Existem diversos produtos usados em casa, principalmente na cozinha, que são ótimos agentes de limpeza, sendo um ótimo exemplo o vinagre. Mesmo que seja um produto usado para a preparação de alimentos, o vinagre é comprovadamente um ótimo produto para a limpeza, trazendo ótimos benefícios na higienização de diversos locais, já que a sua versatilidade vai desde a limpeza de pisos, vidros, tecidos e até mesmo acaba com o mofo.
Muita gente pode duvidar do poder do vinagre, mas, a explicação para a eficácia da limpeza feita com ele é simples: o produto possui alta concentração de ácido acético, o que faz com que ele tenha a função de desengordurante e também de desinfetante. Existem vários tipos de vinagre, e os mais usados para a limpeza da casa são o de maçã e o de álcool. Além do seu poder de limpeza, o vinagre tem outras vantagens bem atrativas: a primeira é a de ser um produto muito barato, o que traz uma grande economia, já a outra é de ser respeitoso ao meio ambiente, já que é um produto natural, sem químicas fortes.
Se você está pensando no que o vinagre pode ser aplicado na limpeza, nesse artigo irá ver um exemplo muito bom, o da limpeza de tapetes com vinagre, já que é um produto que a maioria das casas possui.
Como Limpar Tapete Felpudo com Vinagre?
O tapete é um item muito comum na maioria das casas, já que além de compor a decoração dos mais diversos ambientes, ele também é usado para deixar os cômodos mais aquecidos e manter o chão limpo. Os tapetes felpudos são comumente usados na sala de estar e também no quarto, ambientes que exigem mais conforto e aconchego.
Apesar de ser um elemento importante dentro das residências, o tapete sempre causa um pouco de estresse na hora da limpeza, que não é assim tão simples. A sujeira acumulado no tapete é comum, já que normalmente ele retém poeira e outros resíduos que vem dos sapatos e também com o vento de fora da casa. Como é um produto que acumula bastante sujeira, é importante que ele seja limpo com regularidade, para manter o ambiente da casa livre dessa sujeira.
Os tapetes felpudos normalmente são feitos de algodão, lã ou shaggy. Esse modelo de tapete é bonito e macio, sendo uma grande tendência na decoração dos lares atualmente. A sua textura possui certo relevo, além de ser muito confortável para se pisar. Apesar das vantagens, esse é um dos modelos de tapete que mais acumula sujeira, e necessita de higienização constante.
Dicas
Para começar a limpeza do tapete felpudo com vinagre, é necessário que se inicie com uma limpeza a seco, para remover a sujeira superficial. O ideal é que essa limpeza seja feita com o aspirador de pó, que vai retirar tanto a poeira como fiapos soltos, fios de cabelo, farelos de comida, dentre outros. O aspirador de pó é ideal para essa limpeza já que ele consegue sugar até mesmo as sujeiras impregnadas entre os pelos do tapete. Lembre-se de sempre passar o aspirador de pó em todos os sentidos. Essa limpeza pode ser feita regularmente, uma ou duas vezes por semana.
O vinagre é usado na limpeza feita com menos regularidade, ou seja, a cada 15 ou 20 dias, dependendo da necessidade da sua casa. Para fazer uma limpeza completa você pode misturar cerca de 500 ml de vinagre com cerca de 1 litro de água e um pouco de detergente neutro, em torno de cinco colheres. Essa mistura deve ser aplicada sobre todo o tapete, agir por alguns minutos e depois ser esfregada com delicadeza. Após alguns minutos o tapete pode ser limpo com um pano úmido e ser deixado ao ar livre para secar.
Limpeza Profunda do Tapete Felpudo com Bicarbonato de Sódio e Vinagre:
A limpeza indicada acima é ideal para ser feita de maneira regular e manter sempre o seu tapete felpudo limpo, no entanto, se ele tiver com muita sujeira acumulada, o ideal é fazer uma limpeza profunda antes, para depois conseguir conservar ele limpo. A limpeza indicada abaixo alia outro ingrediente da cozinha que é um ótimo agente de limpeza: o bicarbonato de sódio.
- Para iniciar essa limpeza o tapete deve ser aspirado, conforme foi indicado acima, passando o aspirador em todos os sentidos do tapete para que toda a sujeira mais superficial seja removida dele.
- O segundo passo é fazer uma limpeza a seco com bicarbonato de sódio, que tem o poder de eliminar o mau odor, desinfetar o tapete, além de eliminar os microrganismos e ácaros do tapete. Essa limpeza é bem simples e eficaz, basta jogar bicarbonato de sódio por todo o tapete e o deixar agindo por cerca de 15 minutos. Depois, basta passar o aspirador de pó novamente, para remover o excesso do produto.
- No terceiro passo que o vinagre é incluído, dessa vez, combinado a sabão neutro, álcool e água morna. Essa limpeza fará uma lavagem profunda no tapete, sendo uma mistura extremamente potente, que pode ser usada também na limpeza de outros locais da casa. Basta juntar cerca de 1 litro de água morna, 500 ml de vinagre branco, quatro ou cinco colheres de sabão neutro e duas colheres de álcool de eucalipto (é possível também reduzir a mistura pela metade caso o tapete seja pequeno). Coloque todos os produtos em um borrifador e espalhe a mistura sobre o tapete, deixe agir apenas alguns minutos e depois esfregue com uma escova de cerdas macias.
Essa solução irá remover todas as sujeiras e bactérias presentes no tapete, além disso, ele irá ficar com um cheiro agradável, principalmente pelo álcool de eucalipto. O ideal é que o tecido fique apenas úmido, para que consiga secar rapidamente. Caso não seja possível deixar o tapete secar naturalmente ao ar livre, é possível usar um secador de cabelo para acelerar o processo.
Outras Opções para a Limpeza do Tapete Felpudo:
Caso não seja possível usar vinagre na limpeza do tapete felpudo, existem outras opções. Confira algumas abaixo:
- Limpeza feita com detergente neutro: Caso você não deseje incluir o vinagre na limpeza do tapete, é possível conseguir um resultado parecido com detergente neutro misturado na água. Basta umedecer a superfície do tapete com uma solução de cerca de 500 ml de água para três colheres de detergente neutro e esfregar o tapete de forma delicada, sempre no sentido do pelo. A solução pode ser retirada com um pano úmido e o tapete deve ficar secando em um ambiente arejado ou ao ar livre.
- Limpeza com bicarbonato de sódio e amido de milho: Para fazer essa limpeza a seco, basta misturar bicarbonato de sódio com amido de milho, os dois na mesma proporção, e aplicar tal mistura sobre o tapete, a deixando agir por alguns minutos. Essa misturar irá absorver a sujeira pregada nas fibras do tapete, depois, ela deve ser removida com um aspirador de pó.
- Limpeza com detergente neutro e amaciante de roupas: esse produto é ótimo para limpar o tapete felpudo, já que irá deixar um ótimo cheiro na peça. O amaciante e o detergente neutro devem ser misturados em água, para cada 500 ml de água use cerca de duas colheres de cada um dos produtos. Passe a mistura por toda a superfície do tapete e deixe agir alguns minutos, depois, esfregue com uma escova de cerdas macias e remova o excesso do produto com um pano úmido.
- Limpeza com água oxigenada e bicarbonato de sódio: Essa mistura é perfeita para remover manchas que estão impregnadas no tapete. Basta misturar um pouco de cada um dos produtos que irá formar uma solução efervescente, que será aplicada sobre a mancha, e deve ser deixada agindo por alguns minutos. Para remover a mistura é necessário usar um papel branco, ou, um pano de prato também branco.