Nos dias de hoje existem diversos tipos de poluições ambientais que prejudicam o globo terrestre ao ponto de especialistas colocarem dúvidas sobre a vida no globo terrestre em tempos futuros. Por esse motivo existe importância fundamental de cada membro da sociedade contribuir com maneiras de combater a poluição.
Luta Contra Poluição Atmosférica
Não há como existir vida sem a presença do ar, um elemento vital à vida. Embora tenha importância fundamental, recebe danos drásticos em termos de meio-ambiente feitos por causa da ação dos homens. O noticiário do meio ambiente demonstra com destaque diversos pontos que se relacionam de forma direta com grande nível de degradação ambiental.
Entre os principais assuntos ambientais cabe o destaque para a diminuição no uso de automóveis que possuem motores a base de petróleo. Poder público precisa incentivar a compra de veículos elétricos que embora sejam menos potentes também não poluem o ambiente. A carona solidária também representa outra ideia interessante para diminuir a incidência de gases poluentes que carregam a atmosfera.
Queimadas também são exemplos de problemas que prejudicam a atmosfera terrestre que não consegue jogar o excesso ao universo e por consequência faz a energia voltar para a superfície, o que causa o aumento do aquecimento global, responsável por trazer a queda das geleiras que aumenta o nível do mar.
Especialistas apontam que existe a necessidade do poder público aumentar os níveis de poluição máximos que podem acontecer de acordo com cada religião depois de estudos técnicos sobre a qualidade atmosférica da região. Também existe a necessidade de monitorar de forma constante os locais que possuem maiores níveis de fontes poluentes.
Outro ponto que não pode ser ignorado se encontra no uso de tecnologias que possuem tendência a trabalhar com menor limite em termos de poluição atmosférica. Produtos que servem para diminuir o nível poluente precisam estar a disposição da população em geral. Os catalisadores precisam estar presentes nas unidades automotivas.
A monitoração precisa estar presente também nas regiões que funcionam como verdadeiros pontos nos quais acontecem os descartes de resíduos sólidos no sentido de combater fogo. Exemplo está nas plantações de cana-de-açúcar na qual produtores utilizam o resíduo da biomassa para fazer fogueiras e eliminar o excesso que sobra no processo produtivo. Necessário existir forma de controle avançado para coibir os incêndios que acontecem de forma pontual em regiões brasileiras que possuem plantação de cana;
De acordo com especialistas também existe a demanda de medir as peculiaridades da qualidade na atmosfera de forma diária com o uso de tecnologia avançada. As florestas precisam de novos recursos ao trabalho de reflorestar os pontos vegetativos que possuem degradação ambiental.
Não se pode ignorar o fato de que aumentou o número de projetos que servem para implantar ações preventivas contra a evolução da poluição em termos de meio ambiente. O setor de defesa contra queimadas aumenta aos poucos no país.
Também existe a necessidade de diminuir a intensidade das práticas que objetivam coibir a prática de agrotóxicos que servem para proteger ou desenvolver a agricultura com maior velocidade. A preferência precisa acontecer junto com aumento do controle da biologia.
A diminuição da poluição na atmosfera apenas pode representar realidade quando o transporte público tiver qualidade de verdade. Nos grandes centros nacionais existe a carência na oferta de pontos de metrô e presença de ônibus com maior quantidade para poder satisfazer a grande demanda que existe no setor.
Também existe a necessidade de aumentar a presença de parques e pequenas áreas verdes nas quais acontece o trabalho no sentido de regular com maior qualidade o clima local. O urbanismo que acontece de forma acelerada e sem a preocupação ambiental necessária aumenta as chances de desastres ambientais também por causa de enchentes que emergem em pontos diferentes na cidade e colocam casas que se estabelecem ao redor dos mananciais em risco de queda.
Luta Contra o Problema Do Lixo
Outra luta que precisa acontecer para diminuir o aumento da poluição no país se encontra na queda do número de lixo que existe no país. Existe necessidade de saber separar o lixo doméstico em lixeiras que estão separadas a serem usadas de acordo com o tipo de resíduo.
Caso não exista o sistema do gênero na cidade há necessidade de solicitar o serviço na Prefeitura. Quem reside em condomínios pode pedir para o sindico tomar medidas para solicitar o serviço que tem importância fundamental para a vida nas comunidades.
Sem a presença de lixeiras que separam os resíduos não há como existir reciclagem, processo fundamental em um mundo no qual a oferta de lixo apenas aumenta junto com o crescimento das populações. No momento de descartar o lixo tenha a certeza de que o lixo está amarrado com firmeza.
http://www.youtube.com/watch?v=TsX4qPK_o5ACuidado Com o Lixo Doméstico
Existe a necessidade de fazer a procura de pontos nos quais acontece o descarte de eletrodomésticos e eletrônicos. Com o aumento da procura por esses tipos de bens no mercado também existe a questão do local em que acontece o descarte. Existem centros que são preparados para receber esse tipo de recurso e colocar no sistema de reuso para crianças carentes.
De Olho No Rascunho
O problema da demanda por papel na natureza representa um ponto negativo nas grandes sociedades atuais. Por esse motivo procure fazer o reuso da folha de papel ao máximo que puder. Esse ponto tem importância fundamental para diminuir a queda no corte de árvores no Brasil que está entre os principais exportadores de celulose no mundo.
Procure aumentar o uso de itens conhecidos por serem biodegradáveis e apoie de forma direta os negócios do gênero. Evite lançar CFC para a atmosfera, o que prejudica de forma direta na qualidade do ar e do clima no meio ambiente. Quando for adquirir bebidas opte por embalagens que podem ser colocadas no sistema de reuso.
Ao praticar ecoturismo tenha o máximo de cuidado para não deixar nenhum tipo de resíduo na floresta. Tenha em mente de que qualquer comportamento estranho pode prejudicar as condições da biodiversidade.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier