o atrito com o ar, vento e interação com a chuva, podem retardar a descida através da atmosfera da Terra.

Ao contrário de pelotas de gelo, granizos são mergulhados e podem ser irregulares e aglutinados. Compostos transparentes ou camadas alternadas de gelo são depositados sobre o granizo enquanto viaja através da nuvem, suspensas no ar por forte movimento ascendente até o peso superar a corrente de ar e cair no chão.

Embora o diâmetro do granizo seja variado, nos Estados Unidos, a observação média prejudicial é de 2,5 cm. Em geral, pedras maiores do que dois centímetros são considerados grandes o suficiente a causar danos.

O Serviço Meteorológico do Canadá emite avisos de trovoada graves quando granizo está acima do esperado. Outros países têm diferentes limiares de acordo com a sensibilidade local de granizo.

Por exemplo, áreas de cultivo de uva podem ser afetadas por granizo menores. Granizo pode ser grande ou pequeno, dependendo de quanto forte for a corrente de ar.

Formação

Formas de granizo em forte tempestade de nuvens, em particular àquelas com intensas correntes ascendentes, alto teor de água em estado líquido, grande extensão vertical, gotas grandes e onde parte da camada de nuvem abaixo de zero 0°C (32°F).

Estes tipos de correntes de ar ascendentes fortes também podem indicar a presença de furacão. A taxa de crescimento é maximizada quando o ar está perto de uma temperatura de -13°C (9°C).

Com o aumento e as gotas a temperatura cai abaixo de zero, elas se tornam super-resfriadas ao ponto de congelar em contato com núcleos de condensação.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.