Pintores Brasileiros Conhecidos Pelo Mundo

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, já descobriram entre outras coisas que, os índios se expressavam através da pintura em seus corpos, objetos e em paredes. Isso quer dizer que a arte da pintura no Brasil já existia mesmo antes de ele ser descoberto. Porém, só a partir de século XVII é que ela começou a ser conhecida. Entretanto, os pintores brasileiros só tiveram reconhecidos seus trabalhos mundialmente e, com arte verdadeiramente brasileira após a Semana da Arte Moderna de 1922. A partir daí, pintores brasileiros viram suas obras serem reconhecidas e apreciadas no mundo.

Tarsila do Amaral (1886 – 1973)

Pintora brasileira nasceu no Estado de São Paulo, filha de fazendeiros. Por ser de família rica, Tarsila não encontrou dificuldade para ir estudar na Europa. Foi lá que ela se aliou ao grupo que depois lançou as bases do evento que ficou conhecido como Semana de 22.

Era casada com Oswald de Andrade, o poeta, a quem deu de presente a tela Abaporu. O marido ficou tão impressionado pela pintura que escreveu uma obra (Manifesto Antropófago), que teve muita influência nas tendências artísticas da época.

A pintora Tarsila do Amaral foi em 1922, na Semana da Arte Moderna, a figura mais importante. Tarsila fez belíssimas obras que conquistaram o mundo e por isso, sempre foi muito bem aceita pela crítica social.

Candido Portinari (1903 – 1962)

Dentre os pintores brasileiros que são conhecidos mundialmente, destaca-se o pintor brasileiro, filho de imigrantes italianos, Candido Portinari.

Portinari sempre usou a sua pintura como meio para fazer crítica-social. Após aperfeiçoar suas técnicas na Escola Nacional de Belas-Artes na cidade do Rio de Janeiro, ele embarcou para a Europa. Lá ele se envolveu com os estilos ditados pela pintura moderna. Ficou impressionado principalmente por dois estilos: o expressionismo e o cubismo.

O que fez com que ele se tornasse um pintor conhecido fora do Brasil foi o trabalho que ele fez em painéis para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Além disso, na sede da ONU, em Nova Iorque, encontra-se um trabalho de Portinari que é considerado uma verdadeira obra-prima. Nele, (pintura) ele retrata figuras que representam o sofrimento de qualquer ser humano no mundo, através de uma obra com: mãe, o filho morto, um trabalhador e um retirante.

Anita Malfatti

Anita  Malfatti viveu alguns anos em Paris e devido a isso seu trabalho sofreu algumas influências do expressionismo alemão.

Ela teve participação muito importante na Semana de Arte Moderna de 1922.

Seu estilo era usar tinta de uma forma que suas pinturas ficavam com aspecto volumoso e pesado. Em 1917, Anita fez uma exposição individual que causou grande impacto depois que Monteiro Lobato publicou um artigo que criticava as telas da artista. Suas obras, devido a sua liberdade de estilo, tiveram grandes influências para o modernismo brasileiro. Uma das obras mais famosas de Anita Malfatti é O Homem Amarelo.

Di Cavalcanti (1897 – 1976)

O artista começou sua carreira fazendo caricaturas e ilustrações. Ao passar para a pintura iniciou retratando misteriosos personagens à meia-luz.

Após viver em Paris, voltou-se para criar suas obras com temas nacionais devido a preocupação com a identidade brasileira. Foi daí que surgiram suas famosas obras onde ele pinta o retrato da favela, os bares do Rio de Janeiro, o samba, a mulata e o malandro.

Hélio Oiticica (1937 – 1980)

Além de pintor, o artista Hélio Oiticica também era artista performático e escultor. Pelas inovações em sua forma de criar suas obras é atualmente reconhecido como um dos maiores artistas inovadores do século XX.

Ao pintar de forma livre sobre estruturas de madeira nos anos de 1960, ele acabou por dar liberdade às cores da bidimensionalidade das telas. Na sua obra Parangolés, ele demonstra todo o seu interesse pela cor tridimensional.

Victor Meirelles (1832 – 1903)

Victor Meirelles, brasileiro nascido no Estado de Santa Catarina, assim que foi aceito como aluno da Academia Imperial de Belas Artes, teve reconhecido seu talento de pintor. Suas obras retratam sua preferência por pinturas históricas. Ele retratou muitos eventos na historia do Brasil. Viajou para a Europa, mas, voltou para o Brasil. O artista se tornou, para o Imperador Dom Pedro II, um dos seus pintores preferidos. Ele é o autor da obra: A primeira missa no Brasil.

Pedro Américo (1843 – 1905)

Retratando eventos históricos, principalmente, o pintor brasileiro Pedro Américo conseguiu se consagrar no mundo das artes. Sua obra muitas vezes assemelha-se com uma fotografia. Nas obras: Tiradentes esquartejado ou na obra Independência ou morte, que ficou conhecida como O grito do Ipiranga, pode-se perceber claramente esse detalhe. Isso porque ele conseguiu dar movimento à pintura. Essa característica em suas obras o destacou entre os pintores.

Alfredo Volpi (1896 – 1988)

No modernismo brasileiro, na 2ª geração, surgiu o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. E, não apenas surgiu, ele surgiu como um dos mais importantes artistas da citada época.

Volpi não começou a pintar cedo, como a maioria dos artistas. Ele começou tarde e já tinha 48 anos de idade quando fez sua primeira mostra. No início, suas obras retratavam paisagens urbanas, porém, com o tempo o pintor passou a ter em suas composições casas, bandeirinhas e fachadas. Com o passar dos anos, suas obras foram se tornando cada vez mais simples e totalmente voltadas para a originalidade.

Romero Britto (1963)

Romero Britto é um artista brasileiro que nasceu no dia 6 de outubro de 1963, em Recife. Atualmente vive radicado em Miami, nos EUA. Ele é famoso pelos seus trabalhos como pintor e também como artista plástico.

Sua arte pop de estilo alegre e colorido fez com que ele ficasse conhecido no mundo todo. Ele tem muito prestígio entre as celebridades dos Estados Unidos. (Madonna, Bill Clinton, et.). Os aeroportos mais importantes  do mundo inteiro exibem obras de Romero Britto.

O artista tem em Picasso a sua maior influência, seu mestre como ele o diz. E, o estilo cubista o influenciou muito.

A publicidade se sentiu atraída pelo estilo alegre e vibrante do artista e ele mostrou o seu talento e a sua genialidade pintando uma obra para uma campanha publicitária. Um sucesso!

Atualmente, Romero Britto é o pintor brasileiro mais famoso do mundo.

Pintores Brasileiros Conhecidos Pelo Mundo

Quando falamos sobre pintores do Brasil, já pensamos em Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcante e entre outros. Muitas das obras feitas por esses artistas fizeram parte do movimentos modernistas.
Falando um pouco dos artistas, Tarsila do Amaral, um dos nomes mais fortes do Brasil justamente por ter feito parte da primeira fase do modernismo no Brasil. Em segundo, Portinari conhecido pela qualidade e quantidades de obras feitas, um total de quase 5 mil obras. E por ultimo Di Cavalcante que foi o autor da capa do catálogo da semana da arte moderna de 22.

Pintores Brasileiros Conhecidos Pelo Mundo

Pintores Brasileiros Conhecidos Pelo Mundo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.