Cacto Diferente

Cactaceae – Família dos Cactos

Os cactos fazem parte da família botânica Cactaceae, existem 84 gêneros e cerca de 1400 espécies que são nativas das Américas. Por seu porte e aparência essas plantas têm extenso uso ornamental. Uma curiosidade é que alguns tipos de cactos também são usados na agricultura.

Sobreviventes

Os cactos são plantas pouco convencionais que se adaptam a ambientes muito quentes e áridos. Uma das características que torna isso possível é a sua capacidade de reter água, tem uma modificação caulinar que recebe o nome de cladódio. O caule dessa planta se expandiu numa estrutura suculenta e verde perene.

Trata-se de uma planta que evoluiu para conseguir sobreviver, os famosos espinhos dos cactos são na verdade as suas folhas. Essa planta tem a clorofila necessária para a sua vida e para o seu desenvolvimento. Tem algumas espécies de cactos que podem ser confundidos com a família Euphorbiaceae.

Cactos Diferentes

Quando se fala em cactos temos uma imagem já fixada em mente, no entanto, existem plantas de todos os tamanhos e formatos. O cacto mais alto que se tem registro é o Pachycereus pringlei que atinge uma altura máxima de 19,20 metros. Já o menor cacto é o Blossfeldia liliputiana que mede em torno de 1 cm por diâmetro.

Essas plantas podem ter flores grandes assim como seus espinhos e ramos, as flores brotam das aréolas. Como os cactos são polinizados por insetos ou animais pequeninos de hábitos noturnos como mariposas e morcegos podem ter floração noturna. Plantas que podem tanto ser baixas e em forma de globo como altas e com forma de coluna. Vamos conhecer os cactos?

Diferentes Espécies de Cactos

Cacto-bola ou Cadeira-de-Sogra (Echinocactus grusonii)

A origem desse cacto em forma de bola espinhenta (conhecido popularmente como cadeira de sogra) é o México. Esse cacto pode atingir uma altura de até 30 cm e não possui pontuações na sua pele. Conta com aréolas com espinhos esbranquiçados no decorrer das suas nervuras.

As suas flores são cor-de-rosa e aparecem durante o verão. Devem ser cultivadas num lugar ensolarado e ter solo bem drenado que possua um bom teor de matéria orgânica e areia. Esse cacto pode ser usado em jardins e também para compor canteiros com pedras e junto de outras plantas suculentas.

Cacto Mammillaria Elongata (Mammillaria Elongata)

Esse cacto tem como nome popular dedos-de-moça e sua origem é o México. Tem pequeno porte e cresce lentamente atingindo no máximo 15 cm de altura. Uma planta que tem forma de cilindro e que possui pequenas saliências das quais saem os seus espinhos. Tem flores pequenas e amareladas que brotam na primavera. Pode ser cultivada em quase todo o Brasil e se mostra sensível ao frio. Tem grande valor paisagístico podendo ser usado em sacadas de apartamentos.

Cacto Mammillaria (Mammilaria ou mammillaria)

Conhecido somente como cacto, popularmente, essa espécie que também é originária do México tem forma de pequeno globo quando jovem e depois de crescer se torna colunar chegando a até 10 cm. Ideal para quem gosta de plantas, mas tem pouco espaço para elas.

As flores desse cacto variam podendo ser vermelhas em forma de tubo até grandes na cor creme, rosa ou vermelho. O que diferencia esse cacto dos demais é o seu tamanho pequeno. Tem grande valor paisagístico e pode ser cultivado num vaso tipo bacia junto com outros tipos de cactos.

Cacto Flor de Maio (Schlumbergera truncata)

Essa espécie é conhecida popularmente como flor-de-maio e tem a sua origem no Brasil. Trata-se de uma planta do tipo epífita que possui cladódios achatados, pendentes e que não tem espinhos. As suas flores são grandes e chamam muita atenção porque tem uma forma que lembra um camarão de várias cores, aparecem na ponta dos ramos. O seu florescimento acontece no outono.

O cultivo da flor de maio deve ser feito num local ensolarado e em vasos cuja boca seja larga. Podem ser usadas como pendentes, o seu substrato deve ser composto de matéria orgânica que pode ser húmus de minhoca. O adubo ideal é o granulado NPK 4-14-8 com areia para garantir que haja boa drenagem deve ter mais areia. Pode ser cultivada junto com plantas suculentas pendentes.

Cacto verde-e-amarelo (Cereus hildemannianus)

O cacto verde-e-amarelo tem origem no Brasil e podemos até dizer que ele presta uma homenagem ao nosso país, não é mesmo? Uma planta de grande porte que pode chegar a medir mais de 8 metros de altura e tem forma de coluna e tem grande valor paisagístico. Composta de caules alongados articulados e cilíndricos essa planta possui ainda sulcos longitudinais que são cobertos por espinhas nas quinas.

O seu florescimento acontece no verão e as suas flores chamam bastante atenção por serem grandes. Como é polinizada por insetos de hábitos noturnos as suas flores se abrem a noite. Para que o cultivo seja bem sucedido é interessante que seja feito numa área de luminosidade. Outra dica para cultivar esse cacto é ter um solo com textura arenosa e alguns elementos que tenham uma textura mais grossa para que haja melhor drenagem.

Dama da noite (Epiphyllum oxipetalum)

Conhecida como dama da noite essa planta tem origem na América Central e Brasil. Uma curiosidade é que seu nome científico vem do grego e significa “sobre as folhas”, ele se aplica pelo fato que as flores aparecem em ramos que são semelhantes a folhas. Essas plantas bem dificilmente apresentam espinhos, mas contam com pelo nas suas aréolas.

Tem grande flores e com lindas cores, os seus ramos são suculentos e achatados. Também podem ter a forma de triangulo. Quando essa planta está numa floresta pode se desenvolver sobre árvores tendo suas raízes fixas no chão quase como se fosse uma trepadeira. A umidade dessa planta é retirada do ar e do sereno.

O seu cultivo pode ser feito com pouca água e o seu substrato é bastante arenoso para que as suas raízes possam respirar. O nome popular dessa planta se deve ao fato de que suas grandes flores se abrem somente a noite. Uma flor dessa planta pode ter mais de 25 cm. Outro ponto interessante é que as flores se abrem somente uma vez, a abertura acontece no início da noite e ficam abertas por 23 horas.

Cacto Diferente

Cacto Diferente

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.