Coração Vagabundo

Coração Vagabundo é um documentário lançado este ano em que Caetano Veloso interpreta a sí mesmo e fala um pouco de diversos assuntos como música, religião, política, antropologia …. da vida. A primeira cena do documentário traz implicitas todo o resumo do próprio filme. Nela a produtora Laula Lavign, ex-mulher de Caetano aparece chamando Fernando Andrade, o diretor do documentário que é meio irmão de Luciano Huck, para espreitar pela porta do banheiro que fica no final do corredor. Lá está Caetano Veloso nú, fazendo a barba. Esta primeira cena pode ser considerada a síntese do que vai ser o documentário, Caetano Veloso apresentado por Paula e Fernando sem rodeios, de maneira direta e nua.

Coração Vagabundo

Coração Vagabundo

Coração vagabundo foi produzido entre os anos de 2003 até 2005, especialmente nas turnes realizadas pelo cantos no Japão e nos Estados Unidos. Nesse período Caetano se separou de Paula e participou do filme “Fale com Ela” do cineastra Pedro Almodóvar. Caetano Veloso é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes nomes da musica popular brasileira. O baiano é irmão de Maria Bethânia e iniciou sua carreira cantando bossa nova, e ganhou fama como um dos percursores do MPB, pelo seu ativismo politico e pela participação no movimento musical chamado tropicalia, junto com Gilberto Gil, João Gilberto e muitos ouros ícones desse período.

Caetano Veloso

Caetano Veloso

Fez faculdadade de filosofia na Bahia, e foi lançado no cenário nacional por Maria Bethânia, sua irmã, que gravou junto com Gal Costa “Sol Negro” de autoria de Caetano Veloso. No ano seguinte, 1965 já lança seu primeiro disco e a partir daí com altos e baixos sua carreira deslancha e ele passa a ser reconhecido nacionalmente pelo seu talento artístico e pelas suas composições que misturam a realidade nua e crua com poesia. Algumas de suas músicas foram censuradas e ele chegou a ser preso junto com Gilberto Gil na época da ditadura, os dois foram exilados para a Inglaterra em 1969 de onde voltaria em 1972, para se tornar uma celebridade e seguir com sua cerreira de sucesso.

Gal Costa

Gal Costa

A obra e vida de Caetano Veloso com certeza daria assunto para muitos filmes, mas “Coração vagabundo” trata somente de um curto periodo da sua vida, que foi como que recortado. Ou seja, durante o periodo de 2003 a 2005 os principais momentos de sua intimidade e de suas apresentações públicas foram gravadas e temos a oportunidade de ouvir Caetano fazendo comentários e reflexões sobre questões importantes e fundamentais da nossa vida ou simplesmente sobre a aparência das sobremesas servidas na China. O longa metragem foi produzido de uma maneira despretensiosa, nele Caetano Veloso é simplesmente o Caetano, e dá suas opiniões sobre diversos assuntos, brinca, se diverte, e mostra um pouco de seu humor e seu lado irreverente. “Coração Vagabundo” é um bom filme, que deve ser assistido sem grandes expectativas, apenas com o objetivo de conhecer um pouco mais desse grande artista que é Caetano Veloso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.