Fofoqueiro Profissional

Fofocas são bastante desagradáveis em qualquer ambiente, porém, quando acontecem dentro das empresas tem seus eventuais danos potencializados. O fofoqueiro geralmente deseja desprestigiar o trabalho alheio por se sentir ameaçado ou então inventar calúnias para criar um ambiente instável que seja favorável a si mesmo.

Fazer fofoca é o tipo de atitude que fala mais sobre quem está incitando o falatório do que sobre o alvo. Afinal, será que dá para confiar numa pessoa que espera os outros virarem as costas para começar a falar coisas ruins a seu respeito? Da mesma forma que esse indivíduo te chama no cantinho do café para falar mal sobre um colega pode falar mal de você para terceiros.

A toxicidade das fofocas pode destruir o bom clima organizacional de uma empresa e fazer com que equipes com potencial entreguem resultados aquém do esperado. Continue lendo para conferir dicas de como identificar os chamados fofoqueiros profissionais, ou seja, aqueles indivíduos que dedicam parte do seu tempo a falar mal dos colegas.

Motivações dos Fofoqueiros Profissionais

Falar sobre a vida alheia denota falta de interesse pela sua própria vida, fragilidade em relação aos outros e inseguranças. Fazer fofoca parece ser uma boa maneira de fazer com que os colegas sejam preteridos numa eventual disputa por uma promoção ou para encabeçar algum projeto. Além de más intenções profissionais esse comportamento pode ter motivação em questões pessoais como o sentimento de inveja em relação ao indivíduo no centro das fofocas.

Independente do que motiva as fofocas é importante ter ciência de que ao invés de manchar a reputação do alvo o fofoqueiro acaba queimando sua própria credibilidade. Hoje em dia já se tem mais compreensão do quão negativo é ser um fofoqueiro corporativo. Lideranças sólidas não toleram esse tipo de comportamento.

Dicas de Como Identificar o Fofoqueiro Profissional

Quem deseja se tornar um profissional bem quisto e com uma boa imagem corporativa deve fugir das rodas de fofoca e não desenvolver uma relação próxima com quem gosta de falar dos outros. Abaixo listamos dicas de como identificar as pessoas tóxicas e fofoqueiras do ambiente de trabalho. Procure ficar bem longe delas!

– Criação de Histórias

Se tem algo que não falta para os fofoqueiros de plantão é imaginação para criar histórias falsas sobre as pessoas que o ameaçam. Essas pessoas são bastante imaturas e quando sentem que tem alguém com mais potencial do que elas para se destacar se desesperam. A ação mais comum é começar a soltar um comentário maldoso aqui, uma conversinha sem fundamento ali até conseguir voltar os colegas contra o indivíduo-alvo.

Nessas histórias é possível observar um enredo cheio de injustiças em relação ao fofoqueiro e inúmeras passagens em que o mesmo se vitimiza. O fofoqueiro jamais irá admitir que o grande problema é o fato de que a outra pessoa é melhor do que ele em alguma coisa. A dica para evitar comentários desagradáveis sobre você é não fazer revelações pessoais, ou seja, não contar sobre sua vida para os fofoqueiros.

– Baixa Autoestima

Quanto maior é o interesse de alguém pela vida de outra pessoa mais é possível identificar problemas de baixa autoestima. Aquele que gosta de si mesmo e se vê como um bom profissional dificilmente vai se ocupar de falar sobre os outros e principalmente de inventar histórias sobre o desempenho profissional deles.

Baixa Autoestima

Baixa Autoestima

Então se você estiver sendo alvo de fofocas dentro do ambiente de trabalho não se chateie, pois isso apenas demonstra que os fofoqueiros se sentem ameaçados em relação ao seu potencial e não tem nada de mais relevante para prestar atenção. A melhor postura nesses casos é ignorar os rumores e deixar que seu próprio bom desempenho fale por si.

– Deslealdade

Deslealdade

Deslealdade

O fofoqueiro não tem lealdade com ninguém especialmente com as pessoas que o cercam para fazer fofocas de terceiros. Se hoje esse indivíduo falou mal de fulano com você amanhã provavelmente estará com fulano falando mal de você no cafezinho. Esse é o motivo para não se deixar levar pelas rodas de fofocas. O fofoqueiro é capaz de sorrir para você enquanto está acabando com a sua reputação para outra pessoa.

– Inveja

Inveja

Inveja

Um dos sentimentos mais poderosos e destrutivos que existem é a inveja, o invejoso não quer necessariamente ter o objeto de sua cobiça, se contenta em tirar o mesmo do outro. Pessoas invejosas tendem a ser bastante focadas em fazer fofocas para acabar com a reputação daqueles de quem não gostam.

– Puxa-Sacos

Puxa-Sacos

Puxa-Sacos

Fofocas demandam a existência do fofoqueiro, do alvo da fofoca e do ouvinte. Para conquistar sua plateia cativa os fofoqueiros tendem a ter um comportamento de puxa-saco. Não confie em pessoas que rapidamente se aproximam de você e parecem compartilhar gostos e opiniões sendo extremamente rigorosos com os demais. Não se deixe seduzir pelo carisma dos fofoqueiros.

– Incapacidade de Guardar Segredos

Fofoqueiros tendem a ser excelentes ouvintes, especialmente dos seus segredos mais íntimos com o único objetivo de poder usá-los contra você na primeira oportunidade.

Para se proteger é fundamental evitar comentar sobre seus problemas pessoais e até as pequenas rusgas do ambiente de trabalho com pessoas que parecem demasiadamente interessadas. O melhor é não estabelecer uma relação de cunho pessoal tão intenso com colegas.

Tem muitos fofoqueiros no local em que você trabalha? Comente abaixo e lembre-se de evitar as rodas de fofoca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Humor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.