Dormindo na Turbina de um Avião

As Turbinas De Aviões

De maneira geral, todas as turbinas dos aviões existentes estão englobados em um mesmo princípio, funcionando assim de maneira bastante semelhante, ou seja, basicamente um motor é responsável por aspirar o ar na região frontal da hélice. Depois disso, um compressor tem a capacidade de comprimir o ar, elevando assim sua pressão. Esse compressor é constituído por hélices que possuem lâminas e que ficam presas a um eixo, sendo que são essas lâminas que realizam a compressão do ar.

Esse ar que sofreu a compressão recebe uma certa quantidade de combustível e uma faísca elétrica, que realiza o acendimento da mistura e consequentemente sua combustão. A partir daí, os gases que são liberados através dessa queima acabam se expandindo e explodindo na região dos bocais traseiros dos aviões, fazendo com que dessa forma, conforme os jatos de gás sejam disparados em direção a parte de trás, o avião e o motor são empurrados em direção a frente, seguindo basicamente a lei da ação a reação, que é a terceira lei de Newton.

Existem alguns principais tipos de turbinas de aviões, que existem há um certo tempo, mas que com o passar do mesmo foram conseguindo avanços na tecnologia e melhoria em suas características, fazendo com que assim se tornassem mais evoluídos para os mais variados fins, e esses principais tipos serão apresentados logo abaixo.

– Turbojato ou Turbojet

Turbojato

Turbojato

Esse é um tipo de motor de reação, onde os gases que são expandidos acabam por empurrar fortemente a parte da frente de um motor. De maneira geral, essa turbina suga o  ar e o comprime, fazendo com que eles passem pela turbina e façam a mesma girar, movendo-se em seguida para o escape da turbina e fazendo com que o avião finalmente vá para a frente.

– Turboélice ou Turbofan

Turboélice

Turboélice

Esse tipo de motor conta com uma grande hélice na parte da frente, que tem o papel de sugar o ar. Grande parte desse ar sugado escoa pela parte de fora do motor, deixando o assim bem mais silencioso e dando um impulso considerável, mesmo estando em baixas velocidades. Esse é um tipo de turbina extremamente presente nos aviões atuais.

– Turbo Eixo ou Turboshaft

Turbo Eixo

Turbo Eixo

Essa é uma outra possibilidade de turbina a gás que funciona de maneira bastante parecida com a  turboélice, só que ao invés de movimentar uma hélice, ela fornece a energia para um rotor de helicóptero, que gira com velocidade independente a do gerador do gás.

Dormindo Na Turbina De Um Avião

Que os tipos de turbinas de aviões existente são vários, isso já ficou claro logo acima, porém, o que pouca gente sabe, é que as pessoas que são apaixonadas por esses assuntos – aviões, seu funcionamento e suas turbinas – acabam querendo inserir esses itens cada vez mais no seu dia a dia, e é por esse motivo que hoje em dia foram inventadas várias cosias para agradar essas pessoas, seja para colecionar, ou para fazer com que simplesmente faça parte do cotidiano realmente, e um exemplo disso é a cama em formato de turbina de avião, ou seja, é possível ter a sensação que se está dormindo em uma delas.

Fotografando Turbina de Avião

Fotografando Turbina de Avião

Isso agora é possível, já que a empresa americana Motoart acaba de dar vida a essa cama redonda que tem a cabeceira feita com uma parte de turbina de avião, polida e pintada com logos de companhias aéreas por fora e uma placa de vidro – para provar que é uma turbina – por dentro. A cama redonda é feita sob encomenda e não tem preço divulgado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.