O sonho da casa própria é muito antigo, milhares de pessoas tem o mesmo sonho, mas nem todas conseguem realizar, apenas uma minoria tem condições financeiras de comprar a sua casa, pois as dificuldades são muitas, a começar pela renda familiar. Um grande número de pessoas hoje trabalha informalmente e não tem condições de assumir certos compromissos financeiros com medo de comprometer a sua renda familiar.
Assim, muitas pessoas que tem um trabalho fixo com carteira assinada estão procurando entrar em um consórcio para poder comprar o seu imóvel. O consórcio de imóveis funciona como os demais consórcios de bens móveis ( eletro domésticos, carros,…). O consórcio funciona da seguinte maneira: um grupo de pessoas sejam elas pessoas físicas ou jurídicas se unem com a finalidade de arrumar recursos para adquirir o bem pretendido, aqui no nosso caso é um imóvel que pode ser apartamentos novos. Dessa maneira as contribuições pagas todo mês pelo grupo vão servir para contemplar seus integrantes com credito que vai servir para a compra do imóvel. Quando se vai aderir a um grupo de consórcio é necessário que a pessoa já tenha em mente o valor do imóvel, seja ela uma casa moderna em uma zona nobre ou em um condomínio fechado, vai depender da necessidade de cada pessoa e das suas preferências de moradia.
Os planos de pagamento geralmente são de cem meses podendo chegar até cento e oitenta meses. E dentro desse período o consorciado poderá ser contemplado por sorteio ou lance, e após receber a carta de crédito é mais fácil negociar, pois a compra será à vista, facilitando para conseguir um desconto bem maior, e com o dinheiro que sobra da para investir e fazer a decoração de casa, satisfazendo todas as necessidades familiares e ir morar na casa dos sonhos. As cotas mensais geralmente são corrigidas pelo INCC ( Índice Nacional do Custo de Construção ) e, por conseqüência o valor do crédito também, mas o governo determinou que esses reajustes fiquem bem abaixo do esperado com a redução da taxa de juros proporcionada por ele. Esse tipo de consórcio tem o seguro prestamista, que em caso de morte do segurado ele cobre o valor do credito e a dívida fica quitada. As empresas que prestam esse tipo de consórcio são autorizadas pelo Banco Central, dessa maneira fica bem mais fácil conferir a idoneidade dessas empresas e ao mesmo tempo assegurar ao consorciado confiança de que esta fazendo um bom investimento.
Antes de fazer o consórcio recomenda-se que a pessoa procure pelo imóvel que pretende comprar, seja por fotos de apartamentos ou direto em imobiliárias, para já ter em mente o valor do imóvel a ser financiado. Quando for sorteado o dinheiro será liberado para a compra e tendo dinheiro na mão obviamente poderá barganhar e conseguir um desconto bem significativo, essa é uma maneira pela qual o consorciado poderá sair lucrando.